08 setembro 2013

Gomes há 40 anos

O Rui Anjos já dedicou uma página gloriosa do Dragaopentacampeao ao personagem, foi pena a data não coincidir e nem sei se ele lembrará hoje a efeméride que assinala no texto. Há 40 anos, numa tarde bem mais solheira do que esta que se antevê hoje, Fernando Gomes estreou-se a 8 de Setembro de 1974, quando os jogos começavam todos às 15 horas, a bisar no 2-1 à CUF, tinha 18 anos e viria a ser o melhor marcador de sempre do FC Porto e no campeonato só superado por Eusébio.
 
Assisti a essa estreia e o percurso do jovem Fernando Gomes já conhecia porque também, aos domingos de manhã, acompanhava os jogos dos juniores.
 
Essa época, terminada sem derrotas a 1ª volta para começar com três derrotas em quatro jogos na 2ª volta e 5 derrotas em 8 jogos que ditaram a saída de Aymoré Moreira campeão mundial com o Brasil em 1962, deixou Gomes como melhor marcador da equipa: 14 golos no campeonato, 17 no total segundo o Almanaque do FC Porto de Rui Miguel Tovar, à frente de Lemos (13) e Cubillas (9). Gomes estreou-se também a marcar no 1º jogo europeu (4-1 ao Wolverhampton) numa jogada que ele pouco foi capaz de repetir: isolado, contornando o guarda-redes, pois era felino a procurar o espaço para encostar para o golo, mas nada expedito no 1x1, fosse com defesas ou g.redes contrários.
 
Fica a efeméride, até porque vivi esse dia nas Antas, esgotavam-se já os tempos da dupla Abel-Flávio que então apadrinharam a estreia do puto, salvo erro, de Campanhã.

A 1ª volta sem derrotas teve como pontos altos a vitória na Luz com um penálti de Cubillas e um golo do genial peruano, um 10 à moda antiga, em slalom à Maradona no Mar, frente ao Leixões. Algum desmiolado recente no Dragão não incluiu Cubillas na lista dos melhores de sempre do FC Porto, mas a modernidade é isto, resta saber se o Museu, daqui a 20 dias, esquecerá quer Cubillas quer a estreia de Gomes...

Cubillas que eu vi, aliás, dar a vitória no meu primeiro Porto-Benfica (2-1, Abel, Eusébio, Cubillas) antes do 25/4/74, em Março e que na época seguinte, 75-76, marcaria 28 golos só no campeonato, marca que o Gomes BiBota de Ouro superaria apenas nesses anos, com 36 (1983) e 39 (1985) golos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário