30 janeiro 2016

Revitalização

Os 4 golos do Estoril-FC Porto não acabaram distribuídos como nas últimas 3 partidas na Linha. O FC Porto marcou 3, falhou outros tantos e voltou a vencer na região saloia onde fazia figura de pacóvio há 15 ou 16 jogos, nem importando muito que tenha voltado a sofrer um golo cedo e de bola parada, pois a reacção foi forte e permitiu a reviravolta ainda boa 1a parte (1-2), acabando André André com as dúvidas que o ritmo de jogo portista dissipada totalmente com exibição convincente.
Marcação mais forte sem adversário poder dominar e virar-se sem estorvo de alguém, pressão constante, mais assédio à área contrária e muitas ocasiões de golo. O campeonato do FC Porto começa agora sob uma batuta conhecedora, ainda que com atraso irremediável. Mas vale o estímulo para melhorar e fazer figura de força em vez da miséria franciscana que se via.
Com o Totopegui só uma vez se virara uma desvantagem com o P. Ferreira mas apenas na 2a parte no que foi o melhor jogo com o basco nas provas domésticas. Mas esta reviravolta, num campo estranhamente maldito, teve outra bitola de jogo e tarimba de equipa maior, após empequenecer sob assobios dos adeptos conscientes e aplausos de presidente patético.
Peseiro mostra agarrar bem a equipa e moldar à pressa um novo tipo de futebol que de tão estranho aos jogadores anestesiados como cordeiros para a matança desaprender de jogar e alguns até de correr. Aboubakar continua a desaproveitar bolas sobre o risco de golo ou quase, e não é Suk que vai melhorar esse habdicap. A presença dele e de Marega no banco é tónico para a rotação a ver na taça em Barcelos na 4a feira.
Só na 1a parte, ganhando mais duelos individuais e concedendo menos faltas, o FC Porto mostrou uma cara de impor jogo que o ex-treinador descaracterizou com a complacência insana de dirigentes atavicos.
Ao menos reconquista-se uma alma que a "estrutura" deixou cair em desuso e procura só salvar a pele num fim de ciclo directivo que não deixará saudades.
A ver se a recuperação da equipa leva a alguma coisa importante.

Sem comentários:

Enviar um comentário