02 abril 2013

O espaço me(r)diático II

Há muito tempo, tantos anos que me esqueci, deixei de ver a comentadeirice futeboleira foleira das tv's do regime. Desabituei-me de tal forma que, mesmo de raspão, programa similar no Torto Canal me causou repulsa, pelo ar de enterro, pelo "franciscanismo" do "décor", a frivolidade do pivot e a falta de estaleca dos opinadeiros. Já não sei quando Rui Moreira deixou uma parolice arregimentada da RTPI, já eu há muito deixara de ver aquelas merdas com pivots sonsos e estimularem bilis e libidos de sonsos traulitadores clubísticos uns até mais do que outros aferrados ao emblema.
 
Obviamente, como se viu com Rui Moreira, uma pessoa decente teria de dar-se mal com aquilo, o formato - futebol falado nem certos lobos das tácticas... - e em especial os convivas. Naturalmente, com mais ou menos reacções epidérmicas, alguém repetiria o abandono do campo. Num dos últimos programas da SICN, na esteira do infame "Donos da Bola" com que se identificam certos tipos bons a medrar nos lameiros, pelo que li por aí, Dias Ferreira passou-se com o Grunho da Silva. Agora, como até em ocasiões passadas que o YouTube foi mostrando, deu-se o desenlace que o grunho sportinguista não consumara com a zanga com o grunho benfiquista.
 
O espaço me(r)diático aludido em baixo tem poupado trabalho a editores arregimentados e redacções inteiras amordaçadas ainda que estupidamente em rebanho. Pôr políticos a falar é fácil. "Homens do Futebol" também. Temos a enormidade sócretina da RTP que só faz isto porque alguém lhe paga e outrém apara o jogo sujo da desinformação e trauliteirice, perante pivots basbaques e que nem percebem o ridículo da posição de pé-de-microfone. Na imunda RTP que os relvados e rastejantes deste país não querem privatizar porque convivem e sabem viver, acima de tudo, com o penico que serve todas as necessidades básicas, já tivemos coisas indecorosas do punho fechado, dos eufemismos e da reinvenção de um comentador de peso, feio, porco e mau, de alegadamente isento e não-representante da facção do regime a comentador representante do clube que antes não era suposto representar.
 
Enfim, para piorar a coisa, ainda acima da porcaria da política e da correlativa corrupção (PPCC para abreviar), há gente que ainda não se deu conta de que é moralmente condenável eleger alguém para comentar quando está efectivamente ligado a um clube: é o caso do pateta lagarto de que nem sei o nome e não se sentiu constrangido por debitar parolices enquanto presidente da AG do Sporting, da mesma forma que Dias Ferreira também em tempos exerceu mandato e debitava inanidades com a maior naturalidade.
 
As TV's, onde muita gente julga ser informado e pelas quais tem a única ligãção ao mundo, dão-nos estes exemplos da baixeza de personagens e da baixeza do seu próprio funcionamento e fundamento editorial. Como sempre, estão bem uns para os outros.

ADENDA: depois, a propósito disto e tudo o resto, temos disto e das idiosincrasias de certos tipos que se acham muito porque, mais uma vez, jornalistas a sério não lhes dariam tais oportunidades. E há-os de todas as cores...

ADENDA II: a tão afamada TSU, tratada como rameira da pior espécie há uns tempos, agora já seria bem vista num certo sentido que dê para chular o contribuinte e assegurar a vidinha para uns beneficiários do sistema ao modo do corporativismo tão arreigado no salazarento país do respeitinho e das regras a cumprir. para o que não faltarão os experts da matéria, os jornaleiros do dia e os comentadores de ocasião, empatados na ignorância e que saltitam nisto como gafanhoto em seara madura. Aliás, os tais representantes da Concertação Social também dão mostras de saberem da poda...