07 dezembro 2016

Do exagero com Alex Telles e sem Otávio

O FC Porto marcou 5 golos ao 6° jogo num grupo fácil em que só marcara 4 tentos até hoje. Aplicando a maior goleada de sempre na CL a uma equipa inglesa, fazendo um bom jogo a que não foi alheia a presença de Alex Telles e Brahimi, enchendo a esquerda, e a saída de Otávio que complicava muito o desembaraço com a bola no meio campo. Tudo propício a tantos exageros como foi aproveitar bem as oportunidades de marcar.
E, ao fim e ao cabo, um apuramento normal e exigível sem esquecer, apesar de ainda hoje se falar no campeão inglês mas que é actual 16° em 20 equipas na PL, que se perdeu a oportunidade de ganhar pela 1a vez em Inglaterra e vencer o grupo.
Sobram agora como adversário na Europa, à escolha, Arsenal, Barcelona, Atl. Madrid,  Dortmund,  Juventus, Nápoles e Mónaco.
Se o FC Porto já tinha ganho a época com a passagem em Roma, este apuramento não se torna melhor, apesar do mérito. Uma 1a fase do grupo quase medonha também não pode ser esquecida. E nada disto passa em 2° plano apesar de uma das maiores goleadas portistas na CL, depois do 6-0 ao BATE, igual ao 5-0 fora no Werder Bremen.
Hoje cruzou-se bem da esquerda, houve 2x1 nos flancos para ir à linha e abrir defesas num opositor já apurado e sem praticamente o 11 titular.
Ou seja, bom para o moral, nem tanto para a moral da história recente, permitindo arejar a equipa, ganhar confiança talvez, mas nem com 4-0 NES fez alterações, só aos 75' fez entrar Rúben Neves e Herrera, metendo o mexicano à direita na saída de Corona, para depois corrigir a derivar Diogo J para o flanco com a entrada para o meio do Rui Pedro ao sair André Silva.
Esperemos que haja continuidade domingo na Feira. Ganhar 5-0 ao Leicester era igual se fosse 1-0, o importante continua a ser o campeonato porque a Europa acaba já a seguir...
Porque o campeonato revela um Benfica, com segundo banho de bola do Nápoles, tão tricampeão da treta como o Leicester ainda hoje ser lembrado como campeão inglês. O Sporting também mostra na Europa que não passa de uma equipa banal.
E no campeonato onde o FC Porto tanto tem empatado em jogos em que merecia vencer, a fraca finalização tem de acabar de vez. E que NES meta os melhores em campo, o que também tem falhado.
FC Porto faz 13 qualificações em 21 presenças na CL com um resultado de arromba mas em circunstâncias peculiares que não podem suscitar grandes parangonas.

1 comentário: