21 outubro 2012

Mourinho agitado contra o mundo que está por Messi

Mourinho cai cada vez mais no ridículo, com uma argumentação contrária à que esgrimia na época passada. E, entre interrogações várias sobre as suas motivações, será que pretende comprovar o seu poder de influência para se considerar que "manipulou" votos à distância e uma potencial eleição de Cristiano Ronaldo será à sua custa?
Mourinho, para andar tão agitado, deve "prognosticar" que Messi será de novo eleito o FIFA Best Player of the Year, em 2012. Note-se: o "mais do mesmo" agora foi ao France Football. Que nem fez capa com ele, o que diz muito sobre o interesse da coisa ao género de Mourinho deixa-se ir (se Lache). Não por acaso, um interveniente como organizador em coautoria com a FIFA da eleição do Melhor do Mundo. Mourinho não dá ponto sem nó, resta saber que proveito ou alcance terá a sua campanha. Uma que nem é tanto para denegrir Messi, nem sequer para exaltar CR7, mas para provar que os dois são equiparados e, à maneira Calimero, perorar para que equilibrem as coisas e Messi não ganhe mais uma, enquanto Ronaldo fica só com uma, em 2008, ganha por... ausência de Messi (recorde-se, lesionado no último quarto da época).
Só pode, porque a campanha feroz de Mourinho não tem outra justificação.
Mourinho não respeitou o voto democrático - um jornalista, um voto, ainda que repartido com pontos por três concorrentes porque se entende achar o 2º e 3º melhores também, seja lá o que isso for na idiosincrasia de eleger o Melhor do Mundo - de pessoas de 53 países da Europa (Federações representadas na UEFA).

 
Mourinho pensa influenciar o voto de 202 países representados na FIFA - mais do que a ONU pode gabar-se - aqueles (seleccionadores de cada país) que já votaram, a esta data (*), para a eleição do Melhor do Mundo. Já deve ter soado a Mourinho que Messi vai ganhar, tal como tem sido natural nos últimos anos?
Mourinho, estranhamente, em 2010 não barafustou sequer por o holandês Sneijder nem sequer ter entrado na liça dos três melhores do Mundo, depois de ter sido campeão italiano, mais a Taça de Itália, e europeu no Inter, o que foi uma injustiça que Mourinho, treinador dessa equipa, não combateu, entretanto de saída de Milão para Madrid. E Sneijder foi líder da Holanda que só perdeu a final do Mundial para a Espanha de Iniesta, e Xavi e Messi, os três do Barcelona eleitos nesse ano no pódio da FIFA! Messi, quanto a mim injustamente, foi eleito, creio que até para surpresa dele, após a época do Barça dos 6 títulos, mas com Xavi e Iniesta também nessa equipa e eles sim com o título mundial da África do Sul que até foi garantido com um golo de Iniesta à Holanda de Sneijder.
Mourinho tem a ideia, legítima, mas porventura oportunista e interesseira, de achar Cristiano Ronaldo o Melhor do Mundo. Melhor, tinha, porque na verdade diz, e se calhar bem, que CR7 e Messi são do melhor que pode haver e acha que ou seriam os dois nº 1 ou deveriam alternar ano a ano: mas com que critério alternariam o estatuto que é só disso que se trata?... E é verdade. Depois, há gostos de cada um, eu gosto de Messi e creio que enquanto jogar como joga para mim será sempre o Melhor da actualidade.
Mourinho encaixou mal, inclusive, que um dos mais geniais jogadores da actualidade tenha sido eleito o melhor jogador na Europa. Iniesta foi eleito o Melhor do Europeu e, naturalmente, acabou a época eleito o melhor do continente para além do Europeu. Messi e CR7 acabaram, disseram, empatados.
Mourinho é brilhante, mas acaba a revelar-se patético. A corte de basbaques não o reconhece e rebaixa-se tanto quanto ele.
Mourinho defendia na época anterior que CR7 fizera 50 golos no campeonato espanhol e por isso, uma marca recorde para os di Stéfano desse mundo, devia ter um prémio em consonância. Entretanto, CR7 até decidira a Taça do Rei frente ao Barcelona com um golo no prolongamento. Mas se foi o único troféu colectivo do Real Madrid em 2010-2011, foi afinal o único que o Barça não ganhou - e nem entra aqui as razões, que eu vi em directo, de não ter ganho. O Barça venceu tudo, menos a Taça do Rei concedida pela magnânima arbitragem a la Madrid.
Messi, entretanto, voltou a ganhar a Supertaça de Espanha, ao Real Madrid, a Taça do Rei, eliminando pelo meio o Real Madrid, também de novo o Mundial de Clubes, que Mourinho despreza, e ainda a Supertaça da Europa (frente ao FC Porto) que Mourinho acha "pequena". Uma caterva de títulos colectivos, como Mourinho reclama pelo único que pode dispor agora...
Pior, Messi marcou não 50, mas 57 golos, superando de largo a marca recorde de Ronaldo e, pasme-se, a bagatela de 75 golos em toda a época que supera qualquer recorde individual num ano na História do Futebol. Messi, infelizmente, não jogou, por razões óbvias, o Europeu e, aí, não esteve em compita directa com CR7. Messi, entretanto, registou ainda o recorde absoluto de 5 golos (ao Bayer Leverkusen) que é o novo máximo num jogo da Champions. Parece pouco, até porque Mourinho já nem contrapõe que CR7 voltou a marcar uns 50 golos no campeonato mas que, pasme-se, o título de campeão de Espanha - nem importando a ajuda arbitral descomunal para o conseguir - é o bastião bastante para que o triunfo colectivo ajude a consagrar o mérito individual, inegável, de Cristiano Ronaldo na obtenção desse título. E, assim, na sua lógica pequenina, que é uma pequenina batata face ao argumentário precedente de 2011, Mourinho quer que CR7 seja eleito o Melhor do Mundo.
Mourinho, sabendo da influência de CR7 no título da época passada, mais do que a sua como técnico, não quer perder a boleia e procura estimular sempre o seu pupilo com vista à renovação do campeonato. É esse o pano de fundo, quando o Madrid corre já desesperado atrás do Barcelona a 8 pontos de distância, apesar de ter ganho ao Barça a Supertaça de Espanha com a mesma infelicidade do Barcelona com que este foi eliminado pelo Chelsea na Champions e uma infelicidade que o RM, por exemplo, não tem por onde pegar na eliminação com o Bayern na semifinal.
Agora imagine-se o que Mourinho diria se Messi fosse seu pupilo!
Mourinho, seguramente, teria muitos mais argumentos, títulos e recordes para esgrimir e não cair no ridículo de um argumento pífio que ele mesmo quis renegar um ano antes com o Barça triunfal.
Mourinho, afinal, terá mais ciúmes de Messi ou de não ter ido para Barcelona em vez de Guardiola?

ACTUALIZADO (22/10/2012, 11.50)
No sábado, por problemas na net, não pude ver o Depor-Barça. Queria ver os tugas nos galegos e os deuses de Barcelona. Só consegui ver o resultado ao intervalo. Nada de imagens. No sábado, ainda no seu telejornal TVI, a Judite deu-se ao luxo de comunicar o resultado do Madrid-Celta, como se fosse transcendental. E que o Madrid colocava-se a 5 pontos do Barça. À noite já havia imagens de Madrid e mais um penálti oferecido aos merengues, convertido por CR7 só para o ego tuga se encher com mais um golo. No domingo não ouvi nem vi nada de 3 golos de Messi e até 2 de Pizzi, o estrábico que dá com as redes e tem (cog)nome a iludir a origem portuguesa. Houve 4-5 e um jogo épico, por sinal também manchado por mais uma arbitragem à castelhana contra os catalães. Nada disso mereceu notícia em Portugal. E, contudo De recorde em recorde vai Messi. Mesmo que teimem em nos esconder a verdade, optando pelo populismo tuga que leva na enxurrada a credibilidade da Imprensa histérica à procura de algo histórico. Sim, é Messi que vai destronar Pelé como o melhor marcador de sempre num só ano. E Gerd Müller também, num só ano, depois de ter destronado o Bomber alemão com os tais 75 golos só numa época (2011-12) em jogos oficiais. Podem negar que o Mundo existe e a pantalha parva colorir-se de verde-rubro. Mas há coisas que ficam sempre de pernas para o ar. Depois, na Imprensa, não se queixem, recusem adaptar-se e insistam fazer do leitor/espectador parvo. Mais ignorante, parcial e até ignóbil tem sido o comportamento da classe jornalística, quase sem excepção e em todos os sectores de actividade, como digo no post abaixo, em Portugal. Não se admirem de isto chegar onde chegou. É só golos na própria baliza.

(*) - prova de que já votaram é de Camacho: seleccionador da China escolheu espanhóis e Iniesta em 1º. Seria curioso saber de Paulo Bento, até porque está impossibilitado de votar em Ronaldo. Vai ignorar Messi? Ou pôr também Iniesta à frente de Messi? Nã, PB iria contrariar o Mourinho que o ajudou a ir para a Selecção. Seria esperto dos basbaques da RTP perguntar-lhe esta noite, já que anunciaram a enésima entrevista - não, não vou ver, espero por alguma notícia no dia seguinte, mas aposto que não sai nada de novo, nem revelações nem perplexidades (?) - a um seleccionador medíocre mas que levam ao colo como tudo o que tresanda a Lisboa e amiguismo. Depois, quando sair o resultado da votação, a curiosidade vai recair em Carlos Queiroz para saber em que lugar colocará CR7... Os tugas não são exemplo para ninguém!

(ACT, 23/10, 0h10)
(?) - Ora, aqui está mais do mesmo.
"Fomos nós que nos metemos nesta situação e teremos de ser nós a sair dela. Estamos numa situação mais preocupante do que poderia ser", admitiu o selecionador nacional, em declarações à RTP Informação.
"Agora temos de trabalhar no que é possível até março, nas observações e nos jogos particulares, para tentar melhorar aquilo que não conseguimos pôr em prática nestes dois últimos encontros".
"Não dependemos só de nós para chegar em primeiro mas dependemos só de nós para fazer o que temos feito nos últimos anos"
Nada de demitir o seleccionador, este meteu-se nela e tem de sair dela. Nem que seja... em mais um play-off com a Bósnia. É assim mesmo. O camarada Amândio e o boss Merdaíl aplaudem de certeza e de pé, se aguentarem...

Sem comentários:

Enviar um comentário