06 novembro 2013

Com defesa "à Ramaldense" tínhamos ganho dois jogos

Jackson continua sem jogo assinalável, mas o FC Porto teve atitude forte e de conquista para poder ganhar onde raros o fizeram. Porém, fica o empate que compromete e um empate que, como no Restelo, resultou da paragem cerebral e "cerimonial" da defesa que continua uma nódoa de erros incríveis e inadmissíveis a este nível. Tivesse ali uma defesa, como se diz na gíria portuense, "à Ramaldense", de pontapé para o quintal se fosse preciso, e nem Belenenses nem Zenit teriam marcado golos. Para piorar, o FC Porto voltou a marcar primeiro e dos defesas só Danilo, ao invés do ano passado, se destaca pela positiva: um belo cruzamento para Lucho cabecear bem.
 
Sem jogar "à Ramaldense", Otamendi primeiro entregou uma bola estupidamente e depois deu o braço para penálti: felizmente, Hulk falhou, depois de ter aproveitado a parcimónia de Alex Sandro, esta época claramente ao nível do pior Danilo da época finda.
 
Parece, quanto aos laterais, que ambos atacam em simultâneo, o que abre brechas no sector recuado. Assim só na incrível derrota caseira com o Artmedia, quando toda a gente subia alegremente e de 2-0 passámos a 2-3.
 
Já os centrais, devem ser terminantemente proibidos de iniciarem jogo. Devem fechar os olhos e chutar prà frente, como Luisão por exemplo. Tem duas vantagens: não se espera que dos centrais saia um passe em condições, pois Otamendi e Mangala não acertam um; e os centrais deixam de ser pressionados como têm sido e como têm sido desarmados.
 
A peregrina ideia de esperar jogo dos centrais, para mais sem se esperar que os adversários os deixem à vontade, resulta em que o meio-campo adianta-se, o ataque põe-se ainda mais longe e, invariavelmente, como a bola se perde atrás e a equipa está balanceada para a frente, o adversário cria perigo sem querer, recebendo as prendas dos centrais portistas.
 
Com chutão prà frente nadqa disto acontecia. Assim, a Champions é uma miragem e esta equipa é só para consumo interno - se deixar de dar baldas a Belenenses e Cª. Na Europa fica a imagem "calamitosa" como ouvi o comentador da SkySports4 dizer.

E quando se esperava que o FC Porto pudesse aproveitar a última jornada com um Atl. Madrid já apurado e menos pressionado, pois os já qualificados colchoneros vão agora ao Petrovsky precisamente sem necessidade de ganhar e podendo não complicar a vida aos russos. Tal como o Benfica, o FC Porto pôs-se a jeito.

Mas a Liga Europa vai ser uma animação, a SIC assim o espera enquanto vai despachando os jogos das 6 da tarde que não lhe desarranjam o vergonhoso Telejornal da incompetência e falta de isenção à noite.

Sem comentários:

Enviar um comentário