09 agosto 2016

SAD atávica recorreu ao que o NES viu na época passada

Surpresa o Lepoitre, não é? E como se chegou lá? Não foi pela SAD, certamente.
A SAD devia tratar de um outro central, depois do brasileiro que veio e do outro que foi recambiado. Os CENTRAIS foram e são o câncro do futebol portista. A SAD fez o que fez em Janeiro neste sector: nada. Teve o resultado: nada.
A SAD foi buscar Suk e Marega, avançados, em Janeiro, quando se pediam centrais. Suk e Marega já foram despachados. Isto, à moda da geringonça, não traz miasmas para ninguém, ninguém é preso ou sequer despedido da chusma de incompetentes que atolaram o FC Porto num pântano como muitos conheceram nos anos 60 e 70.
Então, conheciam o Depoitre? Nada. Quem conhecia era o Nuno Espírito Santo. Na época passada, pelo Valência, foi o médio suíço Milicevic e o avançado maliano Coulibaly que atazanaram os jogos com o Gent, no Grupo H da Champions em que os espanhóis foram superados pelos belgas e o Zenit. Milicevic fez 3 golos em 6 jogos, Coulibaly 2, Lepoitre só um, ao Zenit, no último jogo do grupo que levou o Gent aos 1/8 final com o Wolfsburgo, onde caiu com duas derrotas mínimas (2-3 e 0-1).
Coulibaly tem 1,97m, mais do que os 1,93 de Lepoitre, mas a condição de não comunitário, presumo, pode ter levado a optar pelo belga. Não sabemos o que NES desejaria para a frente de ataque que há um ano tinha um Aboubakar pujante e prometedor e agora foi afastado da lista europeia para o play-off com a Roma, daqui a 8 dias.
Esperavam centrais? Não tiveram da SAD senão falsas entradas e saídas precárias, como Indy e Marcano nos habituaram. Indy foi-se, o espanhol infelizmente continua. Veio um espadaúdo brasileiro que ainda está frio para a Europa e Alex veio reprovar em exames médicos.
Qual é a cláusula de Aboubakar? Não interessa, vai sair por menos de um cêntimo abaixo dela... E, entretanto, à falta de melhor, vem uma espécie de Stéphane Paille, 25 anos depois. Ou o esforçado mas manco Marc Janko, do último título com Vítor Pereira... Lepoitre traz outro golo europeu na carreira, na Liga Europa este Verão, aos romenos do Viitorul (5-0). Não é mais do que um poste de área, que Aboubakar nunca foi mas o futebol portista não os pedia nos últimos anos. Talvez venha agora a precisar.
Certo é que para ser desencantada esta solução, a atávica SAD nota-se que andou às escuras. NES espreitou pela fechadura de uma óbvia contenção financeira e desenrascou um meco de área para jogos caseiros apertados. Sem credenciais de realce, à beira deste o argentino Farias era um craque matador e todos sabemos como era a exigência naquele tempo, na década passada, como válida opção de segunda linha que desenrascou vários jogos e foi exemplo de abnegação e espírito de entreajuda.
A SAD imaginou um ponta-de-lança e confundiu o nome de lança de Poitre. E Adrián Lopez? Já nem de segunda apanha? Ridículo. Para chegar a Lepoitre nem sequer a tempo da apresentação de sábado? Faz lembrar o idiota António Costa a deixar ao indigente ministro das Finanças Centeno a alegria de anunciar a diminuição do preço dos combustíveis em 1 cêntimo!... 
Mas agora que a competição a sério vem aí começa a obrigação de falar do que há. Lamentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário