11 maio 2013

A subtil mas indelével pressão sobre Proença com um jornal da SIC pelo meio da imundície

 
Como diria Jesus, "é uma jogada já gasta". Sempre tão demonizado, Proença teve por estes dias os mastins da Imprensa do regime no seu encalço. Espalhadas as memórias do que selectivamente convém o Benfica enfatizar, com alegados erros que Proença terá espalhado também por vários jogos mesmo que a verdade dos mesmos tenha sido outra que ao Benfica não importa relembrar e uma Imprensa séria não desdenharia enfatizar, o dia acabou com o presidente a retirar o árbitro das preocupações benfiquistas, antes de a equipa deixar Lisboa.
 
Eu fiquei impressionado à hora do almoço com o que o noticiário da SIC fez. Melhor: conseguiu fazer. Assumindo as dores benfiquistas, no que é traço comum na gestão informativa desportiva da estação que privilegio no notícia em geral mas abomino no tocante a Desporto e em particular o Futebol, a SIC fez das coisas mais vergonhosas a que a sem-vergonha da Comunicação Social vendida a clubes, empresas ou partidos tem conseguido fazer.
 
Pegando na "azia" que a nomeação de Proença suscitou no Benfica mas sem o clube dar sinal disso, a SIC não só pegou no caso do golo de Maicon, sem mostrar imagens mas enfatizando os protestos com as reacções benfiquistas no final do 2-3, mas ainda foi buscar um Penafiel-Benfica de 2005, onde não se viu nada do outro mundo no 1-0 que fez adiar a festa do título quando até dirigentes encarnados já vestiam t-shirts alusivas ao mesmo.
 
Dos jogos arbitrados por Pedro Proença podiam ter ido buscar as queixas de Jesualdo em 2008 no golo que deu 1-1 ao Benfica com David Luiz em fora-de-jogo antes de Lucho marcar na própria baliza. Podiam ter pegado no penálti inexistente de Yebdá a Lisandro, num jogo marcado por um penálti de Aimar sobre Lucho com 0-0 e não assinalado por Proença. Do próprio golo de Maicon tão contestado podiam ter ido buscar o penálti de Cardozo a jogar a bola duas vezes com o braço num canto portista. Enfim, podiam ter trabalhado a coisa a sério e a fundo, mas como a verdade estraga uma boa estória não o fizeram porque não se confirmaria como o Benfica tem razões de queixa de Proença, o sócio benfiquista que parece carregar o pecado original ao contrário, pois assim o fazem crer os encarnados.
 
O que a SIC conseguiu fazer, antes de à noite trazer a Clara de Sousa - outra mulher da Informação que devia abster-se de tocar em futebol, tão estúpidas se tornam e revelando a mais profunda ignorância na matéria - a entrevistar em directo o benfiquista Toni, foi de bradar aos céus mas apenas deixo o alerta para quem não viu ou quem viu poderá comprovar. Mas o telejornal do almoço não terminaria sem uma recolha de opiniões: no Porto, onde se fará o jogo? Não, num cabeleireiro em Lisboa, imaginam-se as preferências e vaticínios, com uma repórter feminina tão idiota quanto desconhecida, o que a salvará de algum modo mas espelha a vacuidade e falta de isenção a atingir níveis críticos de insuportável falta de categoria e decência no Jornalismo.
 
No lamento benfiquista pelo golo de Maicon na época passada, juntaram a voz de Pinto da Costa a dizer "se o árbitro não marcou é porque não viu".
 
Assim, nu e cru, entre tantos microfones, e com imagens, mas totalmente descontextualizado, porque assim serviu a estória da SIC, bacoca e imunda, e a vitimização benfiquista. No final desse jogo tão falado, mais um, por um erro prejudicial ao Benfica mas com outros que o beneficiaram mas ficaram menos "visíveis" e "audíveis" por quem conta as coisas por outro lado, o FC Porto queixou-se de dois penáltis não marcados a seu favor, um em cada parte. E foi nesse contexto, de penáltis a favor do FC Porto que Proença não marcou mas os portistas em campo protestaram, que Pinto da Costa disse o que agora voltou a ser posto no ar. Vergonhosamente, a SIC explorou a declaração inserindo-a no contexto do golo de Maicon, o que pode ajustar-se mas, desenquadrada de toda a narrativa, não tem a ver a letra com a careta.
 
É inconfundível que, ao pânico benfiquista de ver-se subitamente sob a mira dos portistas desejosos de mostrarem quem é o melhor, após o empate com o Estoril, o temor de Proença marcou os últimos dias do Benfica. A Imprensa foi fazendo o seu papel, solícita a lembrar os prejuízos de que o Benfica se acha credor e cobarde a esconder o que favoreceu os encarnados. Mas adulterar uma frase dita num contexto totalmente diferente e que se enquadrava nos protestos que o FC Porto também disse ter tido nesse jogo de 2-3 foi algo que nunca julguei possível. Porque, obviamente, a questão do fora-de-jogo, milimétrico aliás, não é de o árbitro ver ou não, o não ter visto eram lances de penálti para o FC Porto.
 
Não há benfiquista algum que tenha noção disto. E isso levava-me a outro tipo de abordagem e ao entorno mediático de que falarei para a semana. Para já ficou a subtil mas indelével e intolerável pressão sobre Proença. O Benfica é isto, até Vítor Pereira sabe como vai jogar. E confia, como eu confio num grande jogo do FC Porto, em vencer o Benfica. No campo. Com futebol.
 
Já o Jesus dizer que vem para ser campeão, ganhando, quando nem um empate logrou para tal feito em 2010 jogando a 2ª parte contra 10 e perdendo 3-1, pois cá os esperamos. Debaixo de mira, com fogo certeiro, estão como queremos. Acagaçados, borrados de medo por muito que digam o contrário. Só não sei se tomara a Bomba ou guardam-na para irem ao Bairro Vermelho de Amesterdão.
 
Em 2010, perdendo contra 10 e quando bastava um empate, o basófias disse que "disse aos jogadores ao intervalo [havia 1-0, Bruno Alves] que tínhamos 45 minutos para sermos campeões, ou mais 90 minutos na última jornada". Hoje, perdendo ou empatando (no que vai apostar avassaladoramente), poderá continuar a dizer que terá 90 minutos para ser campeão se conseguir fugir à derrota.
 
Deixo a imaginação livre, por fim, sobre o discurso dos presidentes no final. Embora saiba que se ganhar Pinto da Costa irá adiar tudo para a última jornada e falar de um grande jogo e uma grande arbitragem. E se Vieira ganhar convidará Pinto da Costa para a final europeia que o presidente do Porto disse esperar que o Benfica atingisse um dia... O problema é se Vieira, perdendo, vai ao médico ou terá vergonha de sair de casa nos próximos 25 anos...

Sem comentários:

Enviar um comentário