18 janeiro 2013

O Vítor agora tem pena de quem não se deve ter pena por dar pena

Enquanto o FC Porto, ao que li por aí (só os títulos), preparou um vídeo a mostrar o fair-play da treta dos símbolos da Herdade Desportiva, o técnico Vítor Pereira quis dar uma de fair-play e, pela segunda vez, estender a mão a quem não a merece. Acometido por uma síndrome de elegância e honestidade que vai com a sua pessoa, que eu não o conheço mas reconheço-o como honesto e até incapaz de fazer mal a uma mosca, VP veio "esclarecer" o que quis dizer com o que disse na Luz e que, basicamente, foi isto: "O Benfica, nos jogos contra nós, é isto, tem sido isto, bola longa no Cardozo, ir à segunda bola e bolas paradas". E foi, depois de vulgarizado no tempo de AVB com a proeza de 5l3 que se sabe, além da Supertaça com banho, o Porto de VP "pôs" o Benfica a jogar na espera. Os fanfarrões, entre outras virtudes próprias, contra o Porto encolhem-se, mesmo o de VP, nunca assumiram o jogo e viram sempre o FC Porto fazer a despesa de quem mais procura a vitória de forma ostensiva e ofensiva, sem lugar a calculismos.
 
Porquê VP "retractar-se", ao que fui ouvindo na rádio ao final do dia? Não maltratou ninguém e não foi por vir agora dizer que "o Porto é que obriga o Benfica a jogar assim" que as coisas "cambiam". Veio dizer o mesmo, dizendo que é o Porto que tem mandado no jogo. Só estúpidos, benfiquistas, não viram o jogo assim, como não viram os outros da época passada. Para quê quase "pedir desculpa" pela má interpretação que possa ter causado? Imagino, não é preciso ser muito criativo, que terá lido algo desagradável a seu respeito na Bola, mas não sabia que VP se preocupava com o que a Bola possa dizer, seja em notícia ou em comentário assinado.
 
VP mostra respeitinho demasiado pelo que se diz nalguns fóruns, parecem certos blogs portistas à cata de coisas da Bola para dizer mal e mostrarem o seu lado masoquista. Cada qual carrega a sua cruz e pensei que o Jesus era dos outros. Mas até nesse particular, e depois do acto de contrição na época passada sobre o que chegou a dizer, e bem e sem maldade ou falsidade alguma, do catedrático do futebol e mostre das tácticas sobre o seu egocentrismo e quejandos, VP escusava de dar a mão ao outro, muito menos a cara.
 
Porque o treinador do rival não agradece nem mostra sinal algum, nas suas palarações idiotas e até imperceptíveis, de ter lado de decência humana muito menos de cavalheirismo de treinador. E a Imprensa cujos comentários melindram VP também não vai amanhã fazer-lhe um "broche" como faz ao treinador da treta. O "exterminador implacável" anda com o rabo entre as pernas frente ao FC Porto e como catedrático da charlatanice - assim à maneira xuxialista de dizer mal de tudo da troika, do memorando, do bpn e da salsa com nabos mas projectando-se já como "maioria absoluta" em eleições que à surdina vai sendo teia a tecer sibilinamente enquanto a coisa não melhora - continua a ser um cretino sem valer um vintém.
 
Algo, por dentro, continua a não ir bem no FC Porto e sobre o mercado de Inverno, arrepiante como o de há um ano, nem quero falar já. Aliás, sem eu ter visto o vídeo, porque não preciso rever o que sei de cor e salteado, aludir à violência e falta de decência dos jogadores do Benfica é chover no molhado como neste Janeiro que nos encharca. Esperar três dias para fazê-lo também diz bem do atraso da coisa. Lembro que já esta época, salvo erro (ou foi após o jogo do Camp Nou na época passada) no único empate do Barça para a Liga espanhola, quando se pôs a questão de falar de falta de fair-play e, em particular, sobre os métodos de Pepe e a sua conduta violenta no relvado em particular frente ao Barcelona, os catalães não demoraram um dia a expor um vídeo elucidativo só com imagens do jogador.

ACT: - não sei se isto é assim ou não, mas só reforça o que disse acima, sobre timing e oportunidade, e denuncia o fraco trabalho de casa no futebol portista: "caso necessitem de alguem que faça este trabalho atempadamente e de forma menos dispendiosa, estamos disponiveis! :) é só enviar um email para guerreirosdainvicta@gmail.com".
 
Já nem ligo a estas parvoíces, que devem ser denunciadas em primeiro lugar, inatacável se fosse de gente decente, pela Imprensa. Ora, se estes não se dão ao respeito e viciam todas as análises em favor do mais maior grande do mundo e arredores, sobre fair-play e reclamações de arbitragem o VP podia mandá-los à parte em que publicitaram o ocorrido no anterior Benfica-Porto: isto é, o do campeonato e até o da taça da treta com os famosos bloqueios que só os broncos não percebem.
 
VP não é eloquente no discurso, já sabemos, mas escusa de se esforçar e descer ao nível indigente da Imprensa e correlativos. Rebaixa-se, não o consideram grandemente por isso, arrisca-se a ver-se-lhe o cu" como se costuma dizer, continua sem merecer mais do que tem daquelas partes, e o esforço por ir de encontro a alguma coisa, etérea, cai em saco roto e nivela-o pelos grunhos que distorcem e ficcionam coisas tão básicas como faltas para vermelho e tendências de ataque declaradas. É estar a dar importância a quem não a tem e reclamar por paz, no sentido de ser bem ou melhor entendido, quando a Imprensa desvaloriza não só os feitos, mas o técnico do FC Porto. A melhor hipótese de ter alguma parte de "boa Imprensa" é se vier um Fernando Santos ou José Couceiro. O resto é para metralhar, assim a modos de Domingos chegar ao Sporting mas como é o Sporting ser tratado nas palminhas e depois simplesmente perdendo os papéis e sendo atacado de qualquer forma e feito.

Sobre a arbitragem e alguma consideração proclamada por João "Pode vir o João" Ferreira, VP também quis ser cortês, na medida em que o árbitro costuma cumprimentar os treinadores antes do jogo e já com eles na sua área técnica. Mas se o vídeo do FC Porto é também, ou sobretudo, sobre os erros da Luz atribuíveis ao árbitro e ao auxiliar da máfia de Setúbal, António Godinho, VP também desfaz, de alguma maneira, a denúncia que o clube expõe. Não podem fazer as coisas de forma mais concertada para que seja contundente e não fique a bandeira a meia haste?
 
Bolas fora, partantos...

Como sempre venho afirmando, e outros comprovam que é assim, a Imprensa é estúpida de tanto sectarismo, dando voz a quem perde e dando voz a desgraçados que esganiçam-se para se fazerem notar., É este destaque a um partido também faccioso e fracturante, mas que perdeu metade do eleitorado e de representação para-lamentar e cujos 5% e tal são um megafone nas tv's da treta.

Consequências disto é, como no futebol onde o Benfica é favorecido até ao absurdo e protegido em todas as instâncias, que também se faz o miserável branqueamento do sócretinismo e do sucedâneo desse pateta pouco Seguro acolitado por muitos que foram ministros e estão na bancada como cães raivosos quais Maxi Pereiras deste mundo idiota e incorrigível. O Seguro com cara de menino de Cascais promete já tanto quanto o predecessor e percussor da caminhada alegre - sim, também o pateta poeta bardo Manuel - para o abismo onde nos deixaram, de que todos se queixam mas custa ver a origem do mal e os comprimidos que diariamente nos servem nas tv's e Imprensa do regime. Ultimamente anda de megafone, como os outros preocupados com o Estado Social e as garantias da Constituição que não tratam da vida a ninguém, porque é realmente hora de fazer barulho que isto de a situação começar a endireitar-se, sem triunfalismos à Benfica mas pelo trabalho encetado de ajustar as coisas por muito que custem, pode vir a ser um problema se, com a miragem de um título/governo, já não haver muito mais para dizer mal.

O Benfica, como o regime, é isto, uma vergonha. Vítor Pereira escusa de estar com paninhos quentes. Mas também não deve ter sido avisado do trabalho de edição que o clube vinha a fazer.

Como também já disse, nesse aspecto da Comunicação, o FC Porto é algo patarata como o Governo e é sempre a voz da Oposição, como do Benfica, que fica por cima. Querem dormir com o inimigo nas costas, dasse......