27 fevereiro 2012

Maicon volta a dar a luz do título

Não foi só o melhor jogador em campo, confirmando a sua exponencial subida de forma assente numa confiança que lhe dá a segurança no seu jogo feito de eficácia e raros floreados para nada se lhe apontar, ao contrário do tempo de entradas em campo intervaladas e uma tremideira que assustava qualquer um, a começar pelo próprio. Maicon, que tenho repetidamente elogiado apreciando em particular a sua desenvoltura em campo, mesmo a lateral-direito, e uma fiabilidade talvez pouco expectável que faz muitos ficarem de pé atrás, desbloqueou o resultado numa partida frouxa do FC Porto a pagar a factura física de Manchester. Maicon será seguramente exaltado por isso, porventura não eleito o melhor do jogo de ontem e provavelmente esquecendo-se que volta a pôr o FC Porto na rota do título, como na época passada. Graças à luzidia careca nos cabeceamentos, ontem complementada com mortal à retaguarda de um tipo que se tem visto só andar para a frente.

Um cabeceamento fulminante do brasileiro de volta a central, pelas lesões de Mangala e Otamendi, quebrou a resistência feirense e um atrevimento fogaceiro que chegou a anular completamente o FC Porto pouco mais que inoperante no 1º tempo sem velocidade e com Lucho, Moutinho e Hulk nas lonas...
O FC Porto chegou à liderança da Liga e vai à Luz em 1º lugar, embora um empate 0-0 ou 1-1, por invulgar que pareça na ridícula Liga de regulamentos inacreditáveis, praticamente ofereça o 1º lugar ao Benfica se se mantiver a igualdade até ao fim (no que não acredito) mesmo que até lá o FC Porto seja... líder. Contas de outro rosário, mas é só ler, e entender, o regulamento. E graças a Maicon, a cruzamento de James Rodriguez de um livre na esquerda (a mão de Miguel Pedro, num cruzamento, justificava um amarelo e... seria o segundo mas ficou por mostrar e ele depois foi substituído). James, de resto, sentenciou o 2-0 final, num contra-ataque letal e assistido por Lucho. Talvez elejam James o melhor pela influência directa no resultado, embora esteja mais claro que Lucho o relegou para o banco e só a lesão de Varela (sempre se livra da Selecção, mas poderá não estar apto para a Luz), obrigando a entrar o colombiano, poderá dar o lugar ao Bandido.
Na época passada, para ir à Luz podendo ser campeão, foi preciso antes vencer a Académica, que marcou primeiro. Na segunda parte, Guarín empatou e Maicon fez o 2-1, num raro, creio que único, golo portista em jogos oficiais. A foto de arquivo é desse momento. Varela, depois, fechou o 3-1 final e o resto é história. Maicon volta a dar a luz do título, embora nada se decida na próxima sexta-feira mas uma vitória para qualquer equipa garantir-lhe-á o campeonato, pelo suplemento de moral para as 8 jornadas restantes.

Além de um trabalho defensivo notável, o que é importante em noite de desacerto dos já citados Lucho, Moutinho e Hulk (que até falhou um penálti e raramente se viu em jogo; João Ferreira esteve decidido na marcação da falta e na expulsão indiscutível de Luciano que agarrou Janko) mas também de Álvaro Pereira (maus cruzamentos todas as vezes) e até de Fernando (mais lento e complicativo), Maicon mostrou a Janko como se cabeceia, minutos depois de o austríaco falhar um lance aéreo sem oposição na linha da pequena área. O meco austríaco continua a revelar, além de insuperável deficiência técnica com os pés, uma clamorosa taxa de insucesso, pois falhou várias ocasiões e não conseguiu, assim, manter a média de um golo por jogo.

O essencial está cumprido, mas o FC Porto não chega à Luz para a decisão do título com moral em alta e forças no máximo. Resta saber que tipo de estratégia, mais contida ou sempre aberta, Vítor Pereira montará com os condicionalismos conhecidos de lesões e viagens de internacionais a dois dias do clássico. Mais um problema, voltando a Maicon, tem sido Sapunaru, muito fraco na lateral mas que forçosamente tem de jogar. E, já agora, não creio que Janko seja titular perspectivando-se uma toada de contra-ataque talvez com Cr. Rodriguez, Hulk e Djalma, como em Alvalade, sem desfazer o 4x3x3 mas com cautelas nos flancos ainda que, ao contrário do Sporting, o Benfica seja mais forte pelo meio onde Moutinho, Fernando e Lucho terão de estar muito melhor do que ontem até pela superioridade numérica do Benfica que povoa o meio-campo. 

2 comentários:

  1. Gostei e gosto quando são os patinhos feios dos ditos Vips e inteligentes da treta, a marcar os golos que marcam a diferença.

    Para ter a cereja no topo do bolo, era lindo se o mesmo Maicon ostracizado, conseguisse marcar no estádio da luz o golo da vitória, e a dedicasse a VP, que também tem sido perseguido e ostracizado...depois de uns quantos lhe terem feito a cama, no inicio
    da época.
    Acredito que o homem irá ganhar o campeonato, contra tudo e contra todos e no fim, bata com a porta nas fuças de alguém.
    Vejam o fantástico jogo que Falcao fez frente ao Barcelona...Só uma palavra ( FANTÁSTICO ) e venderam o tipo por 40 menos 5, com o consequente prejuízo na Champios e League Europa. O Coitado do VP que pague a fava.
    Só essa e aquela do Hulk e mais 10...que serve para memória futura. Ainda ontem se viu...

    Tanto espertalhão,lá teria que engolir uma manada de elefantes.

    Força VP...acredita que és capaz.
    Estamos contigo.
    Porto sempre.
    Abraço
    http://gamesfreebola.com

    ResponderEliminar