04 abril 2012

História que nunca acaba...

Estamos no acesso às semifinais das eurotaças. Joga-se um Milan-Barça desde a semana passada. O resto não conta.
Fala Mourinho: "Espero que não se fale do árbitro em S. Siro".
Não se falou, apesar de dois penáltis por marcar para o Barcelona, ainda que um (derrube de Abbiati a Sanchez) muito difícil de ver pelo árbitro mas ao "alcance" quer do seu auxiliar (na lateral e no enfiamento da jogada) quer do árbitro de baliza em "cima do lance". O outro, agarrão da camisola de Puyol, é escandaloso, o árbitro até vê, está a ver sem oposição no campo de visão mas não considera falta talvez porque Puyol ainda ganha o lance, cabeceia e por pouco não dá golo (bola cruza a baliza e sai rente ao poste mais distante com Abbiati batido).
Fora o domínio avassalador do Barça, remetido o Milan a uma defesa porfiada como nunca fez em casa com equipa alguma, quiçá ao jeito do Madrid de Mourinho cobarde no Bernabéu a cada visita do Barça, há razões para protestar, até por um penálti ser evidente.
Jogou-se a 2ª mão ontem, vitória do Barça (3-1) com dois golos de penálti de Messi. Penáltis de livro, como dizem os espanhóis, um derrube a Messi por Nesta e um agarrão a Busquets também por Nesta. O árbitro viu e marcou, Messi foi lá e bisou. Pelo meio, no único remate à baliza na 1ª parte, o Milan empatou numa bela jogada de envolvimento (Nocerino assistido por Ibrahimovic).
Como é que Nesta não tem dois amarelos nos dois penáltis? Como não é expulso com repetidas faltas na 2ª parte?
Como é que, em dois jogos, 180 minutos, Ambrosini não viu um só amarelo, nem em S. Siro com faltas repetidas, nem em Camp Nou com faltas repetidas? Um mistério.
Allegri, técnico do Milan, reconhece que passou a melhor equipa. Mas contesta o 2º penálti, sabendo que existiram dois em Milão, um deles algo similar ao que agora protesta. Fica sempre bem contestar, até para "defesa" da sua equipa, mesmo admitindo ter sido inferior. Valha a verdade, o Milan não levou 5 ou 6 por milagre!
Isto é como Jorge Jesus dizer que as arbitragens são uma maravilha: contra o FC Porto na taça da treta quando marca um golo em falta, porque diz não haver bloqueios mas não negar que há falta; contra o Braga em que não se marca um penálti de livro por derrube a Lima. Ao invés, a arbitragem deixou o FC Porto ganhar com um golo irregular, é verdade, negando ter existido vista grossa do mesmo árbitro a um penálti clamoroso de Cardozo que o árbitro vê sem obstáculo algum no seu campo visual.

Depois, nunca entendemos como Maxi Pereira só nos descontos viu um amarelo por marrar em Janko no jogo do campeonato e com duas faltas para amarelo nem um vê no recente Benfica-Braga e eram dois amarelos cantados logo nos primeiros 25' de jogo!
Entretanto, Aimar dá uma patada num adversário e o seu treinador diz que não há nada, nem falta sequer. O arcanjo Gabriel desce celestialmente do assento etéreo onde estava sem dizer nada há meses e diz que a classificação está aldrabada após um jogo em que o Benfica mal criou uma ocasião de golo.


Melhor, mesmo, só ouvir o palmarés que se diz porta-voz de Mourinho, indiferente aos benefícios de arbitragem ao Madrid na Liga espanhola, vir questionar os penáltis da noite no Barça-Milan depois de ter-se calado sobre os penáltis não marcados de S. Siro. E até sentenciar que a Liga dos Campeões já tem vencedor antecipado, sugerindo o Barcelona.
Ao mesmo tempo, Guardiola apercebe-se que "Ibrahimovic agora é amigo de Mourinho", ao dizer o sueco que "percebo como Mourinho se sente em Camp Nou". Uma desonestidade, depois de o Milan ter levado outro banho de bola e ter passado ao lado não de uma proeza, mas de uma quase goleada. Ibrahimovic só podia assumir dores alheias, pela azia que tem com Guardiola que o dispensou e pelo que o Milan não pode fazer mais para passar a eliminatória.
Pois eu acho que estas demonstrações são de medo. Medo, de Paramés e de Mourinho, de perder a Liga espanhola e a Liga dos Campeões, sendo que o Barça não vai sequer defrontar o Madrid na semifinal. Mas há cinco jornadas decisivas no campeonato até jogar no Camp Nou...
Estão tão bem calados quando ganham e saem tão mal a falar quando nem é nada com eles.
Jesus, aliás, deu o mote sobre o penálti de Guimarães para o FC Porto na 1ª jornada. E não se queixou com os 3 penáltis em 12' contra o mesmo Guimarães na Luz... Ou não se queixou do golo mal anulado ao Feirense que podia ter dado o 2-0 ainda recentemente e os da casa perderam 1-2. Nem se queixou da não expulsão - bastava um amarelinho... - do pisa, pisa em Paços de Ferreira, reclamando um penálti inexistente por mergulho do pisa, pisa já desesperado na 1ª parte em que perdia por 1-0.
Isto é uma história que nunca acaba, especialmente se quem fala não tem razão e até costuma ver o feitiço virar-se contra o feiticeiro. A verdade é que no campeonato nada se virou contra o Benfica, foi sempre tudo a favor, até o penálti não assinalado por Pedro Proença por mão, duplamente, de Cardozo.
Os jogos vão e vêm, os árbitros não vêem e vêem quando menos se espera.
O FC Porto, como ressalvou Hulk, teve dois jogos quase seguidos que viu penáltis flagrantes transformados em cartões por alegada simulação: com a Académica e em P. Ferreira. Coincidiu com dois empates e quatro pontos perdidos numa fase em que, após o triunfo incontestável na Luz, o campeonato deveria estar praticamente decidido.
Infelizmente, é tudo parte da mesma história, que nunca acaba. Especialmente se contada pelos vilões...

Sem comentários:

Enviar um comentário