06 maio 2015

Deve ser o único (ou dos poucos) português válido neste País

 
Eu já tinha lido no início do século "A riqueza e a pobreza das nações", do economista David S. Landes.
Agora complementei com "Por que falham as nações", de Daren Acemoglu e P. Robinson.
 
É só juntar os pontos, compreender os conceitos de "instituições políticas e económicas inclusivas ou extractivas" e perceber o esgoto a céu aberto que corre em Portugal.
 
O socialismo nunca se enxergou. Nunca. Nem ditatorial comunista nem moderado, aká social-democrata inspirado na engenharia social soviética e afins com "rosto alegadamente humano" mas sempre a torpedear a iniciativa individual e a criar o "igualitarismo social".
 
O tempo é alarmante, porque os países pobres, subdesenvolvidos ou em vias de desenvolvimento raramente saem da cepa torta.
 
Já tivemos até o Otelo a ressuscitar as virtudes de Salazar, cujo hombridade e honestidade intelectual e erudita foram sempre renegadas pelos factótuns bem-pensantes cá da paróquia. À falta de convencerem as gentes rurais, radicadas na confissão católica, os pretensos revolucionários de pacotilha limitaram-se a "inducar as massas" (agit-prop criada pelo comunismo) e a decalcar muito do que era o Portugal do 24/4. Basicamente, decalcaram as instituições extractivas do Ancién Régime, sejam as corporações (médicos, enfermeiros, FP em geral, profs, agora pilotos da TAP! ou os privilégios de quem era já dono disto tudo. Não mudou muito, foi possível resmungar e barafustar um bocado. No resto a cloaca continua aberta. E as evidências continuam aí.
 
Li que do sms do Costa para o director-adjunto do Espesso nem comoveu o Espesso dirigido pelo irmão do grunho preto nem as tv's, ao que consta, pegaram no assunto. Fosse para malhar na Direita e aí abriam-se telejornais aos que me cago para os quais... E tudo passa assim.
 
Agora são as ameaças e as cartas anónimas. Há tempos eram "cabalas", "campanhas negras" e "infâmias", mas esses há muito "estou-me cagando para o segredo de Justiça".
 
Finalmente, a Justiça deixou de estar manietada. O sonso beirão Monteiro, que lia livros e falava de viagens com personagens adultas desta choldra, tinha a Cândida geral do encobrimento a negar haver corrupção em Portugal.
 
Tentaram enterrar coelhos, matar galinhas, silenciar incómodos vários num País que, finalmente, parece querer ser livre e ver-se livre dos atavios de sempre.
 
Leiam o que devem ser instituições políticas inclusivas ou instituições económicas extractivas, associem Mário Chulares ao sacripanta salafrário Sócrates, unam os pontos, metam os patetas Alegre e os sem paio da névoa, a politiqueice mais rasteira que faz o prime-time da estação SICK (doentia) e a dos verbetes SICKh N, o silenciamento da Imprensa escrita em geral depois estremunhada como charlot feito charlie e têm o quadro regulatório do Portugalório que fala, fala mas não faz nada e isto, como pão e circo, ajuda a distrair.
 
Esta situação de Carlos Alexandre, depois dos episódios com os procuradores do Fripór, o juiz do Eurojust que amenizava sócretinos, a Casa Pia que levou ao estrangulamento de um PGR e ao circo paralamentar do Pedroso y sus muchachos que nem no PREC há 40 anos, é reveladora de como a Justiça é o bem comum mais precioso.
 
Só damos pela falta dela, tal como a luz, quando se apaga.
 
Só quero incentivar a denúncia disto tudo. E que acabe o socialismo, sob qualquer forma, que atrasou Portugal mais do que o Antigo Regime, comparativamente aos meios disponibilizados por uma união europeia que favoreceu o eclodir de novos compadrios a repisarem antigos caminhos que, a nível doméstico, eram muito mais controlados.
 
E é por isso que, sim, o único site de jornal que consulto é o Correio da Manhã. Onde fui chegar, mas onde chego como homem livre que recusa qualquer pata tentacular e sabe distinguir o trigo do joio. Algo que a Imprensa estupidificante não faz mais e daí ter-se enterrado como a merda política em que se deixou envolver.
 
De resto, a pouca-vergonha desta época no campeonato, com o cobarde silenciamento do FC Porto mudo e quedo como no antes de 25/4, só reflete o estado geral das coisas. Não há mais.
 
Veja-se Pinto da Costa: nenhum portista o reconhece mais, duvido que algum esteja disposto a segui-lo e a maioria não confia mais nele. Onde chegamos? Faz-se notar mais em matérias fora do âmbito do FC Porto do que no FC Porto, um clube à deriva, uma SAD ao deus-dará.
 
Sintomático o elogio à "isenção" do JN (há dias evoquei isso), quando o JN dá espaço a um sem paio nem névoa e omite candidatos como outros já perfilados e até mais conhecidos do público em geral, como Henrique Neto e Paulo Morais.
 
Pinto da Costa acaba como Mário Chulares: sem princípios, sem ética, sem verdade, um charlatão. Imagens da decadência e reveladoras das instituições extractivas que marcaram as suas vidas pelos cargos ocupados.
 
Não são de confiança. Anzi...
ACT.:
Do CM, precisamente, leio, entretanto, que faleceu um jornalista a quem, em tempo de "off the Record", o "Independente" consagrou um´Óscar com o seu nome, Óscar Mascarenhas".

À volta deste tipo, como de outros que "andem aí", pode-se resumir o bricabraque do jornalismo tuga, ou do jornalista tuga servil e adamado. A ironia disto tudo é que, depois de assumir uma posição de não defesa do jornalismo e de um jornal, tornou-se Provador dos Leitores no DN sob a direcção de Marcelino que era responsável do Record ao tempo que Óscar Mascarenhas assumia atitudes de confronto com jornal e jornalistas. Melhor do que isto só o Marcelino a trabalhar para o Joaquim Oliveira, dois inimigos fidagais dos bons velhos tempos em que não se suspeitava de jornalistas comprados, embora alguns já tivessem cartão de crédito e carro da empresa.

2 comentários:

  1. Sem ter nada a ver com o post, algo que muito me intriga é por que nós estamos sempre cansados e os outros, principalmente na europa, correm igual a coelho de desenho animado, com o time titular e jogando de 3 em 3 dias...

    Em termos de champions, se passássemos às meias, dificilmente teríamos hipótese em Camp Nou...

    E outra vez os gajos de ambos os lados nos jogos de ontem em Turim e hoje em Barcelona correram 94 minutos em altíssima velocidade e intensidade...

    O Barça fazendo pressing sufocante aos 92 minutos de jogo é simplesmente incrível, como é que esses gajos conseguem correr tanto, durante tanto tempo e com tanta intensidade???

    Nesta 5ª feira veremos mais do mesmo: Sevilhas e Fiorentinas correndo os 90 minutos em altíssima velocidade, como fizeram Basiléias, Mônacos e outros de menor ou igual categoria?

    E ficam as questões:
    -por que o Porto não corre, ou quase sempre não consegue correr o tempo todo igual aos gajos???

    -por que o Porto contra adversários claramente de muito menor qualidade cá no burgo não consegue exercer o chamado "pressing sufocante" em Aroucas, Gil Vicentes e outros deste quilate???

    -e principalmente, por que raios o Barça, Real, Juventus e Bayern disputam todas as competições de 3 em 3 dias, e voce não vê, ou raramente vê 7 ou 8 titulares no banco pra "descansar", e os gajos do time titular nunca estão cansados, conforme se viu hoje Iniesta com 35 anos nos últimos 15 minutos do Barça-Bayern, onde só foi substituído aos 85 minutos por Xavi, outro também com 35 anos??? Todos eles jogaram sábado em Córboda na goleada por 8 x 0...

    E na 3ª feira, Pirlo com quase 40 anos jogou os 90 minutos, e jogou em Gênova com a Samp no sábado passado... e os do Porto com idade média de 24 anos, estão "cansados", é "muitos minutos nas pernas", "é competições européias a meio da semana", é isso, é aquilo, há sempre uma desculpa qualquer...

    Não se consegue arranjar um preparador físico em condições???

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não há milagres! Talvez o último grito do doping... Transfusões sanguíneas... Só eles sabem.

      Eliminar