21 janeiro 2013

Paulo Vinicius, o expulsado do dia ausente para sábado...

Prontos, depois do banho de bola na Luz, o Império contra-atacou, nos intervalos, felizmente regulares, em que não acham o campeonato justo, competitivo, equilibrado e transparente. É certo que [tal ataque feito] por um manco e não só de defeito físico, mais no capítulo do ressentimento tão reprimido que, por via do vazio intelectual, se torna doentio o extravasar de farsa e comédia juntas que há milénios fizeram a tragicomédia grega que, para todos os efeitos, os chico-espertos da actual "Ellás" agravaram até à bancarrota mesmo, também tomados pelo xuxialismo para ser bem feito o ramalhete de misérias caseiras. Mas é o Império, nem que seja do lixo, como é, fazendo salivar os cães de Pavlov que nem é reforço de Inverno mas amostra do Inferno da estupidez irresolúvel de certa franja da populaça ignara, que se distingue do Polifemo com um olho na testa por tê-lo entre as nádegas. E os Impérios, como o lixo, hoje em dia apareceram-nos à porta, como nos entram casa adentro de tanto estarmos ligados ao mundo.
 
Não é difícil esgaravatar coisas que passam pelos pingos das notícias de conveniência que fazem a agenda mediática da actualidade da pasquinagem lusitana. Por exemplo, é horrorosamente paradigmático o caso do jornal (DN) que faz uma entrevista a um líder político, mesmo que por um homem de mão também do "amigo Joaquim" e o ex-assessor de Imprensa de AJ Seguro e o título que os principais jornais extraíram da resenha (Expresso, Público, como o visto no JN) é, ao contrário do "ataque ao Governo" do jornal que o entrevistara, que o homem que se projecta Primeiro Sinistro, como o "outro", não quer cortar na despesa mas não garante que diminuiria impostos - e o mais provável é reduzir mesmo serviços (até a ADSE, mesmo que os funcionários públicos votem PS como grunhe o Zé Lello vigilante e troglodita) e até aumentar impostos que isto não está fácil a não ser para demagogia barata que faz danças nas baratas-tontas como as galinhas doidas a falar de árbitros. Já se sabe que pimenta no cu dos outros é refresco, mesmo que no de Octávio Lopes pouca diferença fizesse.
 
Ora bem, tal como para esta jornada que hoje encerra, temos já cenário montado de véspera para a jornada próxima.

Mal o jogo acabou, sem eu ter visto, fui logo saber de marcadores e alguma incidência disciplinar. Isto chama-se previdência, ou intuição, até porventura bruxedo para quem acreditar no mau-olhado. Às 9 e tal da noite já tinha o post pronto, mas como qualquer pasquim que se preze a guardar as novidades para um dia sem notícias, guardei-o para as 4 da manhã. Entretanto, vi as imagens, cheirava-me a esturro e VOILÁ!!! Percebam bem como Paulo Vinicius é expulsado pelo árbitro. E vejam quem é o artista. É claro que para a Imprensa do regime isto é só mais uma coisita a ficar debaixo do tapete, como a arbitragem do outro filiado João "Pode vir o João" Ferreira e a sua brilhante acção disciplinar na semana passada.
Há uma semana passou-se que, apesar do 5-0 no Setúbal-Moreirense, os minhotos tiveram dois expulsos (mais dois cartões que acumularam ao ponto de dar suspensão por 5º amarelo a dois jogadores), mesmo que após o 3-0. Com quem iria jogar (hoje, por acaso) o Moreirense?
A História repete-se, como se multiplicam os esforços dos extenuados fazedores de opinião e semeadores de notícias avulso mas dirigidas, de forma que, ontem, o Setúbal, desta vez, perdeu de goleada: 4-1 em Braga, mas os sadinos não lamentaram qualquer expulsão. O expulso foi Paulo Vinícius, um alto central arsenalista, esteio defensivo e ameaça ofensiva nas bolas paradas, por sinal ao minuto 90 e quando o 4-1 estava claramente expresso e não havia necessidade...
 
Pode dizer-se que o árbitro foi Roubarte Gomes, o que vale, ao menos, por dizer que não estará para a semana em Braga. Mas que equipa visitará o Axa na 1ª jornada da 2ª volta depois de ter empatado 2-2 fora na abertura do campeonato?
 
Há coisas do Diabo e não é do maluquinho de Gaia, entre outros...
 
O Porto é que tem azar, os seus próximos adversários portam-se sempre bem e chega com todas as peças no sítio. Parece que os árbitros dos futuros adversários do Porto portam-se igualmente bem.