23 agosto 2014

Não façam filmes

A exclusão de Quaresma dos convocados para hoje é menos normal do que o suplício da sua suplência, como ele mesmo admitiu,  em Lille. Normal, e não é de somenos, é muitos portistas não pegarem no tema. E tem para pegar, nem que seja, como deve ser, para fazer pedagogia. Não para filmes. O tema, de momento, nada quer dizer. Pode ser um aviso ao jogador que saiu disparado para o túnel sem ir despedir-se dos adeptos em Lille, depois de ter chamado, como capitão, os colegas para se despedirem dos adeptos em West Bromwich no último jogo de preparação.

Quaresma não ficou sozinho, Danilo também está poupado. Não acredito que uma mão lave a outra e sirva para encobrir. Temos que nos habituar, os jogadores devem habituar-se. Rejeito, por isso, lavar roupa suja e partir para a especulação. Não tem sentido. Quaresma fez um tweet nesse sentido.
 
Decerto não há coisas por acaso. Pode haver "inconseguimentos", segundo a portista Assunção Esteves na Presidência da AR, por Quaresma ter estado muito bem com o Marítimo até passar a suplente em Lille. Mas a estratégia cabe ao treinador e as opções acompanham-na, sendo inverosímil que JL tenha castigado o jogador na Champions depois da sua influência na Liga interna. Este acto de autoridade do treinador pode ser para, suavemente, marcar a posição e desmarcar eventuais egos perniciosos. Por isso JL tem caído no goto dos adeptos, sem espaventos, com seriedade e sobriedade, sendo já indisfarçável a sua marca.
 
Mas pode ser por Quaresma não ser adaptado para P. Ferreira, pelo que resta ver o onze de amanhã e como correrá o jogo na medida das alterações a fazer no seu decurso. Danilo não jogará e, assim, quem para a direita? Note-se que ainda estamos na pré-época, embora a sério e a contar os pontos, pelo que o treinador vai fazendo a ambientação competitiva com o comboio em bom andamento.
 
Não vale, quanto a mim, a pena fazer filmes. Não creio que Quaresma os vá fazer, pelo menos está notificado para não se atrever. Se tudo correr bem, pode ser um bom sinal inicial. Sem teatros desnecessários ou idas ao confessionário "Perdoe-me" digno de meninos da escola. Por sinal, Quaresma é um dos veteranos entre tanta juventude da equipa. O que casa bem uma coisa com a outra. E a responsabilidade oferecida pela braçadeira é ainda o maior teste para Quaresma superar. Se for um grande capitão sairá a ganhar e a equipa empolgada pelo exemplo. Adrián Lopez e Tello têm mais currículo do que Quaresma, se virem bem, e não se queixam, apesar do reparo à equipa "dos espanhóis" sem que se veja serem mimados pelo treinador compatriota: não houve 11 algum ainda com maioria de espanhóis. E JL tem mostrado saber o que faz. Os jogadores devem confiar. Os adeptos apreciam seguramente. O futuro só pode ser risonho. Mas admito que o treinador tenha de falar claro aos jogadores sob pena de os perder ou permitir a confusão. Não acredito nisso.
 
Com as coisas bem feitas a bilheteira sai a ganhar à mesma, todos lucram, todos se valorizam, ao contrário do ano passado. Para ganhar é preciso bons jogadores e bom treinador, até o bronco do Jesus percebeu e pede qualidade porque sem ela não ganha nada, ninguém ganha.

Sem comentários:

Enviar um comentário