24 maio 2013

Então o portismo, a paixão e a competência não fazem Vítor Pereira ficar?

Porventura nem devia escrever sobre o vazio, conjecturar, antes preferir o prognóstico só no fim. Não sou desses e apesar de acreditar que VP permaneça no FC Porto por tudo o que o fez permanecer e ser bicampeão começo a duvidar após ouvir Pinto da Costa tagarelar qualquer coisa sem nexo, atendendo à conjuntura, à "estrutura" e à "perfeitura" de dois títulos mas este ainda melhor que o anterior, na entrevista desta noite à RTP1. Apesar da falta de tacto de Fátima Campos Ferreira, que já tem dificuldades em todos os assuntos e não é minimamente versada em futebol para lá das perguntas óbvias e genéricas que marcaram (mais) uma entrevista sensaborona, nem acredito que ao JN de amanhã o presidente diga alguma coisa de diferente, ou mesmo alguma coisa de jeito.

Ora vamos lá escalpelizar o proceddo, não tentar perceber o futuro e vaticinar o eleito.
 
Por certo os basbaques do costume voltarão a asseverar que o presidente "continua em forma". Os que não perdem uma do presidente ainda nem piaram... Mais uma vez, não acho [da sua boa forma] e cada vez mais tem menos para dizer. Sobre Vítor Pereira, o mínimo que interpreto é ter dado um tiro no pé e desprestigiado o treinador por muito que assegure a sua "competência triunfará noutro lado qualquer".
 
Atendendo a que, depois do proscrito, depois "bom filho à casa torna" com Dragão de Ouro, AVB, se VP não é o homem certo com as condições genuínas correctas não se sabe se a ideia é ter um portista dos sete costados, e que provou capacidade e fibra de campeão, ou um qualquer que venha para ganhar, o que já parece natural e, por exemplo, faria de Jesus, Paulo Bento ou Scolari bicampeões no mesmo período que teve VP. Com óbvias diferenças quanto ao "pecado original", com a agravante de... serem quem são e, daí, indesejados, apesar de muito proclamados como treinadores no Dragão.
 
Pois não só VP não tem, afinal, a tal paixão, rigor, competência e outra treta qualquer que fizeram em slogan bacoco, como está na iminência, ele mesmo refastelado na sua indubitável Cadeira de Sonho, de trocar o FC Porto por...
 
... um clube de nível inferior?
... um Tottenham, Chelsea, Atl. Madrid tão desapreciados pelo presidente para a carreira de AVB ou Falcão?
... um Everton, como se diz, não merecerá sarcasmo maior, para mais sem Europa para jogar?
... alguém vê um clube de topo para igualar a competência e ambição de VP, superior ao FC Porto de que ele é adepto?
 
Não! Ninguém vê porque não existe! Logo, não acredito que VP queira sair. Certo é que o Porto não faz por tê-lo, propagandeando o almoço do treinador com o presidente com uma potencial oferta no menu quando era suposto o desejo de se manterem unidos, com paixão, rigor e competência e outra treta qualquer, num matrimónio sagrado e natural, exemplar até, abençoado até aqui, com laços reforçados inclusive por dois títulos difíceis, este último algo dramático mas até melhor e mais saboroso, resgatado nas últimas forças de um plantel mais débil, não era suposto que não subsistissem dúvidas?
 
Não me digam que, à falta de arranjarem um clube credenciado à altura da competência e paixão de VP, vão solucionar algo tipo Ivic na FIFA 20 anos depois do fiasco desmontado na Imprensa!

"Vítor Pereira ficou de pensar"?!... Então quem é de acção neste filme? Avaliar as vantagens e desvantagens? Há sempre prós e contras, sempre. Mas as condições para não alimentar mais dúvidas não são meros jogos florais... e não são as actuais.
 
Ou será deixado o ónus da saída ao técnico para, ainda assim abençoado, pelo menos não se dizer dele o que se disse de AVB pondo a matilha de alguns adeptos às canelas do ex-treinador?
 
Como escrevi há escassos dias, aí em baixo, tentam uma solução para não caírem no absurdo AVB? Já agora, nem no ridículo de Ivic...
 
O FC Porto, que tem um homem da casa, bicampeão com melhor futebol e um segundo título melhor do que o primeiro - algo não sucedido com os despedidos CAS e Oliveira! -, dá-se ao luxo de não amarrar o "seu treinador"? De não tirar todas as dúvidas da sua continuidade? A tónica dos jornais já é essa no online e perdurará no papel amanhã, depois são os jornalistas os "culpados"... Bem, na verdade jornais como Expresso, Sol e CM nem referiam a entrevista, não há novidades, só sinais... de fumo. Pouca substâsncia. O bicampeão não tem mais e melhor para mostrar e não ser à basbaque FCF alheada das tricas e dicas da bola?
 
Estaria estupefacto se não tivesse já assistido de tudo e a tudo no futebol, sem estar por dentro mas acompanhando os meandros. Afinal, não sobrou para Octávio a compita da culpa de Jardel não ter voltado ao FC Porto, acabando por ir marcar mais golos ainda e dar um título ao Sporting? A SAD não atirou a culpa para o treinador? A SAD, sempre infalível e acima de toda a suspeita, além de ser brilhante a trabalhar o que a realidade desmente cada vez mais frequentemente, não "sabia" que Jardel devia e queria ficar? Submeteu-se ao capricho do Palmelão? Deixa-se ficar refém de uma decisão de VP?
 
Só ingénuos acreditam nas acções bondosas do futebol e na boa-fé dos seus mais diversos agentes.
 
É melhor ficar por aqui para não desatar a dizer asneiras, já basta apontar os ziguezagues quando se esperava um rumo certo e um líder convicto - mas neste campo não há bicampeões e Pinto da Costa acabou de fragilizar Vítor Pereira, mesmo que fique. Espero, por fim e contudo, que tudo seja parte de uma dramatização forçada, encenada, para que VP saia mais reforçado para o futuro, ainda que este episódio não dignifique as partes. Continuo a achar que treinador e presidente pareceramºme cúmplices nos festejos de domingo, que VP com Antero no Open Day dos Campeões não tenha sido por acaso nem encenação e que, como desejo, VP permaneça numa fase em que já se antevê a transição de plantel que põe em risco a próxima época se o Benfica manter a sua estrutura que, sim, tem aprimorado. Acho VP a chave para se manter o sucesso em 2014, embora é evidente que o mundo não acaba se ele partir como não começou quando ele ficou como ex-adjunto numa aposta de risco altíssimo e em condições pouco invejáveis. Este, por isto tudo que se tem sucedido em três anos loucos, é precisamente o motivo para ele ficar a agregar a nova equipa que se desenha para o Tetra.

Mas a diferença para o Benfica é mínima, actualmente, com risco de ultrapassagem. O FC Porto espera pelo seu técnico, de facto há tempo e talvez se queira provar que quem vier será campeão para o mérito ser da "estrutura"... Se ainda fosse Heynckes, por exemplo, que está livre? Pode é alguém cair da cadeira... e o futebol portista é que se ressentirá. VP foi gentilmente empurrado e como não vai para um clube ganhador não irá ganhar.
 
VP fez melhor esta época em todas as competições. Tirando alguns pacóvios ignaros, percebe-se que saia? Sim, se fosse para um Chelsea, Bayern, M. United, algo que valesse a pena. AVB fez bem e está a retirar dividendos disso. Foi pena mas tínhamos a solução em casa, arriscadíssima mas que resultou e vamos deitá-la para janela? Não há argumentos para manter VP? É difícil convencê-lo a manter-se na sua Cadeira de Sonho?
 
Seguramente, depois dos encómios que cobriu AVB e a sua Cadeira de Sonho que virou arma de arremesso contra o técnico que ganhou tudo, Pinto da Costa poderia cobrir VP de encómios que não seria traído como alegadamente foi tratada a saída de AVB ao seu tempo e por bom dinheiro.
 
Mas é o que há, acabados os jogos, os bastidores não se recomendam. Esta parte do futebol nunca gostei. E estes protagonistas nunca apreciei. Por isso deixei de ser sócio, incapaz de aceitar os comportamentos que fui avaliando mas não avalizando.
 
Quem terá tomates para comentar esta indefinição da forma mais séria e descomprometida? Vão-se encher de pulgas... para fazer o prognóstico só no fim e passar por cima deste episódio pouco transparente e não propriamente bonito ou sequer digno. Não é bem gerido. Nem elogiável. Nem credível. Nem aceitável.

Sem comentários:

Enviar um comentário