29 dezembro 2013

Mau futebol mas "extraordinário"

Tal como anotei no jogo do campeonato, Porto e Sporting jogam mal e está visto que não saem disto. É claro que ninguém toca no ponto, porque decerto ninguém vê o jogo alheado do "ambiente". Por fim, os que vêem na tv ouvem o relato, como se fosse na rádio, de um ex-jornalista precisamente radialista e para mais ex-director de Informação do Sporting. As nossas tv's continuam a assassinar o futebol, mas ninguém se importa desde que não se diga mal do mau futebol que se joga.
 
"Extraordinário", "notável", "cheio de força" e por aí fora são os epítetos do ex.-director de Informação do Sporting a relatar o jogo na TVI. Parabéns à prima. No caso, eram quase sempre dirigidos a jogadores do Sporting, o que faz sentido até porque quase todos os do Porto jogaram mal, valendo-lhes alguma disciplina e controlo mental, face ao "teatro" de Jefferson a cair em cada lance e até a fazer falta sobre Varela não assinalada mas a originar um sururu causado pela falta não marcada a Jefferson mas que valeu amarelo a Varela... Além do "teatro" de Jefferson, a tal "força motriz" de Cédric foi de tal forma que deve ter sido o jogador mais faltoso em campo - à medida dos médios de "força" e de "bater forte e feio" que fazem o meio-campo leonino um portento a destruir jogo - mas a ver um amarelo apenas nos descontos e por protestar. Porque nunca viu um por acumulação de faltas não se sabe, porque ao mau jogo em campo, de parte a parte, o ex-director de Informação do Sporting que relatou na TVI só dizia bem do Cédric e do Sporting, sem se saber quem era suposto ver amarelo ou não...
 
O Porto joga mal porque se abusa dos maus passes e com mus passes não pode haver futebol de jeito. Vimos o duplo pivot ao meio que só faz lateralizar jogo e acumular passes errados a Herrera, já se viu assim muitas vezes, e agora até a Fernando. Como poderia o jogo fluir para Carlos Eduardo no vértice adiantado do triângulo e com os flanqueadores mais desastrados do dia como Varela e Licá? É impressionante o mau futebol de ambos e, assim, um tosco como Ghilas não pode fazer nada, como Jackson não tem feito. O sistema continua errado e sem dar resultado, mas os portistas têm de levar com isto até ao desastre final.
 
O Sporting joga mal porque joga sem jeito e chuta prà frente. O Sporting é isto: forte e feio e seja o que Deus quiser. Tivesse o Porto os flanqueadores como Wilson Eduardo - vá lá que Varela não é inferior - e especialmente Capel e Carrillo e outro galo cantaria. Dizem que Quaresma pode compensar, mas não é o mesmo Quaresma da linha que saiu do Dragão há cinco anos e meio. O Sporting joga forte e feio, limita-se a não inventar e a aproveitar os erros alheios. Só. É pouco, mas vai disfarçando porque a sua mediania não se sente na compita europeia. O pior é se, com este empate, sai também da taça da treta e fica só com o campeonato para ganhar... Nunca se sabe. Mas aquilo espremidinho não dá nada.
 
Não deu nada contra um Porto de meia equipa a jogar mal a bola, valendo o acerto dos centrais, porque os laterais foram um desastre e Alex Sandro é um câncro de contínuas más exibições. Fabiano defendeu umas bolas, mas de extraordinário só o empolgado ex-director de Informação do Sporting que nunca viu o excesso de faltas de Cédric ou o truncar do jogo dos médios leoninos que só agarram e derrubam o adversário, impedindo qualquer construção, veja-se a entrada para vermelho de William Carvalho sobre Varela mas é tudo tão "extraordinário" o que se vê  que acaba por não se ver o essencial.
 
No essencial, a equipa que perdeu a Europa esta época e que na época passada saiu da taça da treta na fase de grupos com o Moreirense e o P. Ferreira fazia o jogo da sua vida. O jogo da sua vida em mais um clássico que não ganhou, o que deve ser extraordinário e notável pois já lá vão quatro em três ou quatro meses e nada, dali não sai nadinha.
 
Não conseguir ver que este mau futebol deve ser denunciado e não glosado como algo grandioso, para mais com um olho preferencial para o clube do ex-director de Informação do Sporting é algo tão patológico e bizarro como só possível de suceder em Portugal.
 
É isto, é uma merda, mas desde que cheire bem a alguém está tudo bem. Note-se que no Porto-Sporting, ainda durante o jogo, eu disse que as duas equipas jogavam mal e que o Sporting, no fim, até não jogou nada e foi inferior ao Porto. Atendendo ao jogo quase violento com que os lagartinhos marcaram a sua noite de redenção que redundou noutro fracasso e revelador da sua impotência, desde há dois meses que nada mudou. Para mais, continuam convencidos que vão em 1º no campeonato, mesmo tendo perdido com o Porto. É tudo "extraordinário", "notável" e "cheio de força", mas só sucede em Portugal e, assim, não vale um caralho!
 
Como gosto de contrariar a bovinidade dominante só por isso acedi a fazer este apontamento quebrando o jejum, porque isto não merece mais. E palpita-me que, fora do campo, as coisas devem ter azedado com os viscondes falidos a perderem a compostura mas a mostrarem o fraco verniz que têm. Isso, porém, ainda me interessa menos.

Sem comentários:

Enviar um comentário