05 outubro 2014

Fim de ciclo... positivo

Regresso a casa e às vitórias, um triunfo muito difícil contra uma excelente equipa bracarense folgada por não ter jogos a meio da semana e, mais fresca, com bons jogadores, bem montada tacticamente, atrevida e mesmo ousada pressionando alto, o que valoriza mais o 2-1 do FC Porto - voltando até a compensar mais um golo "oferecido" na zona defensiva por um erro individual, a marca de toda a semana.
 
Mas foi o fim de um exigente ciclo de jogos, depois de Alvalade e Ucrânia. Pelo que, olhando os resultados, é bem positivo.
 
É difícil fazer análises mais profundas, quer olhando cada jogo de per si, quer no seu conjunto, pois foram adversáros valorosos que até jogaram em casa. Com o Braga foi no Dragão, mas depois de esgotante viagem após um jogo que exigiu o máximo também com o Shakhtar. E não é a mesma coisa apanhar um Braga descansado, do que um Penafiel ou Arouca que só lutam para não descer.
 
Além destas condicionantes para a apreciação global, do jogo não posso dizer muito pois só pude ver em streaming e não foi muito feliz. Mas vi um Braga afoito a lutar pelo resultado e não só pelo jogo. O FC Porto pastoso, com Brahimi em quebra e, mais uma vez, a ter de se mudar radicalmente o meio-campo com duas alterações ao intervalo. Ou seja, como sempre se tem debatido, no meio está a questão, não só a virtude. Herrera também já acusa o desgaste e a posição de trinco permanece aberta, Marcano desta vez foi menos impositivo e também saiu. Mas vimos Ruben Neves reaparecer melhor e Quintero também ao ponto de ser decisivo. Ou seja, as alternativas existem e vão dando conta do recado, confirmando que o problema não é por aparentemente não existir 11 base, porque há muitos mais jogadores para além do que seria um 11 habitual. Será bom ou mau? Copo meio cheio ou meio vazio? Eu não vejo mal nisto e a equipa, no seu todo, tem correspondido, sem esquecermos ser uma equipa nova e bastante jovem, com provas difíceis a superar.
 
Mas a rotatividade, que não é o bicho de sete cabeças que se repete por aí, e a extensão em qualidade do plantel dá para rodar e garantir jogo e resultados. Jogo pode nem sempre sair bem, depende do adversário, mas face a tudo isto a equipa merece nota positiva por um miniciclo de jogos bastante difíceis em que se saiu airosamente, apesar de alguns pecadilhos individuais que vão custando golos e sustos defensivos.
 
Gostei muito do Braga, que ainda não tinha visto. Pode ser que o confirme na próxima jornada: recebe o Benfica e também após uma jornada europeia. Vamos ver o seu atrevimento, para mais em casa, e a garra dos seus jogadores hoje vista no Dragão. 

Sem comentários:

Enviar um comentário