29 outubro 2013

França reage contra Blatter porque ignorou Ribéry!

Ouvi na rádio do carro, ao fim da tarde, que anda meio mundo, todo o mundo, Portugal inteiro, algum Portugal, certos jornaleiros, alguns pasquineiros, alguém chateado por Blatter ter dito preferir Messi a Cristiano. O homem mais poderoso do futebol mundial, um dos homens mais influentes do Mundo, não pode ter uma opinião. Ouvi, por acaso, a RR e ela ouviu a sopeira, o presidente da FPF que ganha 16 mil euros por mês sabe-se lá porquè, o Chico e a Maria, o Cervantes e o Crocantes, o Mendes e o Mentes, até o Evangelista, só faltou, era um cliché da Renascença, o Brejnev Amândio do Carvalho.

De repente, depois do Porto-Sporting e paneleirices lisbonenses do habitual mau perder, temos outro Calimero, as carpideiras tugas e várias virgens ofendidas.
 
Que "chirivari", metando obviamente a reacção do Real Madrid - o clube do século XX para a FIFA sem que o Barça se revoltasse - e de Ancelotti que secundou a do presidente Florentino. Fiquei estarrecido com mais um potencial "romper de parceria estratégica" por uma simples mijadela fora do penico.
 
Nem de propósito, a vítima foi outro Calimero preferido das virgens ofendidas tugas. Cristiano Ronaldo expressou-se no FB, o agente Mendes falou por fora e parece que todos os portugas se solidarizaram, como boas carpideiras que são: contra a Troika, contra o McDonalds, contra a pacatez habitual do Dragão mesmo em dia de jogo, além da crise, do défice e da crise e do défice, que pensam ser coisa para se resolver com dois dichotes em jornal e umas larachas nas tv's.
 
Uma tempestade num copo de água. Até parece que Blatter disse preferir Ibrahimovic a Cristiano. Ui, imaginem o que não seria em vésperas do duplo Portugal-Suécia! Imaginem o que os suecos diriam se Blatter disse preferir Portugal no Mundial-2014!
 
Blatter não falou na Argentina para agradar à plateia local. Falou em Inglaterra, nem sei onde, e mais ou menos informalmente, ante uma plateia de jovens nem sei porquê. Não falou, por exemplo, de preferir Bobby Charlton a Eusébio, ou Alex Ferguson a Mourinho. Podia ter sido simpático para com a audiência e falado de Rooney e do M. United que continuou a ganhar mesmo sem Cristiano. Podia ter falado da longevidade de Giggs. Ou até da emergência do Tottenham de AVB.
 
Mas Blatter falou de coisas de dimensão mundial, como sempre considerou, e voltou a enfatizar, Cristiano e Messi que até acha iguais em categoria, com estilos diferentes mas ambos "excepcionais" que são. Isto num contexto em que saiu a nomeação para a Bola de Ouro, que Messi vem ganhando há quatro anos a Cristiano, mas num ano em que Ribéry, um francês, foi eleito o Melhor da Europa e provavelmente ganhará o FIFA Player of the Year Award para 2013.
 
Pensar que, numa questão de gosto pessoal, do carácter da pessoa à forma de estar em campo, Blatter preferindo Messi a Cristiano é "dirigir" a votação da Bola de Ouro para o argentino é estupidamente próprio dos portugas ignaros. Ao jeito, voilá, de Mourinho achar que a UEFA influencia a votação dos melhores no continente quando se trata de votos de 52 jornalistas, capitães e treinadores nacionais de todas as federações europeias.

Parece que a França reagiu violentamente, porque Blatter ainda aflorou o nome de Ibrahimovic mas esqueceu Ribéry!
 
A Bola de Ouro é votada por gente de 202 países, daqueles patuscos como Djibouti que há um ano votaram em Cristiano a Moçambique que preferiu Messi. E há gente que confunde tudo como se fosse uma campanha maquinada para "desrespeitar" o jogador português. Ou Mourinho, já agora.
 
Ora, se a cerimónia dos prémios tem tido notoriedade mundial tem sido, precisamente, por Cristiano, como Mourinho, faltarem, desrespeitosamente, a tais actos. Coisa que mais ninguém fez e ambos até já reincidiram. E isso devia refrear considerações avulso, emocionais e irracionais de quem não leva em conta os factores em jogo. Quem não se dá ao respeito? Cristiano tem mostrado respeito pelos votantes e os concorrentes nomeados? Irá à próxima Gala ou já tem o pretexto para não ir?
 
Já agora, o Scolari enfureceu por Diego Costa ter preferido, finalmente, a Espanha ao Brasil para jogar, a despeito de ter exercido coacção e chantagem com uma pré-convocatória do brasileiro que ao futebol se deu a conhecer em Penafiel e, fugazmente, em Braga. Scolari, lembram os espanhóis, até representou Portugal e vibrou quando teve de ganhar ao Brasil.

A estupidez pode ser muita, mas a coerência anda em contraciclo.
 
Já anda aí a competição para ver quem tem razão entre o Carrilho e a Carrilhona. 
 
Quem pediu a camisola: Lucho ou William Carvalho?
 
Quem são os "Casuals" do Sporting: tresloucados marginais ou inocentes imberbes da Linha ou da Margem Sul?
 
Os dilemas de quintal deste Portugalório insano, é claro, foram quase abertura de Telejornal. É o que há.

ACT: Ah, Blatter parece que pediu desculpa por causa do "cabeleireiro" de Cristiano. Penso que, não sendo original, as desculpas foram para quem primeiro falou do tema e nunca foi criticado: Diego Armando Maradona que nem morre de amores pelo presidente da FIFA...

Sem comentários:

Enviar um comentário