15 maio 2016

"Fitting finale"

O futebol tuga continua a cobrir-se de vergonha. Os árbitros decidem campeonatos impunemente e de novo, para lá do infame jogo da mala, há mesmo corrupção e detidos por isso em operações policiais/judiciais. O pior dos anos 80 (Penafielgate) e 90, quando títulos eram alternados entre FC Porto e Benfica mas só os primeiros eram escrutinados e postos em causa apesar de as reportagens dos jogos terem protagonistas a garantirem o contrário, está de volta e em cheio, contradizendo ainda e fortemente os moralistas que garantiam não haver comparação e agora tudo estar muito melhor.
Até ao fim, Sporting e Benfica vão contabilizar erros em seu desfavor, nas acções dos árbitros que tantas vezes passam despercebidos quando são favorecidos os dois clubes lisbonenses.
O FC Porto, jogando pouco quase sempre e geralmente jogando mal na maior parte dos jogos, acabou a época com 4 gp a favor, cortesia das prontas decisões de Bruno Paixão em Vila do Conde e de Carlos Xistra no derby, num mínimo histórico dos últimos 30 anos.
Na época, também ao arrepio da douta opinião de certos experts da praça, em que, face ao FC Porto, não pode dizer-se, com gravidade própria de sentença usual e inelutavel sempre trazida à liça, que os pequenos são sempre, ou pelo menos mais prejudicados, tivesse Carlos Xistra sido assertivo em Braga ou Jorge Ferreira e Rui Costa em dois jogos no Dragão, tudo na 2a volta, e o FC Porto, jogando pouco e mal, não acabaria com 15 pontos de atraso para o 1o, uma distância que também não se via há decadas, enquanto, como antigamente,  soma em três anos o 3o lugar por duas vezes.
Xistra, Paixão e outros malfeitores da classe de árbitros mais bem pagos e preparados de sempre, pareceram expiar as suas culpas. Nunca decidiram de forma tão natural, honesta e com prontidão de profissionais, como nas gp assinaladas contra o Boavista e o Rio Ave.
Isso já quer dizer muito mas decerto o exército de assessores de jornalismo e Comunicação do FC Porto têm o trabalho feito para desmascarar todas as tramóias. Ao menos ajudará a confortar as almas penadas portistas que não têm um consolo moral e tanto barafustam nas redes sociais de forma inconsequente. Como noutros tempos confiarao, conformados como noutros clubes, que pró ano será diferente.
Por isso reconduziram bovinamente uma SAD incompetente pejada de amadorismo, como os tugas ignaros remetidos à austeridade inteligente do novo PM dizem não perceber as tangas da economia mas, sondados, aprestam-se, talvez, a reeleger os que abastardam a governação para todos privilegiando sectores e corporações,  como sempre, com o mesmo beneplácito dos comentadores da bola asseverando que isto está muito melhor.
O título em inglês quer dizer que há um final apropriado e era expectável, por muito que tantos assobiem para o ar. Ainda teremos o traficante Sócrates a repetir que o Tri do benfas trará a prosperidade nacional que ao despedir-se há 5 anos, nos asseverava ter negociado, lá está, maravilhosamente com a Troika.
O nosso fado é isto. Fitting finale.

Sem comentários:

Enviar um comentário