11 abril 2012

Competitividade e alargamento

Ao contrário da generalidade das opiniões, que acho mais "compradas", interesseiras (nos casos dos órgãos do futebol) e não fundamentadas, continuo a defender o campeonato a 18 clubes. É óbvio que terminaria com essa aberração da taça da treta.

Se repararem, no momento em que a equipa que parecia imparável cá, lá fora e no exterior disso tudo, do mundo e arredores, não tem pernas para mais, em Espanha, Inglaterra, Itália e Alemanha joga-se a meio da semana mais uma ronda da Liga. Só a Bundesliga tem 18 clubes, os outros contam 20. Há cinco equipas espanholas nas oito das semifinais europeias e essas equipas, como o Athletic e o Barcelona, ainda continuam para a final da Taça do Rei, competição que jogam, acho que mal, a duas mãos. O Bayern também está. E o Chelsea. Este vai mal, mas o Bayern continua a perseguir o Dortmund no campeonato.

Ao contrário também do que dizem, foi com a habituação a 18 clubes que as equipas portuguesas mais se habituaram a jogar mais vezes. O FC Porto ganhou a Taça UEFA e a Champions em anos consecutivos, jogando ainda as finais da Taça de Portugal (venceu uma, perdeu outra) e sendo bicampeão.

Jogar mais não fez mal, ao contrário do que vi propagado pelos papagaios do costume.

O campeonato tuga vai parar por causa de uma competição idiota à imagem de quem a fez e a qual interessa a cada vez menos equipas. Uma competição com regras estúpidas, que chegaram a dar confusão tal a dimensão da cagada regulamentar. E uma prova que nada dá a mais e nunca dará um lugar europeu.

Nos campeonatos principais, estando Portugal em 5º lugar do ranking da UEFA, joga-se a sério a meio desta semana. Por cá já só faltam quatro jornadas para um campeão anunciado e há mais duas finais para disputar.

O bacoco presidente da Federação acaba de reafirmar que até 2015 não se muda. Estaria protocolado. Pronto. Há maneira do funcionalismo público, o que está é inamovível. Até alguém reformar isto de alto a baixo, como deve ser.

Sem comentários:

Enviar um comentário