06 dezembro 2011

Notícia do homem que mordeu o cão é Mourinho não existir para a UEFA

Ontem não houve emissão careta que não tenha destacado Cristiano Ronaldo e José Mourinho entre os (três) finalistas para melhor jogador e treinador do mundo, em 2011. É um facto que um e outro estão, por estatuto e feitos próprios, no pódio dos melhores do mundo. Uma não-notícia, que deve ser dada como normal nos dias que correm por ser um facto da vida actual. Uma formalidade, por isso a merecer a nota breve e não mais do que isso, por ser vulgar ainda que queiram, e eles também fazem por isso, tornar isto uma coisa extraordinária. Não o é mais do que ambos são.

A 9 de Janeiro, quando for eleito em Zurique o melhor mesmo, ninguém se admirará se Messi e Guardiola vencerem os devidos prémios, face ao que ganharam - muito mais do que uma Taça do Rei oferecida por um árbitro espanhol ao Real Madrid - e ao que são também: extraordinários. Messi, para mais, é ainda candidato ao "Puskas", o golo do ano que para mim não tem dúvidas, é dele no mágico toque que deu um golo face ao Arsenal, depois de desmarcado por Iniesta, para picar a bola sobre o guarda-redes depois de a dominar em absoluta macieza e de cortar a respiração e pedir silêncio, apesar de 98 mil adeptos no Camp Nou.
Não admira, sequer, que a fazer a corte a estes quatro estejam, ainda, Xavi como jogador de eleição estranhamente negado como melhor do mundo, em favor de Messi, em 2010, depois do Mundial que fez, tal como Iniesta foi o outro delfim para o Rei Lion(el) Messi; e Ferguson, campeão inglês recordista (mais um título do United em relação ao Liverpool) e finalista vencido da Champions.
Mas tudo desaparecerá quando os previsíveis vencedores forem anunciados na sede da FIFA, organismo que reparte os louros com o France-Football. De momento, porém, o anúncio dos finalistas, em Portugal, foi quase à moda do Real Madrid: nem ouvir falar dos outros concorrentes...
E, entretanto, a UEFA está a eleger o melhor 11 das eurotaças sem que apareça Mourinho entre cinco treinadores finalistas! Não me consta que isso, uma bronca inimaginável, tenha sido notícia, sendo um caso de o homem ter mordido o cão...
Villas-Boas, sim, está, embora já apresentado pelo Chelsea e não em nome do êxito do FC Porto na Liga Europa que venceu com estrondo! Da mesma forma, Rolando, João Moutinho, Álvaro Pereira, Falcao (hoje no Atl. Madrid) e Hulk estão em cada categoria consoante a sua posição. Estranhamente, está lá Joe Hart, do Man. City, que não se sabe bem o que fez nas eurotaças em 2011, muito menos na época passada, faltando lá o Helton.
Estas votações, como outras, valem o que valem e tanto nos podemos surpreender pela ausência de Mourinho como pela presença de Maxi Pereira, o único benfiquista entre 55 possibilidades e do qual não há registo de algum feito extraordinário em 2011 na cena europeia de clubes. Podem ver aqui. e votar no site da UEFA que elegerá o 11 quando eu fizer 50...
É oportuna esta nota quando a Champions vai fechar, hoje e amanhã, a sua primeira fase e a Liga Europa corre taipais até à Primavera na próxima semana. E no sábado há um Madrid-Barça que leva 15 destes tipos todos, oito catalães e sete madrilenos. Com Mourinho, claro. E isso é notícia, mesmo que tão bizarra como o homem morder o cão. Pior ainda, sem ter-se ouvido falar disso!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário