25 janeiro 2012

Portugal, perto de Espanha, longe de Inglaterra

A justiça desportiva espanhola ignorou o que se passou com Pepe a pisar Messi de forma claramente propositada. Parece que poderá vir a decidir, assim como uma semana depois a RTP passou imagens do gesto do luso-português que vi acidentalmente ontem ao almoço.
Não é crível que Pepe seja lançado por Mourinho esta noite no Camp Nou. Se o fizer, servirá para superar a recepção arrasadora um dia destinado a Figo e com a oferta de uma cabeça de leitão.
A verdade é que, mesmo com os jornais da capital a exporem na 1ª página - algo impossível em Portugal - a pisadela de Pepe a Messi, o Comité de Competición não quis julgar o caso e Pepe teoricamente está disponível.
Em Inglaterra é melhor. Para mim é. Poderia dizer que nem é melhor nem pior, mas diferente. Não, é mesmo melhor. Não há igual. Tratam todos por igual, ou andam muito próximo desse ideal. Não deixa de haver problemas, mas também ali não deixam de tentar que todos esses problemas sejam resolvidos. E preferindo aplicar sanções que todos compreendam, do que agradar a gregos e troianos.
O italiano do Man. City, vi em directo no domingo, tocou na cabeça de Scott Parker, do Tottenham. Mas foi no desenrolar de uma acção de jogo, um carrinho do londrino e um salto do negrão que, ao voltar ao solo, tocou de leve no adversário: primeiro nem lhe toca, depois um pé aparentemente "maroto" raspa a cabeça de Parker. O árbitro que não aprecio, Howard Webb, viu a dois metros e nada assinalou, interrompendo depois o jogo para prestar assistência a Parker. Por pouco tempo, que em Inglaterra também não fazem teatro, ainda que possa cair-se em extremos com facilidade. Há dias, Foy expulsou Kompany no derby de Manchester para a FA Cup, sem haver falta sobre Nani nem sequer contacto com o português, apenas corte de bola mas de... pés juntos e de frente até. E Kompany levou 4 jogos de castigo, algo impossível de acontecer com um Lucílio Vigarista, um Jorge Rouba ou um Bruno Caixão, muito menos com a CD do Bosta da Liga do Tasqueiro Hermínio que tratava os do Benfica nas palminhas.
É toda uma diferença de Inglaterra para Espanha. E além-Mancha é melhor nem apelar, pois o normal é agravar o castigo... A diferença cultural, de abordagem ao jogo e percepção do mesmo pelo público e pela Imprensa. Uma cultura que mostra, em Madrid, o pior de Mourinho, lamentavelmente para ele, e o torna mais aceite em Inglaterra, porque no ambiente ou entorno local sabe enquadrar-se como é devido.
Em Portugal estamos mais perto da farsa habitual espanhola com reverência para a capital. E sempre longe de Inglaterra, que nunca chegamos a ver ao perto. Apesar de tanto apreciarmos o futebol inglês. Para mim melhor.

Por exemplo, esta besta não tinha lugar em Espanha e é "impresentable" em Inglaterra. Onde poderia vir dar patadas e marradas aos adversários mesmo com o jogo parado, além de insultar e mostrar-se racista senão em Portugal e ter a impunidade garantida no Benfica?

Esta noite, só poderei ver a 1ª parte do Liverpool-City (19.45h), 2ª mão da semifinal da Taça da Liga. Depois, só dará Camp Nou, 2ª mão dos 1/4 final da Taça do Rei. E quando começar o jogo, tudo o resto de antes não conta.

Sem comentários:

Enviar um comentário