08 outubro 2012

«Cafeteros» para não deixar dormir

Os colombianos é que estão a dar. Jackson voltou a maravilhar e James a marcar para recolocarem o FC Porto na liderança da Liga. O Sporting queixou-se da arbitragem, mais por mania impulsiva de calimero do que com razão de ser mas optando por desviar as atenções de um mau jogo e nenhuma oportunidade de golo. O FC Porto faz um jogo mais pau(t)sado, com pequenos triângulos atrás na zona de construção e jogo aberto em largura no campo do adversário. Se este joga aberto, como o PSG, a coisa sai bem em todo o campo. Se vem jogar com bloco baixo, linhas juntas, torna-se mais complicado agilizar a circulação da bola e com frequência perde-se algum tempo e amiúde a bola ante organização mais compacta e preenchida, como foi o caso do Sporting que chegou ao Dragão para não perder.
 
Contra estes tipos carrancudos, um toque de magia. Jackson já imitara Jardel, McCarthy, Lisandro e Falcao a marcar de bicicleta. Agora repete a proeza de Falcao, marcando de calcanhar. Uma nota artística de valor superior para uma equipa portista que entrou bem mas depois adormeceu e deixou-se embalar também pelo voluntarismo leonino. O jogo empastelou e nem a troca de Varela por Atsu animou, Lucho falhou um penálti no poste mas James foi mais feliz e "qualificou" o FC Porto desta vez para a liderança. Os "cafeteros" acabam por evitar a sonolência da equipa e do público, com jogadas decisivas que bem podiam ter construído a goleada que antevi tal como o Cincazero depois do golo de calcanhar de Falcao há dois anos.
 
Faz ainda falta uma circulação de bola mais intensa e consistente. O gene do jogo de toque do Barcelona é mais vincado sem que alguém o assuma. Mas ao menos a equipa portista, depois da barracada de Vila do Conde, apresenta solidez defensiva, algo que ao Barça falhou na recepção ao Real Madrid (2-2).
 
O Barça falhou a estocada de deixar o Madrid a 11 pontos mas também o seu jogo é mais lento na manobra e menos contundente na área de onde Messi foge cada vez mais. A construção, sempre elaborada, também permite contra-ataques e numa defesa remendada, agravada com mais uma lesão de Dani Alves, dois erros defensivos custaram o empate ao Madrid que voltou a jogar para o pontito com a complacência do árbitro a poupar expulsões a vários merengues.
 
Mas Sporting e Madrid estão a 8 pontos da liderança, com FC Porto e Barça bem de jogo ainda que menos exuberante. A explosão de Hulk falta no bicampeão português e a praga de lesões no menos recheado plantel catalão afecta a lubrificação do jogo ofensivo por excelência da melhor equipa do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário