30 janeiro 2012

Janko só para consumo interno

Vinte anos depois, o FC Porto incorre no mesmo erro de inscrição de jogadores a meio da época na "janela" permitida para o efeito. Marc Janko não pode ser usado na Liga Europa, pois já jogou pelo Twente nesta competição (Grupo K, que venceu) e o regulamento proíbe que um jogador jogue por um clube sendo proveniente de um clube que tenha disputado a mesma prova ou vá disputá-la de agora em diante (imagine-se que o Twente vinha da Champions para a Liga Europa onde o FC Porto também já está, o efeito é o mesmo). É o parágrafo 18.18 do regulamento sobre a "Elegibilidade" dos jogadores a partir desta fase das competições.
Em 1991, para quem se lembra apesar de serem muito poucos os resistentes e menos ainda os com memória, o FC Porto inscreveu o brasileiro Baltazar, do Atl. Madrid, e desculpou-se depois que não era para jogar na Taça dos Campeões, mas só no campeonato. A Europa perdeu-se logo a seguir, salvo erro com o Bayern de Munique, e Baltazar ainda veio participar, mal, no Porto-Benfica (0-2) em que Artur Jorge trocou os papéis também e meteu Baltazar ao intervalo tirando João Pinto do campo, mudando Paulo Pereira da esquerda para a direita e desguarnecendo a lateral-esquerda por onde Vítor Paneira se esgueirou, com André correndo atrás dele pelo imenso buraco criado, para cruzar para César Brito marcar o 0-1.
Quem diz que a História não se repete e não se cai no mesmo erro? Podem vir desculpar-se que Janko era só para consumo interno. Nem para contenção de danos serve esta SAD.

adenda: Falo no post abaixo em Co Adriaanse, que saiu do Twente no final de 2011. Ligando Adriaanse a um ponta-de-lança, lembro-me que o técnico holandês reclamava um avançado-centro alto e tinha nome: Vennegoor of Hesselink. Também não era grande coisa, apesar de muito alto, acabou por ir para o Celtic e já lhe perdi o rasto. Mas o FC Porto voltar a encarar a aposta num tipo de mais de 1,90m depois do divórcio com Adriaanse na pré-época de 2006 é só mais uma traição do destino. Já agora, se queriam um pdl ligado à Áustria de alguma forma, iam buscar Barazite, um holandês de origem argelina que se evidenciou na Liga Europa pelo Áustria de Viena e acabou de ser contratado por um clube holandês...

1 comentário:

  1. Meu Caro Zé Luís,apesar de tudo não era preferivel o Levezinho?Ou esse ainda virá como vieram Pizzi ou Esnaider?...E o Ganso?Não será outro Diego?...
    Saudações Portistas!
    Abraço
    Duck

    ResponderEliminar