15 março 2013

UEFexpectativa

Não sabia disto e dei conta agora que a UEFA aboliu, nesta fase dos sorteios, o alinhamento consecutivo dos jogos até às finais. Era costume dar-se logo o emparelhamento das semifinais e os visitados e visitantes nas finais mas o procedimento foi abandonado (ACT: vi agora no site da UEFA que desde o iníio da época estava agendado um sorteio só para as meias-finais, a 12 de Abril). Não tinha lido nada sobre isso na Imprensa internacional, que é a que consulto por estar lá sempre e saber o que se passa, nem sei se alguém comentará esta alteração ao costumeiro sorteio dos quartos-de-final "e seguintes".
 
Pela surpresa que me causa e sem haver dados em concreto só posso conjecturar que fazia mal a todos, ainda que se poupasse tempo e dinheiro com o que este significava como último sorteio da temporada, antecipar os choques das semifinais e, depois, da potencial final.
 
Pode haver quem pense que a UEFA tirará dividendos económicos num sorteio extra, do que eu duvido muito ser essa a preocupação e menos ainda que rendibilize a imagem dos patrocinadores, embora esta situação seja mais plausível. mas haverá mais ainda quem nem se tenha apercebido nem sequer dê importância a isto.
 
Eu dou e penso que se retira muito do dramatismo que tem marcados os finais de época nos últimos anos. Saber que o Clasico de Espanha vai ser a seguir ou na final, bem na época passada gorou-se tudo nas semifinais e Madrid e Barça não se reencontraram. A gritaria pelos clássicos, dérbies e por aí fora que se anteviam criavam excitação na Imprensa e, por arrasto, em muitos adeptos. Como sempre quis ser equilibrado, e por exemplo Guardiola mostrou o mesmo enfado há dois anos com tantos Clásicos seguidos em Espanha nas várias competições com a histeria e má-criação que deu, prefiro assim. Fiquei decepcionado mas satisfeito. Não me faz falta e por quase um mês esvazia-se muita polémica por antecipação, de tão previsível.
 
Se em Espanha tem sido uma loucura, amiúde em Portugal, ao longe, não se fica atrás e distribuem-se as mais variadas teorias que apontam normalmente para o gosto de ver o Real Madrid ganhar. Ainda agora, de raspão, ouvi o parolo da TVI falar do Madrid-Galatasaray como um dos choques mais importantes dos Quartos, quando havia um PSG-Barça e, melhor, um Bayern-Juventus com cartaz superior, mas infelizmente quando há muita coisa importante a considerar só os estúpidos vislumbram as coisas menos importantes.
 
O Málaga vai ser eliminado pelo B. Dortmund a seguir mesmo tendo melhores jogadores mas não jogadores mais combativos e competitivos do que os alemães que ainda não perderam na Champions e superiorizaram-se ao Real Madrid. Não é por vingança, porque a história do jogo com o Porto foi feita à vista de todos e, claro, com os antecedentes que recomendavam precauções que os adeptos agora frustrados não perceberam por seguirem a mesma linha estúpida que perfilham na absorção de notícias e comentários do dia a dia.
 
Na Liga Europa seguem três equipas inglesas mas ontem vi o Steaua ser eliminado pelo Chelsea com muito bom futebol, como vi na 1ª mão, e óptimos jogadores com sentido colectivo que só não aguentaram o ritmo final do campeão europeu. Não há equipas alemãs pois as melhores são as da Champions e as outras quase vulgares. O Tottenham quis gerir o 3-0 em S. Siro com "equipa B" e quase saía tosquiado, defrontando agora o Basileia que parece um rebuçado mas pode ser complicado. O Rubin Kazan é a grande surpresa da prova e vai defrontar o Chelsea que tem, ainda agora, uma grande força futebolística que deu para chegar aos 52 jogos na temporada até ao momento quando outros se queixam de cansaço. O Benfica recebe o Newcastle, os nordestinos ingleses são capazes do melhor e do pior, ñem carne nem peixe.Um bom sorteio e o resto só vendo como S. Tomé.

NOTA: como também sempre defendi, não gostaria de ver na final da Liga Europa equipas repescadas da Champions porque não há reciprocidade e o inverso não pode acontecer, o que é desonroso e imoral em qualquer circunstância. Sobram Chelsea e Benfica neste particular e se não se cruzaram agora, como sucedeu na Champions da época passada, espero que pelo menos um deles fique pelo caminho nas semifinais, já que são favoritos nesta fase.