30 agosto 2017

Xistra e o FCP? O Torto Canal atira-se ao Hugo Miguel

Não vi uns 10 minutos iniciais do programa de ontem do Universo da Bancada, mas se porventura foi escalpelizada a arbitragem mafiosa do Xistra, mais uma vez e em Braga de novo também, decerto não teve atenção e exposição como o que vi longamente sobre Hugo Miguel em Vila do Conde.
Acredito mesmo que o "jogo" completo do Xistra nem tenha subido à pantalha. Num programa onde, também aqui, se usa mais a palavra do que a imagem, um contrasenso em televisão, a defesa do FC Porto passou para segundo plano face ao ataque ao Benfica. Outra coisa sem nexo, como é a infantilizaçao do argumento já expendido de o árbitro de campo ter desculpa e poderá não ver isto ou séquito, mas o VAR não tem perdão...
Esta tese, peregrina como angelical a ausência de "processos de intenções" e "confiar na honorabilidade" dos árbitros de campo que se revelam nos erros premeditados, de tão fastidiodamente repetidos e "inclinados", já cansa tanto como a futilidade de algumas conversas cheias de miminhos e salamaleques.
Porque a honestidade do árbitro está em causa quando, no campo ou no estúdio da "cidade do futebol", como se fosse cidade de Deus de Sto. Agostinho ou a idílica República de Platão, revezando-se nas funções os mesmos mafiosos, os erros e a tendência se repetem até à náusea.
Quando se metem no ar nomes como Bruno Paixão e se procura não beliscar a pessoa, como se a mesma fosse distinta do árbitro e da idiossincrasia com que apita mas vai procurar via alternativa às instâncias desportivas um ajuste na nota, não se pode aplicar bálsamo e rezinhas que isto não passa.
Se é ridículo não dissecar, com o cinismo malévolo e frio como deve ser e se retrata no trabalhinho em campo, o que Xistra voltou a fazer, num jogo do FC Porto, o Torto Canal continua a fazer um mau trabalho, evocando apenas um episódio ou outro comparativo e no passado recente. Quando o melhor para Bruno Paixão é lembrar só Campo Maior, apesar de ter sido a pior arbitragem da história moderna e televisiva do futebol, por sinal quando foi o Sporting favorecido e, graças a isso, campeão, pouco mais se pode esperar dali. O contexto e a biblioteca são pavios curtos que as palavras não estendem.
E continua a fazer-me confusão um tal Pedro Bragança aludir a informação deturpada no futebol, imprensa conivente, veneranda e silenciosa com o poder instalado, uma máfia com todo o poder e a viver acima da lei referindo-se ao Benfica, vindo de alguém já identificado como apoiante socialista de algumas figuras de relevo do PS, é caso para perguntar se destrinça o desporto da política e lançar o repto de integrar um programa que desnude a geringonça e o PM vendedor de banha de cobra...
Porque se o Benfica se lança, sem pudor nem vergonha e muito menos poupando nas palavras sem demorar a emitir um comunicado após um jogo que só empatou com ajuda do árbitro, o Costa é igualmente maquiavélico e suportado por campanha propagandista de cariz similar, ou não fosse a máquina de comunicação da mesma origem sucia lista.
Há dias, sobre o já famoso, João Pinheiro de Braga, o melhor que arranjaram foi uma foto desse árbitro cartilheiro do qual não arranjaram imagens do Setúbal-FC Porto da época passada, quando eu passei a conhecê-lo sem lhe saber o nome à primeira aparição no Bonfim.
Agora, para destratar o Vasco Santos como VAR, desculpando um traste como Rui Costa malfeitor inveterado, nem uma imagem do novo padreco da paróquia saloia, sendo que eu lembro a primeira aparição dele num FC Porto -Leixões que neste blogue deixei como testemunho: era para futuro um árbitro de merda e nunca me enganou. Mas o Torto Canal não tem imagens, não tem arquivo e não tem emenda.
Continuo a não vislumbrar o que vai dar isto dos emails porque me parece mal explorado e mal divulgado, por falta de imagens. Por falta de memória, um erro grave no jornalismo e imperdoável em televisão.

2 comentários:

  1. Meirim lava mais branco! Epoca 16/17 Roubos constantes e descarados, emails q explicam pq e FPF irradia arbitros e despromove o slb? não! branqueia implementando a correr o VAR, Epoca 17/18 com os mesmos criminosos o VAR não funciona, meirim branqueia, vivam os inimputaveis, PJ donde estas? um Pais cheio de cobardes!

    ResponderEliminar
  2. Os artigos publicados por Ze Luis merecem sempre o meu apreço e tem muitos pontos pertinentes no que respeita ao futebol e ao FCP, mas, quando mistura politica, faz-me parecer que põe os interesses partidários acima dos interesses do FCP, e nisso nāo merece,o meu e penso que de muitos portistas, o meu agrado. Acho que nāo se deve misturar interesses partidarios e o FCP, porque no FCP hå grandes adeptos de todos os partidos. Por isso no supremo interesse do meu clube venho pedir que continue a lutar pelos seus interesses partidarios, noutos foruns e defenda aqui aquilo que acha ser bom para o clube que penso que ama, terá muito maior atençāo de certeza de muitos mais portistas e mostra mais força nas suas ideias.

    ResponderEliminar