08 fevereiro 2013

Cantos essenciais

Creio que foi no jogo com o Moreirense, o qual Jackson decidiu com um golo de cabeça na sequência de um canto de James da esquerda, que salientei o efeito da boa marcação de um canto. Nesse jogo o Porto teve uns 20 a favor e só um bem marcado, que deu golo. Depois de ver os dois primeiros golos de canto em Guimarães, lembrei-me disso. O Porto desatou a marcar bem os cantos, mesmo noutros jogos em que não fez golo. Bola cruzada para fora da pequena área, onde o g.r. contrário não vai e quem ataca pode até receber a bola de frente para a baliza, ganhando dimensão a impulsão e o ataque à bola com uma ferocidade que torna infrutífera a estirada de quem estiver na baliza. As entradas, com movimento em direcção à baliza quase a receber a bola de frente, de Mangala e Jackson comprovam-no. Os defesas, normalmente estáticos e sempre a reagir ao que o adversário possa fazer, perdem no despique directo, atrasam-se na reacção e não conseguem acompanhar quem ataca a bola. A não ser que agarrem. A vantagem do FC Porto é que não precisa de fazer os tais bloqueios, tem argumentos de altura e decisão que fazem a diferença. Pode dar jeito com o Málaga, equipa não propriamente talhada em altura e peso, nem na defesa nem no ataque.

Não é preciso um esquerdino ir marcar à direita para ter a tendência de dar efeito à bola para pingar sobre a baliza, cair na pequena área onde o g.r. contrário tem tolerância dos árbitros. Ou um dextro ir à esquerda marcar. É preciso meter a bola na zona entre a marca de penálti e a pequena área. Porra, o pontapé de canto pode estar a 45 metros, mas há uma considerável superfície para lá colocar a bola numa zona de cinco metros entre a marca de penálti e a linha da pequena área.
 
Treinar não é só bombear a bola e seja o que Deus quiser. E o FC Porto de Vítor Pereira demonstra muito treino e uma evolução notável neste tipo de lances que dantes descurava e em que o futebol de toque e golos de jogadas envolventes não enjeitam uma ajuda suplementar - e um inferno complementar para as defesas contrárias.

ACT.:
Não tenho tempo, já nem a paciência, para ver jornais, mas vi de raspão que O Jogo fez uma abordagem ao tema das bolas paradas na 3ª feira, já eu tinha escrito isto, sem dados (nenhuma contabilidade para além da memória de alguns lances), porque é daquelas semanas em que tive de escrever, por antecipação, diariamente. Limitei-me, face ao publicado em que só li o título e os destaques de André Morais, a acrescentar isto. Não sei, desconfio que não, se mais pasquins exploraram a coisa. As tv's é o que se sabe: jogo falado, nenhuma pedagogia, nenhuma série de lances, nenhuma informação relevante, ninguém sequer que destaque só de paleio. Chapéus há muitos.. Às vezes, desactualizado como tenho de ser, procuro uma súmula na bluegosfera, mas parece que se entretêm mais a ler o que diz A Bola que tanto repudiam, ou o idiota útil MST, do que em produzirem algo de seu mesmo; and last but not the least, alguns até copiam as secreções biliares dos de sempre.

Também vejo pouca televisão, só futebol e sem palavras nem som, e informação (ou programas de saber) que seja credível em estações estrangeiras e não no periodismo vendido que há tanto no futebol como na política. Curiosamente, nesta fase de grande empolgamento portista, ou aquilo dá pouco e tem intervenientes de trazer por casa ou nunca vejo alusões ao Torto Canal; ao invés, volta e meia aparece alguém a choramingar porque aquilo não dá o que era suposto; e até vi por estes dias alguém veicular uma notícia por um periódico que a tinha sacado... no tal canal. Proliferam os sado-masoquistas portistas que tanto se inflamam contra a Crise e o Governo, são contra a privatização da RTP (a Praça da Alegria é já episódio esquecido) mas tanto continuam a falar do Gobern ou arranjam, como o Seguro com a Segolêne politicamente morta (além de ex- do actual Hollande por quem Seguro se babava e agora enterra o "Estado Social" em França), alguma alma perdida para chorarem juntos. O Portugal palonço é isto, não só a mistura de xuxialistas e benfiquistas, porque reformados, pensionistas e (ex)funcionário públicos há em todos os clubes.