24 janeiro 2017

Soares é fixe!

Uso o que foi um slogan político mas não por saudosismo pelo destinatário, falecido, nem partilhar das experiências e gostos dos militantes. Mas os problemas do ataque ineficiente do FC Porto são tamanhos que um reforço do V. Guimarães é bem-vindo e mais interessante do que um pinheiro belga que assarapantou o desatento e decrépito presidente.
O golo de domingo ao Braga ilustra a capacidade de Soares na área,  atacando o espaço e ganhando a um defesa posicionado. A genica física e a tomada de decisão, com prontidão, colmatam as características que nem André Silva tem e que o afundam na produção limitando o seu crescimento.
É uma pena que o flaviense Assis não venha também, porque é o meio-campo que precisa do bloco forte para pôr os médios ofensivos pressionantes na área contrária e assíduos das cercanias da baliza adversária.
A agressividade de Soares de pouco valerá se o meio-campo produzir a porcaria que se vê. Porque no FC Porto, Soares verá defesas fechadas e poucas oportunidades para estar 1x1 na área, como no salto vitorioso de Braga.
Já o tinha visto no Bessa para a Taça e gostara. Pois não dera por ele nem sabia que passou incógnito no Nacional.
Parece reforço, sim senhor, mas o futebol sem chama nem presença dos médios na frente podem estrangular a chegada da bola à área, desaproveitado a mossa que este Tiquinho pode fazer, até à libertar André Silva que quer fazer tudo, desesperado e sem orientação, mas não faz nada. No livre que ganhou junto à bandeirola de canto, que deu o 3-2 por Danilo, André Silva viu-se rodeado por três defesas e na linha de fundo tentou furar, incapaz de jogar simples a bola contra um deles para ganhar um canto fácil.
André Silva está extenuado mentalmente com cada vez menos jogo que lhe chega em condições. A parceria com Diogo J não é plena pelo jogo pueril deste que se junta a inexperiência do jovem produto portista.
Resta saber como, num futebol sem rasgos individuais de vulto e padronizado nas velocidades ""devagar-devagarinho", muito seguido pelo livro do NEScio que amarrota o jogo atrás, Soares encaixara. Sendo certo que não se vê o meio-campo capaz de golpe de asa e a necessitar da genica de um Soares, por muito que Danilo a tenha e no sábado demonstrou cabalmente.
Com Assis garantido para a próxima época, o FC Porto mexe, preponderante, no mercado doméstico. Por faltar também dinheiro, certamente, o que faz criar perplexidade por não garantir o central André Pinto rejeitado em Braga.
Não há bela sem senão.

Sem comentários:

Enviar um comentário