21 maio 2013

Seriam 99 mas há outra 1ª volta para o recorde de 57 jogos sem perder se não vier outro Caixão

O FC Porto fez 78 pontos, mais três do que na época passada. A diferença, atendendo aos mesmos seis empates, foi a derrota sofrida em Barcelos, um escândalo de arbitragem que alguns quiseram resumir tudo a "ter galo". Não foi só isso e Vítor Pereira disse-o bem no final.
 
Foi, o anterior, mais um campeonato em que disseram que o Benfica perdeu: cinco pontos em duas jornadas, tal como este mês frente a Estoril e FC Porto. Mas os pontos de avanço foram, em 2011-12, conseguidos à custa de quê? Mérito do Benfica? Não, na mesma jornada de fim de Janeiro, o Benfica ganhou na Feira fraudulentamente (1-2) e o Porto perdeu em Barcelos com uma arbitragem vergonhosa. Essa foi a diferença, cavou-se um pequeno fosso de 5 pontos (depois cedidos em Coimbra, 0-0, e Guimarães, 0-1, em duas saídas consecutivas). Ah, mas em igualdade pontual o FC Porto foi à Luz ganhar, jogar à campeão e sair com os três pontos, vincando a diferença no confronto directo. E o Benfica? Ganhou em Paços de Ferreira (1-2), sem expulsão do Pisa, Pisa com 1-0 para os pacenses, o Pisa, Pisa que viria a marcar um e a oferecer outro na vitória fraudulenta do Benfica (Bruno Esteves o árbitro e Venêncio Tomé o que não quis ver para crer). Ora, o Porto depois cedeu um empate em P. Ferreira (1-1) com arbitragem fraudulenta que lhe retirou dois pontos.

 
Ora, voltando ao galo de Barcelos, não fosse essa e já lá iam 99 jogos sem perder e três campeonatos consecutivos sem derrotas: 90 destes três títulos e 9 jogos ainda de 2009-10 com Jesualdo Ferreira desde a derrota em Alvalade.
 
A Verdade Desportiva apregoada por uns quantos usurpou quase um recorde mundial ao FC Porto. Por alguns registos publicados, sem carácter oficial, pelo menos na Europa o recorde em campeonatos sem perder é do Steaua Bucareste, com 104 jogos. Noutras latitudes, sem certezas, admite-se que o ASEC Abidjan, da C. Marfim, tem 114 ou mais jogos consecutivos sem derrotas no seu campeonato.
 
Agora vai em 43 jogos, salvo erro, sem o FC Porto perder no campeonato. Significa que, antes da 1ª volta de 2013-14, com mais 13 jogos, pode dar um total de 56 jogos sem perder, exactamente o recorde do Benfica que Bruno Caixão, precisamente, não deixou igualar em Barcelos!

O FC Porto ficou nos 55, antes, com Robson, chegou a 53. A 1ª volta sem derrotas de novo, se suceder pelo 4º ano consecutivo, pode dar 58 jogos sem perder. O que não me sairá jamais da cabeça é que a abertura da próxima época poderia ser o 100º jogo sem derrotas.
 
Tomem nota aí na Herdade Desportiva.

Sem comentários:

Enviar um comentário