27 janeiro 2012

As habilidades do vi-te ó Pereira trazem paixão no bico da águia...

Juro que estive para escrever a meio da semana que me palpitava Bruno Paixão para o jogo de Barcelos, ontem nomeado mesmo para o Gil Vicente-FC Porto no domingo. Não o fiz por ter perdido a noção do dia das nomeações, deixou de saber-se pela 4ª feira ao almoço para passar a 5ª feira ao fim da tarde. Com a mudança da arbitragem (e disciplina) da Liga no Porto para a FPF em Lisboa, percebe-se que algo tinha de mudar em consonância: passou a fazer-se tarde o trabalhinho mas ainda antes do meio-dia de 6ª feira quando a Federação deixa de trabalhar e é difícil encontrar alguém por lá...

Agora que o FC Porto vai, decerto, passar o 56º jogo sem perder no campeonato para igualar o Benfica no recorde de imbatibilidade, é pura coincidência aparecer o árbitro que esteve na única derrota do FC Porto em Portugal (em Coimbra para a Taça) desde há quase dois anos.
Mas não acredito ser pura coincidência a sequência de nomeações que o chico-esperto do presidente da CA hoje na FPF tem feito. Pode passar ao lado dos experts do sector tão abundantes nos OCS mas que esta época nem piam. Pode escapar ao grande público, sem noção do que se passa e também sem informação de quem deveria seguir atentamente estas coisas nos pasquins da paróquia.
Já me parecia estranho o escalonamento dos árbitros, só por dedução empírica. E lá fui consultar o arquivo. Bingo! A minha suspeita confirmou-se, mas deixo só os nomes dos árbitros para ver se percebem que aragem vai soprando em cada carruagem dos únicos candidatos ao título. Não sei se as coisas são tão notórias para os (des)entendidos como para a UE se tratam mal certas matérias e espécies...Ora, contando já com a 17ª jornada, tivemos sucessivamente os seguintes árbitros desde a abertura em Agosto:

FC PORTO                                BENFICA
O. Benquerença                        João Ferreira
Rui Silva                                  Hugo Pacheco
João Capela                              Artur S. Dias
Marco Ferreira                         Duarte Gomes
Bruno Esteves                          Vasco Santos
Jorge Sousa                             Jorge Sousa
Paulo Batista                          Bruno Esteves
Cosme Machado                    Paulo Batista
Hugo Miguel                         Marco Ferreira
João Capela (bis)                   Pedro Proença
Artur S. Dias                         João Capela
Carlos Xistra                          Jorge Sousa (bis)
Duarte Gomes                       Bruno Esteves (bis)
Pedro Proença                     Cosme Machado
Marco Ferreira                    Hélder Malheiro
Hugo Miguel (bis)                Marco Ferreira (bis)
Bruno Paixão                      Rui Costa
O FC Porto completa um ci(r)c(u)lo. O Benfica ainda mal passou de meio e a última nomeação mantém a "pegada ecológica" do chico-esperto dos chefes dos árbitros.
Descubra as diferenças

8 comentários:

  1. Que lista! É tudo bons rapazes... há os "consagrados" Olarápios, J.Roubas e Xistralhadas e há principalmente os novos á procura de lançar carreira!
    E que melhor exemplo de se lançar na carreira do que o Bruno Ladrão de campomaior? só parou a internacional!

    ResponderEliminar
  2. Andas lá perto, miguel, mostras percepção da situação, mas ainda não resusmiste as diferenças e o que está subjacente a esta tendência.

    O desafio mantém-se.

    ResponderEliminar
  3. Zé Luís (permita-me chama-lo assim), penso que deve existir um erro na lista, porque Jorge Sousa aparece na mesma jornada (na sexta) nas duas listagens.

    Quanto às diferentes, confesso que não chego lá...

    ResponderEliminar
  4. Jorge Sousa apitou o Porto-Benfica, logo aparece nas duas equipas.

    ResponderEliminar
  5. Falta o Hugo Miguel, o Xistrema e o Paixão, que ainda não foram os principais mas já foram os 4ºs árbitros na entrada do túnel do apagão.

    Estão de reserva caso o andor perca gás.

    http://portodragoinfire.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Tudo gente muito eficaz,quando é preciso lá aparece a paixão ou a capela,estamos sempre fo.....,com esta gente,temos que jogar o dobro dos outros para podermos ganhar!Eles têm que sentir o bafo no cachaço,vamos prá frente Porto.
    Viva o Porto
    cumprimentos
    manuel moutinho

    ResponderEliminar
  7. Tiros na água. Não há segundas intenções aqui. Há escolhas para um lado e escolhas para o outro lado. Com pesos diferentes, se atentarem bem. O miguel87 levantou um pouco o véu, falta concretizar a diferença essencial e que tem marcado as arbitragens nos dois clubes.

    ResponderEliminar
  8. pois... mas a (im)pressão alta faz-se sobre quem realmente surte efeito. A lagartada faz o mesmo. Nos é que gostamos de por pressão no tipo que falha dois passes seguidos.

    ResponderEliminar