28 janeiro 2014

Cosa vostra

Caso o Sporting fique impedido de disputar as meias-finais da Taça da Liga, a partir da próxima época, e não sendo possível a não participação na prova, serão incluídos na ficha de jogo somente os jogadores afectos à equipa principal exigíveis regulamentarmente, sendo os restantes oriundos dos seus escalões de juniores e juvenis”. É com esta ameaça que a direcção dos “leões” termina um comunicado divulgado na noite desta segunda-feira, a respeito da polémica 3.ª jornada da fase de grupos da competição, que terminou com o apuramento do FC Porto para a próxima eliminatória.
Em causa, recorde-se, está uma discrepância no horário de início dos jogos. Enquanto no Estádio do Penafiel, um dos encontros (o do Sporting) que decidiam a qualificação começou à hora prevista (20h45), no Estádio do Dragão, o FC Porto-Marítimo arrancou três minutos mais tarde. “O Marítimo cumpriu com o que está estipulado nas regras, apresentando-se a tempo e horas no túnel”, referiu uma fonte dos madeirenses à agência Lusa, considerando que cabe à Liga “averiguar o que se passou”.
O Sporting entende ter havido “conduta dolosa” do FC Porto e que deve ser “reconhecido como a equipa vencedora do Grupo B da Taça da Liga”. "Tendo o Sporting, na reunião preparatória do jogo, sido alertado pelo Delegado da Liga, para a absoluta necessidade do mesmo ter início à hora marcada, por se tratar de um jogo decisivo para o apuramento para as meias-finais da Taça da Liga, partimos do princípio que tal procedimento também foi adoptado no jogo que envolveu as equipas do FC Porto e do Marítimo", justificam os "leões". 
 
Do comunicado do Sporting, 27/1/2014
 
Do Vieira à solta, 20/5/2007
      O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, garantiu hoje que o seu clube "não vai participar" na Taça da Liga enquanto este organismo "não estiver verdadeiramente empenhado em credibilizar o futebol".
      "Não contem com o Sport Lisboa e Benfica para participar em jogos de enfeite e em operações de cosmética", frisou Luís Filipe Vieira durante o almoço de inauguração da Casa do Benfica de Vila Meã, concelho de Amarante.
      O presidente diz que "há assuntos mais importantes" para o futebol português do que a Taça da Liga, cujo regulamento foi aprovado há dois dias por unanimidade pela Direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).
      "O SLB assume publicamente que não irá participar nessa taça", assegurou.
      Luís Filipe Vieira recordou as palavras do presidente da Liga de Futebol, Hermínio Loureiro, aquando da sua tomada de posse, em Outubro, que disse que "não" iria "descansar enquanto o futebol profissional não estiver limpo de uma suspeição generalizada".
 Acrescentou ainda que, depois em Novembro, após uma reunião com Hermínio Loureiro, este disse estar "muito incomodado, preocupado e apreensivo com aquilo que lhe havia sido dado a conhecer sobre o processo do Apito Dourado".
 "Com a tomada de posse do novo presidente da Liga de futebol, Hermínio Loureiro, ficámos com a expectativa de que alguma coisa ia mudar", frisou.
      No entanto, passados estes meses, Luís Filipe Vieira diz que "nada foi feito".
      "Não me interessam os nomes das pessoas, se são presidentes. Estão lá os nomes, as escutas, está lá tudo. Aquilo é para serem irradiados do futebol não é para serem penalizados com 30 ou 40 dias", salientou.
      Vieria frisou que "é público que a Liga já começou a receber diversas certidões do processo Apito Dourado" e, por isso, diz estar preocupado porque vê "tudo calado" e "só se fala na Taça da Liga".
      "Querem fazer crer que esta é que vai resolver os problemas do futebol português e credibilizá-lo", frisou o líder "encarnado", acrescentando que "os problemas do futebol português não se resolvem com mais sete jogos da Taça da Liga".
      O presidente do Benfica disse ainda que deve haver "uma verdadeira regulamentação e fiscalização do futebol", mas considerou que "os regulamentos da Liga e da Federação Portuguesa de Futebol não estão minimamente preparados para o futebol actual".

 

1 comentário:

  1. @ Zé Luís

    excelente recordação, essa de 2007.

    mas é certo que os calimeros defenderão sempre que os seus interesses são 'mais maiores grandes' e legítimos do que os do seu irmão gémeo da Segunda Circular.

    abr@ço
    Miguel | Tomo II

    ResponderEliminar