28 dezembro 2011

Muita paz, vê-se logo que não há bola...

Ao fim de 11 dias de luto ruidoso pela comissão comoção nacional e na iminência de uma enxurrada coreana com o choro do Norte, mais um ditador deve ter sido enterrado durante o dia de hoje, considerando o fuso horário e apesar de nada ali parecer ter os parafusos no sítio. Felizmente que nos garantem que a transição de avô para pai e para o neto, mesmo sem primogénito, é feita em tranquilidade, sem os remoques ao jeito do Merda Madaíl incapaz e impotente no longo mandato e ainda hoje remetido ao "acho que" marcante do seu reinado incontestado. Não há guerra no ar, apesar de a guerra preventiva norte... americana estar aí a soar contra o Irão que faz muita comissão comichão como os norte-coreanos por causa do nuclear que todos podem ter, menos alguns...

Bem, muita paz. Ou nem por isso...

Fernando, pelo caminho festivo de um FC Porto de novo a infundir medo respeito, deu uma entrevista a dizer que, para se preparar bem visando jogar melhor, tem "de matar um leão todos os dias". Por ironia, o FC Porto joga em Alvalade a 7 de Janeiro, mas ainda bem que ninguém leu que nas palavras do "polvo" havia tentáculos de violência verbal a aquecer o clássico da próxima jornada.
Antes mesmo das férias, Vítor Pereira afirmou que gostaria de jogar na quadra natalícia, algo que não tenho ideia de algum treinador português ter defendido. E, sim, desta vez deu uma opinião, gostaria de manter a actividade em vez de ser interrompida sem ser pelos rigores invernais como a norte dos Pirinéus.
Em Espanha há quem defenda mais competição pelo Natal e Ano Novo. Em Itália nem tanto, mas a maioria das equipas vive logo abaixo dos Alpes e amiúde as condições meteorológicas cobrem de neve os relvados da Padania do Norte...
Ainda bem que ninguém se virou contra o treinador do FC Porto. Talvez por estar o futebol de férias, incluindo os programas da pasmaceira de 2ª e 3ª feira, talvez pela quadra festiva, talvez pelo cansaço de criticar tudo o que se diz e ouve próprios de quem não tem opinião própria, como fizeram, estupidamente, com uma não-opinião de Vítor Pereira a propósito da repescagem de equipas da Champions para a Liga Europa, inventando logo um "cismo" face ao que André Villas-Boas - hoje envolvido no lufa-lufa de Boxing Day e Ano Novo em Inglaterra - disse um ano antes a esse respeito.
Por sinal, devo alertar Vítor Pereira que esta parte final do ano é aquela em que menos espectadores vão aos estádios. Logo, não é aconselhável jogar futebol de primeira. Mas isso sou eu a lembrar, sem emitir opinião e limitando-me a estatísticas sobre este pormenor não negligenciável. Não há tradição e o pessoal não gosta de bola pelo Natal. Daí as tréguas...
O que parece é que os jogadores apresentam-se sempre precariamente nas miniférias... Mas é apenas uma constatação e muitos resultados até o demonstram. Em especial no FC Porto.

Aproveitando a folga da comentadeirice encartada, há clubes que actuam... preventivamente, retirando jogadores ao próximo adversário. Quando chegarem das férias, ainda empanturrados de caracóis sebentos e com mais gravatas berrantes tiradas do fumeiro da lateira, nem vão dar por nada.

1 comentário:

  1. Pois é Zé Luís, e o NGP ganhou o prémio da Globe Soccer Awards em dia de aniversário.Mais que merecido.O Oscar do futebol entregue a um portugues pela nata do desporto rei reunida no Dubai.

    Dependesse de receber premio carreira no país natal, podia esperar mais 74 anos....ou mais...sentado.... porque de pé ia cansar.

    Mas o que realmente interessa cá no burgo é o galardão da confederação do desporto de lisboa, oops, de portugal, que premiou os benfas e os lagartos pela "grande" ajuda que deram para "unir" os países de lingua portuguesa...

    Nada que já não estejamos acostumados...

    Mas os jornaleiros da pasquinada em conjunto com orelhas, jão gaybriel e cia devem estar com uma dor de corno que dava para dar 100 voltas ao redor do planeta:-)

    ResponderEliminar