01 setembro 2013

Goleada perdida a jogar mal, imaginem quando for bem

Admito que o calor tenha influenciado e um Paços mais ultradefensivo do que o costume - nunca gosto de jogos com equipas dirigidas por ex-portistas - aproveitou-se da canícula, do relvado "estranho" mas nem por isso mau e disfarçou o seu cansaço europeu a que terá de se habituar até Dezembro e dar mais à perna para ganhar jogos cá, apostando no ataque.

 
Mas o jogo pastoso e sem velocidade do FC Porto teve a ver com tudo isso mas, acima de tudo, com falta de eficácia. Pode pensar-se que, se o Degra não teve um bruá com defesas difíceis, o FC Porto não criou ocasiões, mesmo lento e previsível mas, ainda assim, pressionante e mantendo-se quase sempre no terreno contrário. E enquanto elas não entram, os outros aguentam. Perdeu-se uma goleada mesmo jogando mal, ou fraquinho, imaginem quando a equipa (voltar a) jogar bem...
 
Não sei se o fecho do mercado descansará Jackson, que ainda não pareceu com a cabeça no sítio. Um mercado a fechar que também fez Fernando fazer o seu PIOR JOGO DE SEMPRE no FC Porto? Com Fernando assim mal, Maicon sem ritmo e confiança mais aflito que aliviado e um Fucile a jogar a caroços de azeitonas como era seu timbre nos últimos tempos (entrou por Danilo lesionado), a defesa viveu sobressaltos porque quis e o ataque só melhorou com as entradas de Quintero e, especialmente, Ricardo. Gostei muito do puto que veio de Guimarães e de nos dar, no Jamor, uma imensa alegria em Maio.
 
Tanto assim que, é verdade, o Porto pode "não oferecer" Izmaylov ao Vitória SC, mas dá-lo mesmo. Espero que seja essa a boa nova de amanhã, a fechar o mercado. Aliás, a mentalidade fechada e tacanha do russo, que se percebeu em duas expulsões estúpidas na parte final da época passada, fez-me vaticinar, à segunda (não foi uma expulsão mesmo, mas um amarelo salvo erro com o Marítimo que o afastava do jogo seguinte), que não prestava e podia ser despachado. Maçãs podres, não! Até porque Ricardo é fruta boa e aproveitável quando muitos vaticinaram a sua saída, tal como a de Licá ou mesmo de Josué. Não sei, para já estes é que caíram no goto, Izmaylov pode ir no esgoto.
 
Do jogo, ainda, fica a sensação esquisita de parecer que a equipa anda a passo mas que o adversário obriga a ser paciência para tirá-lo da toca... Ora, foi a abrir o jogo nos flancos, com Quintero a romper para o meio e Ricardo a dar profundidade na direita, com Licá mais agarrado à esquerda, que se criaram as melhores oportunidades na 2ª parte, quando se justificou a vitória sem rebuços. Mas depois da pontaria para canto de Jackson, mesmo vendo-o marcar de canto porque, parece, a bola bateu-lhe na cabeça, com Lucho a falhar as redes a três metros, tiro ao boneco exasperante, dá sempre a sensação de que foi assim mau. Foi, podíamos ter goleado e quando todos estiverem bem só pode ser melhor.
 
A defesa ainda treme, com Fernando incerto, não sei se é do sistema ainda que continue a ver Defour mais como ala esquerdo do que no duplo pivot ao meio. E se o ataque não concretiza fica a tal ideia de que foi mau. Foi, repita-se, mas não se ganhou por acaso ou com golo caído do céu. Mesmo que também pareça acidental o golo de Jackson, como acidentes foram todas as inúmeras ocasiões falhadas; não forjadas ou oferecidas (tipo Maicon...), mas construídas e goradas, veja-se Jackson, isolado, a fechar o jogo. Custa acreditar mas a liderança é justa, é um feito e é um facto intocável. Imaginem se fossem outros com 9 pontos e um goleador a marcar em todos os jogos...
 
Como não é com outros, amanhãs os pasquins de Lisboa vão dar vivas ao 2º classificado e anunciar mais uma contratação mirabolante com loas a repartir pela Segunda Circular. Honra seja feita, vi na tv que, por iniciativa própria, homenagearam quem combate fogos com risco de vida. Para mim, isso ainda foi melhor do que o empate.

Sem comentários:

Enviar um comentário