25 janeiro 2014

Benfica rules

Ainda há as "rugby rules" mas há 150 anos (feitos em Outubro passado) alguns quiseram experimentar outra coisa e criaram as (football) "association rules". Hoje em dia, há "rules everywhere". Ainda se ouvem os cânticos de "rule Britannia" nas catedrais do futebol inglês. E enquanto vemos, esta semana e na próxima, Itália, Espanha, Inglaterra, Holanda, Bélgica, França avançarem com competição de Taça (também a Taça da Liga), com semanas preenchidas de futebol deixando o campeonato ao fim-de-semana, ainda que neste haja a FA Cup para retomar o campeonato inglês nas 3ª e 4ª feiras, por cá temos duas semanas sem nada a não ser hoje definir os grupos da taça da treta.
 
Sobre estas peculiaridades tugas, serve sempre para recordar quando o Benfica ameaçou o tasqueiro da Liga de que não disputava a competição, vindo a ganhá-la quatro anos seguidos e em cada qual com as mais aberrantes decisões, fosse o penálti de peito no Algarve ou o penálti de cabeça na Reboleira Roubalheira até aos golos em bloqueios na Luz.
 
Hoje é dia de pôr em dia os ziguezagues que fazem as "Benfica rules" e mantêm o "rule Benficania" vivo. A rábula do jogo com o Gil Vicente desviado da Luz. Ou as linhas com que se cosem os limites à imensa herdade desportiva...
 
Só para confirmar que o Sol nasce sempre a Oriente e entre tanto catastrofismo e desconfiança há coisas que vão ao sítio. Na taça da treta, com o seu halo de histórias verídicas, agora com a disputa colateral de ver se Montero ou Jackson apanham a vaga de Falcao na Colômbia, sobra muito caminho pela frente: um dia dará certo, até Pinto da Costa acredita em Preocupações Fonseca.

Entretanto, no FC Porto, A Bola rules... já arranja convocatórias para a bancada, pois quando um jogador não é convocado não vai para a bancada, enfim há "pancadas"... agora nem convocado foi!
 

Sem comentários:

Enviar um comentário