27 maio 2015

E o Beto já tem tantos troféus da UEFA como os clubes de Lisboa juntos...

O Sevilha venceu pela quarta vez a Liga Europa/Taça UEFA, tornando-se recordista da competição à frente de Juventus, Inter e Liverpool com 3 troféus. Numa final de demasiado ímpeto físico, mas em que M'Bia e Kankava os mais faltosos jogadores de toda a prova não viram qualquer amarelo apesar de serem os primeiros a merecê-lo, mais nervosa e menos cerebral, mais lutada do que jogada ainda que emocionante mas muito mal filmada na tv, o Dnipro caiu ante um erro grosseiro defensivo ao aliviar mal ou nem chegar a fazè-lo em 3 ocasiões dentro e fora da área, podendo Vitolo na insistência desmarcar Bacca que bisou e decidiu em Varsóvia. Foi numa assistência primorosa de Reyes que Bacca deu a volta ao marcador depois de o polaco Krychkowiak ter igualado o golo magrugador de Kalinic assistido por sua vez por Matheus. Rotan fez 2-2 antes do intervalo num magistral livre directo mas o Dnipro teve menos jogo organizado de ataque e saiu pior a jogar desde a defesa, acusando a inexperiência que se paga nestas ocasiões.
 
Desta vez foi suplente, após recuperar de lesão e com Sérgio Rico muito bem na baliza, mas Beto logrou a sua 3ª medalha de vencedor em 5 épocas (2011, 2014 e 2015), tantas quantas Benfica e Sporting obtiveram nas provas da UEFA em mais de 50 anos. Também Daniel Carriço, lutador inveterado, já leva o dobro de troféus europeus do seu antigo clube de Alvalade e quase desviava para o 4-2 e sentenciava uma partida sempre a alto ritmo mas muito aberta e algo desorganizada, alvo propício para caprichos da bola.
 
O Beto que na final do ano passado, agigantando-se nos penáltis como tantas vezes fez no FC Porto (e no Leixões!), me fez frisar ser o melhor g.r. português da actualidade. E recordar um dos muitos actos de gestão desportiva criminosa do FC Porto ao aceitar despachá-lo.
 
Beto viu Boyko ser herói na baliza ucraniana e fazer uma das mais memoráveis defesas em finais europeias a negar o hat-trick a Carlos Bacca, e o ex-colega Matheus, no Sp. Braga, sair desfalecido do campo após choque com Tremoulinas quase no fim. Matheus foi um dos mais perigosos jogadores do Dnipro - a 101ª equipa a disputar uma final das eurotaças e sucedânea do Braga que como 100º finalista também perdeu a prova por um golo de diferença. Matheus, vendido pelo Sp. Braga por 500 mil euros, foi um jogador muito pouco ou quase nada falado entre o pouco que despertou, além de Bruno Gama, da parte ucraniana na Imprensa portuguesa de vistas sempre curtas.
 
O Sevilha garante o apuramento para a Champions na única benesse agora concedida aos clubes da prova menos prestigiada que costuma apanhar o refugo dos campeões. O Dnipro começou por ali mas não chegou sequer ao play-off e disputou o seu 18º jogo (mas apenas 6 vitórias ao todo) europeu da época, embora a temporada do Sevilha tenha sido muito mais desgastante (são 38 jogos na Liga espanhola, mais a Taça a 2 mãos e uma campanha europeia de 15 partidas) mas não retirou uma tremenda capacidade física aos andaluzes que voltam a bisar no troféu com Unay Emery a replicar o êxito de Juande Ramos em 2006 e 2007 com o clube do Nérvion e uma cidade que, desde o FC Porto em 2003 no Estádio Olímpico da Cartuxa, tem marcado a prova de forma indelével.

Emery que ganhou o jogo ao tirar Reyes sem esconder a sua insatisfação mas ao reforçar o miolo com Coke, voltando a agarrar a partida e o fluxo do jogo. Com o 5º lugar na Liga vai à Champions e tem mais mercado agora do que teve no Valência onde fez boas temporadas. Quando o vi no Spartak de Moscovo não apreciei a organização da equipa russa nos jogos com o Benfica no grupo das Champions mas sem vedetas, ou Reyes em fim de curso, logrou uma façanha duplamente impressionante depois de recuperar a equipa desmantelada à sua chegada e afundada na tabela no início da época passada quando substituiu Míchel.

2 comentários:

  1. Foi a primeira coisa que pensei Zé Luis: Beto sozinho tem mais troféus internacionais que o boifica e tem o triplo de troféus europeus que o ex-porting:-)

    Lembrei logo do meu blog,

    pelethebest.blogspot.com,

    após a final da Copa do Mundo, apesar dos 7 x 1 que levamos da Alemanha, a esmagadora maioria dos brasileiros preferia que a Alemanha vencesse, afinal como deves saber, brasileiro ter que aturar argentino é como a gente aturar boifiquista, não dá, e pior, imagina ter que aturar argentino vencendo copa do mundo em nossa própria casa?Nem pensar numa calamidade destas:-) ...eles passaram o mes inteiro provocando os brasileiros durante a Copa...mas após perderem, levaram o troco:-)

    Se tiver curiosidade de ver, vá aos links ( e aproveita e dá uma vista de olhos no blog )

    http://pelethebest.blogspot.pt/2014/07/o-pele-tem-mais-copas-que-voce.html

    http://pelethebest.blogspot.pt/2014/07/1000-gols-so-pele.html

    É caso para dizer que "boifica decime que se siente , o Beto tem mais taças que voce", certo?:-)

    ResponderEliminar