26 fevereiro 2012

Primo de Gerrard faz Liverpool sorrir

Entrado no prolongamento (1-1 aos 90'), Anthony Gerrard (nº 6) defrontava o primo Steve (nº 8) na final da Taça da Liga inglesa, esta tarde em Wembley cujo novo estádio o Liverpool não visitara ainda. Os dois Gerrard acabaram por ficar na história do jogo ao falharem penáltis na decisão após 2-2 aos 120', mas com os "reds" a prevalecerem face aos "blues" de Cardiff, com 3-2 no desempate graças ao falhanço de Anthony no último remate, imitando o primo Steven que falhara o primeiro da série do Liverpool. Os "reds" falharam os dois primeiros (Adam atirou muito por cima a seguir), os galeses alternaram falhanço com golo até ao 5º remate fatal.
Após um ano de ausência da Europa, e com a qualificação via Premiership em risco outra vez (7º lugar, atrás do Newcastle), a vitória na Taça da Liga faz o Liverpool regressar à Liga Europa desde 2010, depois de ter despachado o Benfica com 4-1 para ser eliminado pelo Atlético de Madrid na semifinal por golos fora e no prolongamento em Anfield.
Como adepto do Liverpool desde a juventude, e hoje com o derbi com o Everton adiado no campeonato por força da final, não podia desperdiçar a oportunidade de fazer um post exclusivo de um dos mais tradicionais e emblemáticos clubes ingleses e já cinco vezes campeão europeu. Desde a inauguração deste blog (2006) que o Liverpool não vencia um troféu. Podia gozar e dizer que, tal como o Benfica ontem, estes vermelhos não ganharam, mas levantaram um troféu apesar de um jogo pobre de uma equipa medíocre que não foi melhor do que o garboso adversário da II divisão que forçou os penáltis com um dramático 2-2 perto do fim do prolongamento.

Foi na 1ª final no Millenium de Cardiff, em 2001, que o Liverpool ali ganhou também a Taça da Liga, também por penáltis e contra outra equipa em azul (Birmingham, 1-1), no ano de todas as conquistas (FA Cup e Taça UEFA) excepto o campeonato (foge desde 1990!).
É o regresso do Liverpool aos troféus numa competição em que detém o recorde de vitórias (agora 8), depois de ultrapassado pelo M. United nos títulos de campeão inglês na época passada (18-19). A última glória foi precisamente frente ao M. United em 2003, em Cardiff precisamente, quando o velho Empire Stadium estava demolido 2001). E em Cardiff, frente ao Liverpool, Mourinho obteve o seu primeiro troféu no Chelsea, em 2005, na Taça da Liga decidida no prolongamento (2-3) mas com Steve Gerrard em destaque também: fez 1-0 para o Liverpool mas também um autogolo que levou a final a tempo extra, perto do fim.

Sem comentários:

Enviar um comentário