08 agosto 2014

Qual é a notícia do Lille?

Saiu o Lille ao FC Porto, um inédito confronto europeu com um pequeno clube, na fronteira com a Bélgica, em ascensão nos últimos anos. Trata-se do acesso à fase de grupos da Champions e poderá significar muito para o resto da época de clubes que ficaram em 3º lugar nos seus campeonatos da época passada. Talvez por isso, talvez (se alguém imaginar que tal possa ocorrer às diversas ignorâncias que pululam na informação em geral) por ser potencialmente acessível o 3º lugar francês ao 3º lugar português até por Portugal estar à frente da França no ranking da UEFA, talvez por uma série de coisas inexplicáveis que denotam a falta de sintonia com a realidade, a coisa tem sido levada muito na "desportiva" ou, se calhar, nem isso, deixando patente a irrelevância que Lille e FC Porto suscitarão em certos meios em Portugal.
 
A verdade é que nem se percebe se a notícia é o Lille ser adversário e obstáculo do FC Porto na Champions ou a RTP Informação não ter dado minimamente uma informação sobre o assunto logo após o sorteio. Nem em rodapé, quando os misturam com outras informações e uma série caleidoscópia de confundir e não informar as pessoas, que é a formatação estúpida como se fazem as coisas em geral na TV da Tugalândia. Mas os portistas não se podem queixar: por acaso segui a transmissão no Eurosport, apesar do parvinho que nada percebe daquilo debitar vulgaridades e rematar a sua ignorância sobre competidores e os próprios sorteios, e logo sintonizei a ver o que davam os canais de informação tugas. O Torto Canal passava alegremente culinária, como podia passar uma merda qualquer alheio ao mundo que nos rodeia. Nem informação em rodapé, como na RTPI, o que indica como o mimetismo se pega porque se pega numa merda de gente que tem passado nos dois lados e é isto a Comunicação e o apelo aos adeptos por parte do FC Porto. Haver portistas que defendem o Torto Canal e até dizem que o vêem, mesmo que seja ocasionalmente, é como os socialistas pegarem no BES com a amnésia do BPN...
 
De resto, a merda que a RTPI fez continuou no jornal do almoço, onde o idiota Carlos Daniel sempre tão preocupado com o Besfica disse que o Origi, "estrela do Mundial", era uma das referências do Lille. Ora, eu que até ando normalmente desligado do mercado das transferências e raramente vejo para além dos títulos, sei que ainda há dias foi noticiado que Origi tinha sido vendido, creio que por 13ME e creio que ao Liverpool. O Carlitos de Paredes anda a precisar de férias e a trocar mimos com colegas de reportagem mais ou menos em férias no Algarve, como fez em directo com a Rita Marrafa de Carvalho numa estonteante manobra informativa da RTP a deslocar em Agosto para o Algarve uma "cobertura das férias dos portugueses" como se ´lá estivessem "1 milhão de portugueses no Algarve" conforme proclamou um dia o ex-PM António Guterres: sobre o adversário do Nacional, o Dínamo de Minsk, na Liga Europa, disse ser a equipa bielorrussa mais conhecida, quando o BATE Borisov é o crónico campeão com presenças assíduas até na fase de grupos da Champions e há poucos anos defrontou o Besfica na Europa... 
 
Do Lille, enfim, basta lembrar as dificuldades do FC Porto na apresentação com o St.-Étienne para perceber como será difícil superar uma equipa francesa montada no registo de contra-ataque à italiana e com um técnico René Girard que, além de antigo internacional dos tempos áureos da França de Platini jogador, muito sagaz e que tem registado o melhor palmarés nacional nos últimos anos mercê do seu trabalho em vários clubes. O campeonato francês arranca este fds, o PSG começa até esta noite a prova defendo o título, as suas equipas estão normalmente num adiantado estado de preparação porque desde sempre foi o primeiro dos campeonatos dos principais países da Europa a arrancar a nova época, e tudo se configura para uma eliminatória equilibrada, para mais com um FC Porto em reabilitação estrutural total.

2 comentários:

  1. Ogiri foi contratado pelo Liverpool mas mantém-se no Lille, emprestado.

    ResponderEliminar
  2. A sério? Não sabia e não acredito em situações definitivas até final de Agosto. De qualquer modo, Origi mostrou dotes no Mundial, mas não é por aí que se torna uma estrela e nem por aí que fará tremer o FC Porto.
    De qualquer modo, obrigado pela informação.

    ResponderEliminar