24 novembro 2015

Recordes? Esta equipa não ganha nada!

Com o Sp. Braga era um recorde em vista, com o D. Kiev era outro mas este FC Porto não está fadado para ganhar o que quer que seja, com o seu futebol miserável por um treinador miserável que só a carneirada adepta não vê, insulta quem vê e está bem assim sem nada conquanto não a chateiem que ela, a massa ignara, também não. Recordes disto e daquilo? Deixem-me rir, esta história não é tua, nem minha, nem nada...
 
Não perceberam as opções do "Lopes"? Não faz mal, não é para perceber. Eu já percebi que ele não percebe mas quem é votado ao escárnio sou eu e não o espanhol que é do mais básico possível a lembrar o ingénuo futebol holandês com 4x3x3 puro mas inócuo, com aposta em flanqueadores que não flanqueiam, extremos que servem para alargar o jogo e não alagar o ataque dando-lhe profundidade. Mas o "Lopes" mexeu nos flanqueadores que não deram uma para a caixa? Sim, a perder 0-2 com um banho táctico de Rebrov e uma simplicidade de processos que o nosso "Lopes" reduz à expressão mais simples: ausência de estratégia porque a táctica, já sabemos desde o ano passado, é sempre a mesma, "previsível". Entrou Corona por Brahimi quando Tello não deu uma prá caixa, incapaz de tentar sequer o 1x1 e ir à linha de fundo. Para que servem extremos estáticos e apáticos que não assumem a jogada? E a equipa serve-os em profundidade ou, apalermada, chama-os para a lateralização insana que torna tudo entediante e exasperante improficuidade?
Não se queixem, isto estava nos astros e a aparência de se manter na Champions é só isso, esta equipa não resiste, muito provavelmente, no Chelsea e com 10 pontos irá para a Liga Europa, mesmo com 11 pontos o que seria notável depois dos 12 do Nápoles há duas épocas e que seria adversário de Luís Castro na outra competição da UEFA...
 
Nã, isto é muito mau mas se quiserem façam de conta que não. Então, com dois extremos sem fazerem nada, com a defesa ucraniana a marcar a saída da bola nos médios e a obrigar os atacantes sempre a pegar a bola de costas para a área que deviam ver de frente, para quê mexer atrás em 3 posições (só Marcano se salvou, saiu Maxi para entrar André André, Layún passou para a direita e Indi foi para lateral, Danilo Pereira podia fazer o segundo central, isto só ao intervalo) para uma equipa que não tinha ideias era na frente e cujos jogadores abertos não são ensinados a fechar no meio (basculando um sector ou linha de jogadores, ouviram já?), tornando-se presas fáceis de um Setúbal, por exemplo, como alertei, para não falar do Braga ou qualquer autocarro estacionado, sendo que os ucranianos não só têm bons jogadores como sabiam como neutralizar o jogo portista que nem sequer pecava por afunilar, antes por lateralizar e teatralizar como se quisesse jogar sem pegar no jogo...
 
Não era a Champions que o FC Porto ia ganhar, obviamente, como não irá, com quase toda a certeza, ganhar mais milhões para a refastelada SAD, de incompetência em incompetência, se marimbar para o projecto desportivo conquanto dê dinheiro e dando dinheiro dá prémios aos administradores...
 
Mas é nada que, muito provavelmente, como já vaticinei contra os ameaçadores agoirentos que não eu, esta equipa ganhará, como na época passada, com um técnico comprovadamente inepto que não sabe pôr a equipa a jogar de outra maneira e mal sabe acertar, pelo que se vê, nos jogadores para cada jogo. Não tenho ideia de um banco sem qualquer defesa, mas ele pensava massacrar o adversário para o qual soube precaver-se no 1º jogo com um meio-campo de combate e agora deu um miolo fofinho que os combatentes ucranianos souberam atacar até com ferocidade.
 
Nem o fantástico Dínamo de Lobanovsky fora capaz, em 1987, de se sobrepor ao laborioso FC Porto de então ao qual bastavam 3 artistas para desequilibrar, mas este mediano, porém competente, Dínamo de Rebrov usou essa fórmula de desgaste para fazer valer os seus valores, 3 apenas, a desequilibrar na frente.  
 
Não adianta invocar a história, de resto pasto de apagamento constante nos dias de hoje para se esquecer o dia de ontem, quando os factos saltam à vista. Pelo visto, Rebrov avisou que as deficiências portistas eram notadas a olho nú. Não, não é só o adiantamento dos laterais, mas a macieza e essa insustentável leveza de ser do jogo ofensivo portista. Ainda há dias, creio que com o Setúbal, anotei que não entrara nenhum médio de construção, mas as dúvidas devem ser tantas para o nosso "Lopes" que não sabe como usá-los e quais lhe dão garantias. Mesmo talvez inferiorizado fisicamente, André André ainda mexe com aquilo, agora limitado a meias partes, já como com o Setúbal, pois nenhum médio se chega à área e os avançados não jogam entre si. Aliás, neste jogo nem foi o problema de os laterais atacarem juntando-se aos extremos. Se estes não atacaram, como haveriam de atacar os laterais? Pois foi nestes que o nosso "Lopes" viu o mal. E o mal está feito. Não vamos longe, lamentavelmente. Isto é fodido e esta equipa não está fadada para nada. Tudo espremido é o que dá.
 
Só falta desculparem-se com o desgaste das selecções. E o "enterra" passa a ser o ex-engenheiro do Penta... Não me lixem! Quem trocou os papéis, e claramente não sabe a quantas anda, é o "Lopes".

3 comentários:

  1. O meu post de ontem no mural do facebook

    "BYE BYE CHAMPIONS, NÃO ACREDITO EM MILAGRES
    Fizemos um jogo de satisfaz + com muita água benta para medíocre, medíocre mesmo!!! Primeiros 25m de controlo e ascendência do FCP sobre o adversário, mas a partir daí foi sempre a piorar, acabando o FCP por sofrer um golo de penalti, no qual se aceita a decisão do árbitro pois houve contacto. Se na primeira parte foi notória a falta de profundidade ofensiva no último terço do terreno (não me recordo de nenhum remate do Aboubakar), a segunda foi ainda pior. Fomos precipitados, denotamos ansiedade, falhamos passes, não construímos jogo, zero, zerinho, parecíamos o rival que chora desde sábado. O jogo correu tão mal que até o Iker Casillas alinhou pelo dilúvio geral, concedendo o primeiro FRANGO de azul e branco para mais tarde recordar. Perdemos porque merecemos a derrota, fomos incapazes de contrariar o jogo do adversário e ainda mais ineficientes na imposição do nosso jogo. Em suma, num só jogo o FCP hipotecou a champions quando podia ter ganho o jackpot. BYE BYE CHAMPIONS, NÃO ACREDITO EM MILAGRES!!!"

    O grande responsável por esta tragédia foi o senhor Lopetegui, não só planeou mal o jogo, como foi incapaz de desconstruir o plano tático do adversário. Assim, se partiu de um planeamento errado, se foi incapaz de mudar, de ter um plano b ou outra estratégia, então errou, falhou, é o responsável! Se até estivemos relativamente bem nos primeiros 25m, o tempo restante foi o assistir à incapacidade coletiva e individual de mudar o jogo, e se a isto juntar-mos o avolumar de passes errados, erros individuais e inoperância do mister então temos a justificação para a derrota. Era um jogo importantíssimo, fundamental para as nossas aspirações mas mais uma vez falhamos. O que acho mais inaceitável é concluir que no banco tivemos um homem incapaz de dar a volta à situação e ter sido completamente anulado pelo homem sentado no outro banco. Foi uma vitória tática, uma lição de futebol e estratégia. O Kiev fez um grande feito, venceu onde quase ninguém vence, mas mereceu, foi mais equipa, foi muito melhor, o treinador adversário foi muito melhor. Até hoje estive sempre com Lopetegui, continuarei a estar com o mesmo até ao final da época, mas começo a questionar o que estará errado, a ter dúvidas sobre as nossas possibilidades de vencer títulos esta época. Quanto à champions, sinto um pessimismo condenatório que me leva a ver as coisas de uma forma mais realista, uma vez que, para além de achar que não teremos estofo para a decisão, o histórico em Inglaterra não é famoso. É verdade que também podemos surpreender, mas a recorrência dos mesmo erros, a incapacidade de mudar, faz-me sentir esse pessimismo realista. Se for mais otimista, está difícil depois deste jogo, posso pensar que foi apenas um mau dia e um mau jogo. Queira Deus que assim seja, que ainda sejamos capazes de vencer títulos, de vencer o mais ambicionado, o campeonato.
    Ps. A minha crítica pretende ser construtiva, tentar encontrar as razões para o sucedido, ser ponderado na análise dos factos. No final da época haverá balanços, até lá que a água corra pelo bom caminho, caso contrário haverá mudanças. Saudações!
    Ricardo Gomes

    ResponderEliminar
  2. Concordo em absoluto com o referido neste comentário!

    ResponderEliminar
  3. É isso mesmo treinador incompetente que devia ir de férias no Natal e não voltar com ele é mais um ano de seca.

    ResponderEliminar