06 outubro 2011

Partantos, re... capitulando (I)

Assim do nada, mas com insónias, combate-se o tédio de análises idiosincráticas da malta da bola ou como de tontos e loucos todos temos um pouco, imagine-se o que aí viria se Portugal com tantos azares e desertores perdesse o Euro-2012, o que se diria de Carlos Queiroz...

Já nem me (pre)ocupo com a semelhança que atribuem, nesse estigma de igualizarem ambos os dois, à deficiente comunicação de Vítor Pereira, nivelando-a pelo mau pretoguês de Jorge Jesus. Digo isto porque fico baralhado com o Novo Português que querem impingir-nos à laia de "será do Guaraná?", mas também sobre isto do défice ninguém vai preso, porquê zurzir nos igualitários idiotas luso-brasileiros?

É claro que, tal como o anterior, este estreante na I Liga não tem nível para o mestre das tácticas. Mas querem comparar o neófito com o egocêntrico à volta do qual tudo gira e nada é, contudo, giro. É isso, mas não é verdade, e Galileu não precisaria abjurar perante este auto de fé que, mais uma vez, portistas prezam partilhar com benfiquistas.

Vítor Pereira é apenas um estreante na I Liga. Não tem sequer a linhagem nobiliárquica de AVB, logo toda a sua imagem tresanda a povismo, o que vai contra a idiosincrasia dos novos média e as redes sociais.

Esquecem-se que, a despeito da sua alegada fraca comunicação, o treinador do FC Porto disse cedo ao que vinha: equipa mais ofensiva, que já marcou mais três golos do que há um ano. Sem a matriz assimilada por todos, é claro que se torna um risco acrescido. Mais seguro, mas não mais vistoso, o FC Porto de AVB ganhou mais vezes marcando menos, expunha-se pouco e sofria menos golos.

Mas isso deve ser porque VP quer distanciar-se de AVB, quiçá lembrando-se das críticas a AVB por ser alegado clone de Mourinho. A verdade é que os clichés funcionam, mesmo que não se apliquem e ainda há um ano se tenham provado errados.

Tal como o jogo pretendido mais ofensivo, nem sempre com o melhor dos resultados, a aposta de Pinto da Costa era, se não esqueceram, arriscada. Logo, como não estariam em consonância presidente e treinador? O que os distanciaria agora? Que clivagens assumiriam protagonismo?

Eu não sei, mas enquanto o FC Porto lidera, por fora labora-se num erro que invariavelmente dá títulos ao Porto. Depois não se queixem, ah aplaudem e esquecem é o rolo da massa deixado atrás da porta com que dão as boas-vindas ao novo técnico.

23 comentários:

  1. Na mouche.

    Mas acho que o 'partantos' é mais 'pertantes'.

    Abraço e viva o nosso FCPorto!!!

    ResponderEliminar
  2. Pois.
    O problema, como alguém disse sobre o que o Adriaanse nunca tinha entendido, pode-se ganhar o campeonato, e tudo, mas o que não pode é o Porto empatar ou perder com o Benfas. É sagrado: - quando isso acontece a nação portista perde o Norte, e desata a esbracejar e a disparatar...
    Não há lógica a seguir...qualquer jogador que mexa e se atire para a frente passa a ser um herói, mesmo que em tremos táticos esteja a prejudicar a equipe e a diminuir as possibilidades de vitória. As pessoas acreditam que só um acto de bravura reverterá o destino.

    O único problema real, é que o VP é um melancólico...e depois de um sisudo e de um charmoso, e neste tempo de crise obscena, o melancólico é demais.
    (Acho até que ele próprio deveria entender que era mais sensato enviar outro qualquer para as conferências de imprensa. )

    ResponderEliminar
  3. Não percebo muito bem toda esta ironia pegada.Ou melhor, se calhar até percebo, faz-me recordar os velhos tempos do "cá vamos cantando e rindo"...Que por sinal até tem semelhanças com os tempos "ordeiros" que vivemos...
    Gostaria de saber a vossa opinião se o jogo em Coimbra tivesse tido outro resultado do que aconteceu.
    É que parece não perceberem que é na gestão das críticas que se atingem melhorias sensíveis.
    O Vítor Pereira não é um comunicador, não é inculto como o Jesus, mas não consegue realmente comunicar bem.Se calhar no treino acontece o mesmo.
    Mas nunca foi isso que esteve na base das minhas críticas, o que eu critiquei sem nenhuma dúvida foi alguma dificuldade em obrigar o grupo a comportar-se como deve.
    Apontei o exemplo do Fucile porque era o mais evidente, o seu laxismo intermitente irrita-me, e não me digam que ele esteve magnífico em Coimbra porque não esteve, o resultado é que consegue cobrir a sua aparente indiferença...
    Lembro-me agora de um episódio entre ele e Jesualdo Ferreira em que Fucile marcou -num determinado jogo que não consigo precisar- um penaltie à Panenka e o Prof foi aos arames e até ergueu a mão tipo palmatória...Na altura não gostei do gesto do Prof porque me pareceu incorrecto, mas foi demonstrador do que o Prof pensava do Jorge...O que eu desejo é ver em campo uma equipa lutadora, seja qual for a sua constituição.O mais importante de tudo é a ATITUDE!

    ResponderEliminar
  4. Caro Zé Luís,

    Tudo certo nestas suas crónicas, o blog é seu, escreve o que quer e lhe apetece, eu faria o mesmo.

    Honestamente, deixo de escrever aqui, é o meu último post. Torna-se demasiado infeliz a adjectivação com que qualifica todos aqueles que, como eu, discordam da sua opinião. Expressões como "parvos do costume", "cabeças ocas" e afins, qualificações completamente escusadas que, creio, mais não servem para tentar sobrepor a sua opinião em relação à dos outros, referindo-se a quem, como eu, vê coisas diferentes de si no que toca à gestão do clube, são inapropriadas e não fazem qualquer sentido, neste contexto.

    Assim sendo, deixo de escrever, ler ou consultar este seu blog, sugerindo-lhe maior cuidado ao escrever textos nos quais se pronuncia acerca das opiniões divergentes das suas, de pessoas que são também portistas, tanto ou mais que o Zé Luís, com tanto ou mais conhecimentos sobre o clube e a sua história.

    Ninguém que cá vem ler ou escrever merece ser insultado e o seu blog é tão importante como tantos outros sobre o universo azul e branco.

    Desejo-lhe felicidades na administração deste blog.

    Com os melhores cumprimentos,

    Carlos Teixeira.

    ResponderEliminar
  5. Carlos, tive o cuidade de especificar que, em geral, quanto a esses qualificativos, aponto os comentadores encartados, logo profissionais e que pululam nas tv's e rádios, além de jornais.

    Parece-me claro este ponto.

    Se tiver o cuidado, ainda, de notar, nada disso que conta se passa quando trocamos ideias precisamente nesta caixa. Tirando um ou outro caso do passado que me levaram ao extremo de enxotar pessoas, nada disso se tem passado nos últimos tempos e seguramente não pode apontar essas indelicadezas que refere quando trocamos ideias nesta caixa.

    Parece-me claro e incontestável também este ponto.

    O Carlos sempre defendeu o que quis, acho que num dos últimos comentários até abusou em termos impróprios em matéria no qual sou intransigente e que no passado, precisamente, me levaram a insurgir-me seriamente contra certas pessoas e seus comentários, como chamar isto e aquilo, chupistas e comissionistas aos membros da SAD, algo que o Carlos fez ainda recentemente mas considero uma situação pontual, infeliz e que não lhe chamei a atenção mas faço-o agora.

    Partantos, se acha que o tratei mal, confundindo-se (problema seu) com o alvo digamos mais externo das minhas críticas, pois faça como quiser. Se quiser voltar fá-lo-á como já sucedeu com outras pessoas. O que não pode argumentar é que o tenha censurado ou insultado em diversas trocas de opiniões, num momento em que você confunde a árvore com a floresta.

    Sem mais.

    ResponderEliminar
  6. Nmeireles, o jogo em Coimbra já lá vai e essa intenção subreptícia de provar alguma coisa não me parece muito feliz.´Se o resultado fosse outro em Coimbra? Mas em que condições? Perder 3-0? Perder 1-0 e atirar 12 bolas aos postes?

    Eu continuo a achar um disparate falar-se dos problemas de comunicação de VP. Não que ele não possa melhorar, concordo, ainda, que ele não tenha pedigree, mas parecem-me exageradas as críticas nesse ponto e no essencial acho que ele é claro e até contundente, quando teve de ser demonstrou-o.

    Agora, tens razão quanto à atitude, mas isso são também os jogadores que descobrem por si próprios. VP é um estreante, para todos os efeitos, e conduz um Ferrari, como Domingos dizia de Humberto na selecção há 12 anos. Ora, ele não tem o perfil paternal de Jesualdo, nem a exuberância fluente do AVB que muito me agrada ainda hoje. Com o tempo, VP vai melhorar em tudo, na táctica, nas substituições, no discurso, mas exigem já que ele seja catedrático e isso é com o outro das chicletes.

    Essa impertinência vai a par com o coro de críticas de ouvido que soam por aí, juntando alguns resultados não vitoriosos nos quais se quis demonstrar, maldosamente, a inépcia do treinador, o que já acho menos compreensível em portistas. Mas como já vi o que se passou com Jesualdo, nas condições em que trabalhou e sendo tricampeão, nada me admira.

    ResponderEliminar
  7. Nos três posts quis fazer um resumo do que se foi discutindo nos últimos tempos, na Imprensa em geral e aqui e ali nalguma crítica menos compreensiva de adeptos portistas. Nestes casos que por aqui, nesta caixa, passaram, apresentámos sempre os nossos argumentos. Como agora. Nos casos exteriores, como as apreciações às substituições que muitos adeptos, mais ou menos colunáveis (para o que fico indiferente, embora me dê pena), compraram do que foram ouvindo, já é mesmo caso de ignorância e de não pensarem pela própria cabeça.

    Creio que o caso da Rússia e a opção por Fernando-Souza em vez de Otamendi-Maicon é paradigmático de como funciona mal uma certa corrente de pensamento.

    Primeiro, não percebem a incongruência em que laboram, precisamente comprando a ideia que ouviram de alguém, porque só o Lobo das tácticas - habituado a falar sozinho como o Rui Prantos - lembraria - mas escondendo o insucesso da experiência - o Otamendi a lateral.

    Desculpem lá, mas não suporto isto. É o chico-espertismo. Puro e simples.

    Depois, a reboque, vem a valoração dessa experiência, trágica, da Argentina no Mundial, desprezando precisamente a experiência cá do Fernando. Ora, entre duas opções, o treinador escolheu a sua, que não se prova ser pior do que a sugerida na sequência de um historial de fracassos da Argentina. Acho que, antes de vergonha, devia haver decoro, mas não há e estas ideias passam quase incólumes.

    Se não for alguém de fora chamar a atenção para isto, parece que descobriram a pólvora.

    Mas cada um na sua, eu denuncio bem essa situação, como já denunciei outras.

    E já percebi, como VP já percebeu, que ou põe o barco a andar já em velocidade de cruzeiro, ou será eternamente contestado, como foi Jesualdo. Mas se ele for tricampeão não me importo nada. VP também não. Pode é sucedeu que a SAD até prolongue contrato com ele e depois lhe tire o tapete, enfraquecendo a equipa quando a prorrogação do seu contrato pressupunha um reforço da ambição e do plantel - foi o que sucedeu com Jesualdo, como há dias chameia a atenção.

    Isto, claro, não invalida que VP seja um fracasso, mas algo a provar apenas a partir do meio da época e não em finais de Setembro. Essa idiotice, gostem ou não que lhe chame assim, deve ser sublinhada e é o que eu faço mas aqui partindo de uma noção geral em que cabe, por exemplo, como critico, a sondagem do JN/O Jogo, que é extemporânea e cujas conclusões não são sérias porque as pessoas seguramente não se dão conta das respostas dadas quando estas coisas têm muitas ratoeiras.

    VP tem muito tempo pela frente para receber críticas, em altura própria, sem prejuízo de se desapreciar o que vai fazendo mas não ao ponto, como já muitos concluiram, de não ter traquejo para isto.

    Pelos exemplos que deixo, sumariamente, tratam de enterrar o homem. Não é justo, não é certo tratando-se de portistas e é muito cedo.

    ResponderEliminar
  8. Ah, a ironia, pois é essa, se conseguiste vê-la assim, opondo factos e usando analogias. Partantos, ganhei o meu ponto e por absurdo desmontei alguma falácia corrente. Sem achares que seja algo de pessoal. Obrigado.

    ResponderEliminar
  9. Zé Luís, desculpa mas continuo a não perceber a ironia...Eu sou Portista, tenho opiniões minhas, pessoais, que não se medem por aquilo que os outros dizem, embora muitas vezes a minha análise encaixe na análise que outros fazem, é natural, é normal, é humano.Agora se as coisas à minha volta correm de mal a pior digo-o, sem preconceitos e sem receio...Porque acho, sinceramente acho, que a verdade é o único caminho para conseguir atingir a perfeição ou caminhar para aí...Se porventura estivesse convencido do contrário, então deixava as coisas rolarem por si só, pura e simplesmente...Se é isso que as pessoas pretendem, então sejam sinceros e digam-no!

    ResponderEliminar
  10. A ironia é distribuída pelos posts sobre os casos recentes alvo de debate. O debate está aberto e cada um dá o que tem, não é para cercear a vontade de alguém. Nalguns casos, é um facto, uma ou outra opinião condiz com a que o mainstream media faz circular, mas são casos pontuais.

    Quanto á verdade, vai com cada um, digo a minha, dizes a tua e cosi via. É bom e salutar que se instrua a polémica, mas perde sentido quando é desprovida de senso comum, mesmo que o senso comum que por aí vai aponte, no que se opuve e lê, no mesmo sentido.

    Eu chego à conclusão, sem prescindir também da minha crítica que por vezes assesta também no FCP, que essa vozeirão que cresceu, fomentado pelos encartados dos OCS, influenciou muitas "vontades" e "verdades". Refiro concretamente a tal sondagem, que me parece algo idiota, como digo, e extemporânea, que parece óbvio.

    A mim preocupa-me mais a falta de alternativa a Falcao à alegada falta de comunicação do treinador, que nem vejo como tal.

    ResponderEliminar
  11. Esta conversa à volta de VP, como digo, faz-me lembrar o desamor por Jesualdo, o que aqui combati e a quem defendi quase contra toda a gente.

    Jesualdo que recebeu os mais sentidos elogios de Hulk, recentemente, e de Falcao, através do seu pai, como aqui evoca http://reflexaoportista.blogspot.com/2011/10/o-pai-futebolistico-de-falcao.html

    Como digo ainda, acho que a experiência não tem ensinado às pessoas, ou críticos capazes de saberem tudo para desancarem um treinador, seja com três meses ou três anos de trabalho e respectivos títulos.

    A muitos pode não ser nada, esquecendo (e não estou a dizer que é o meireles ou o carlos, mas pontualmente pode ser se tal coincidir embora não me refira directamente a alguém em especial) das injustiças antes cometidas.

    A mim causa-me perplexidade tal desfaçatez. Não é retirar o direito a essa crítica, que tem tudo aqui o seu espaço, mas o de não perceberem que ou exageram, ou atacam muito cedo ou até repetem uma injustiça eventualmente antes cometida com outro.

    Aliás, espalhei três temas distintos, com a sua envolvência própria, pelos posts, mas só coincidem em comentar neste, ignorando o debate aberto nos outros mas não participado.

    Partantos, não há interesse em aprofundar as coisas e logo agora que, finalmente, tive tempo e espaço para lhes dedicar a atenção que não providenciei na altura desses factos e jogos.

    ResponderEliminar
  12. De resto, como é notório, de cada vez que alguém produz uma reflexão interessante chamo a atenção e até destaco isso.

    ResponderEliminar
  13. Pois eu acho que relativamente ao Jesualdo -nós os críticos- tínhamos absoluta razão, aquilo que ele fez fora daqui comprova-o de forma irrefutável...Bastou que chegasse alguém com dois dedos de testa e os resultados saltaram para coisas inimagináveis até aí...Mas o que é bom acaba depressa, se ao Jesualdo nunca o Chelsea convidou, ao Vilas Boas até para o poder contratar pagou e não foi pouco...Mas isso são "eles" que não percebem nada disto!
    Se hoje tivéssemos o Lucho e o Lisandro e um Treinador a sério teríamos todas as condições para ganhar mais uma vez tudo!
    Já não falo do Falcao. Nem do Cissoko...
    Mas tudo bem, compreendo, eu vou parar mais um pouco para descansar desta insatisfação...Não vale a pena desesperar, se o que vem aí for mau, será mau para todos nós, espero eu...

    ResponderEliminar
  14. Continua aí uma falta de perspectiva medonha, meireles.

    No ano da dobradinha, com o M.U. nos 1/4, renovam com Jesualdo.

    Depois vendem o Lucho e o Lisandro, mas o mau é o treinador.

    O tal treinador que formou o Hulk e o Falcao. Ah, é o trabalho dele.

    Mal apreciado.

    ResponderEliminar
  15. Então se entendo bem a tua argumentação, a culpa não é do Treinador mas da Direcção...OK!

    ResponderEliminar
  16. Exactamente. Relembro a aposta de risco, assumido, no treinador estreante. E a perda de Falcao não compensada. Já escrevi sobre isso. Como pano de fundo, o treinador é sempre o elo mais fraco. E julgado de forma imediata. Repara no Domingos e imagina se favoráveis decisões de arbitragem não lhe teriam permitido virar o 2-0 de P. Ferreira para 2-3. Domingos já era...


    As críticas têm de ser justificadas e contextualizadas. Há uma precipitação muito grande. Não quer dizer que não possa comprovar-se, mais à frente, o que se suspeita agora. Mas agora já não há apenas suspeitas, mas uma condenação quase definitiva do VP.

    É isso que tento desmontar, mas obviamente é apenas a minha opinião que procuro defender com a minha argumentação. Um ou outro podem ter leituras diferentes.

    Agora, o que não aceito é que, como tenho visto e já desde que comentei a saída do Falcao no próprio dia - realçando a quem isso salvaria a face -, alguém acuse o toque, pessoalmente, por sentir-se menosprezado, ou insultado, por eu querer desmontar uma falácia como a entendo e ainda por cima alguém de quem não conheci, por exemplo, uma posição pessoal sobre o assunto.

    Isto é, enquanto tratamos de discutir aqui as coisas é na base do tu cá, tu lá, directamente, sabendo o que cada um pensa do assunto.

    De repente, se fiz uma crítica genérica a quem argumenta de uma certa maneira, aparece alguém de fora, do vazio, a dizer que então eu achei que ele por pensar assim estava a ser maltratado.

    Esta última parte não tem a ver com o que temos vindo a falar, mas apenas a talhe de foice sobre um criticismo exacerbado que alguns chamam "exigência" e a mim não me parece nada razoável nem sequer justificado.

    ResponderEliminar
  17. A minha hesitação sobre a colocação do Fernando a defesa direito não é se ele joga mal, é o Souza ir fazer o lugar dele...
    Mas quem só viu o resumo não pode dizer grande coisa sobre o assunto.

    ResponderEliminar
  18. Nightwish, eu concordo com todas as possibilidades se não mas apresentarem como inelutáveis e seguramente destinadas ao sucesso.

    O que sucedeu, e precipitou uma série de críticas, algumas ásperas e outras patetas, gostem ou não, este ou aquele, de enfiar a carapuça, é que sentenciaram, definitivamente, que o VP não percebe nada disto porque em vez de meter o Maicon a central e mandar o Otamendi para lateral fez o que fez, com naturalidade, pondo o Fernando a lateral e entrando o Souza para trinco.

    Souza a trinco, de resto, opção fiável, até elogiada, nos primeiros jogos oficiais da época mas da qual, subitamente, todos passaram a desconfiar.

    A questão não é, como dizes, se joga mal ou não, é se é uma solução viável e fiável. O 3-1 final dis que não, tal como o 2-2 diz que devia ter entrado o Defour e não o Belluschi. As substituições não resultaram, claramente, mas porque o resultado do jogo e as incidências que levaram a ele agravaram o facto de os suplentes não terem rendido, não que não fossem adequados à tarefa.

    Esta perspectiva errada é que conduziu a um alarme inusitado. Como explico, seria sempre necessário mudar duas posições, em qualquer das soluções. Logo, não foi a opção de VP que fez mudar duas posições, como se fez crer. E o jogo não foi perdido por isso sequer. Toda a 2ª parte correu mal, porque os jogadores correram mal e não resistiram com 10 a uma equipa esfusiante em velocidade.

    Qual a alternativa? Defender junto à área? Porque não? Podemos discutir tudo e o seu contrário. Mas se aceito vaticínios à partida, a confirmar ou não, não admito sentenças definitivas. E a sentença é que muiutos já pediam a saída de VP. Demencial.

    Li comentários a esse respeito, não aqui mas pela bluegosfera. Se algum desse teor aqui chegasse entraria sem problemas, mas sentiria a minha repulsa por isso.

    Aliás, prezo-me de responder a toda a gente e nem sempre é recíproco o desejo de agradar, mas as críticas são para isso e se tiverem de ser adjectivadas pois então que sejam. Também já me apontaram aqui várias críticas e cá continuo, contra ventos e marés. O VP também. E acredito que terá sucesso. Se não tiver, avaliaremos as condições que levem ao fracasso.

    ResponderEliminar
  19. Carlos,

    Como é normal está no seu direito mas se há coisa que este blog não é nem nunca foi é um espaço de intolerância.

    Há uma critica, certeira e corrosiva, contra a máquina mediática que alimenta o grande lixo que é hoje em dia o futebol português com a mesma contundência que um dito de Bocage ou uma crónica social de um Camilo.

    Eu próprio tive, nos principios da minha passagem por aqui, trocas de comentários azedos com o Zé Luis, que não conhecia, nem ele a mim, de lado nenhum. Mas assim que se perspectivou o debate em aspectos futebolisticos, apesar de existirem linhas de pensamento distintas em muitos pontos, a troca de ideias foi sempre de primeira ordem!

    Zé,

    O VP caiu mal no goto dos adeptos porque o sentimento de orfandade com o AVB é muito forte.

    Ao contrário do Mourinho, o AVB venceu vendendo uma imagem irreal para os dias de hoje onde figuras como Pedroto e a sua dedicação absoluta (apesar de, ironicamente, alguns dos seus melhores anos como técnico tenham sido em Setubal e no Bessa) a uma instituição já nãp existem. E a sua saida, absolutamente natural e com consequências futuras para a sua carreira "progidiosa" tornou-se quase numa obsessão para os adeptos.

    Se viesse um estrangeiro estariam agora a falar de um inadaptado ao futebol português. Se fosse alguém da escola, um Jorge Costa, Domingos ou Pedro Emanuel falariam do "tacho" só por ter sido jogador do clube. Com VP é a sua falta de comunicação, o seu estatuto de número 2 ou o que quer que seja...

    Acho esta reacção natural, inevitável e que só começará a mudar quando a equipa faça um jogo pleno, algo que ainda não sucedeu, e as pessoas entendam que o futebol são ciclos e que os rostos mudam mas o importante é sempre a estrutura e o ideário por detrás do clube!

    um abraço

    ResponderEliminar
  20. A razão da saída constante dos jogadores importantes já foi tão discutida aqui e em tanto lugar...Eu tenho tanta pena de ver ir embora tantos e tão bons profissionais, que às vezes delicio-me só a pensar nas hipóteses que teríamos se mantivéssemos alguns deles...Retirando os que estão já em fim notório de carreira como ignorar Pepe, Bruno Alves, Cissoko, Bosingwa, Anderson, Lucho, Lisandro, Quaresma, Falcao...
    Retenho aquilo que disseste na noite em que Falcao fez as declarações de vontade de saída com PC à distância de um ouvido...

    ResponderEliminar
  21. meireles, sei que nesse ponto sempre estivemos em sintonia.

    Repara, contudo, que se faço críticas a aspectos negativos do FC Porto, como esse último aludido a Falcao, não é no sentido de desmoralizar tudo e todos, de bater cegamente, de temer o apocalipse e vislumbrar o caos absoluto. Eu, como tu e outros apontamos uma deficiência e, mesmo conscientes dela, como a saída constante de jogadores que aceitamos e compreendemos até certo ponto (necessidade de vender-comprar-vender-rentabilizar) e na medida em que sejam devidamente substituídos (o que não é o caso de Falcao, mais a perplexidade e o momento invulkgar em que se processou a sua saída), a política da SAD, sem nos inibirmos de comentar negativamente o que de facto nos desagrada. E assim deve ser e assim gosto que este espaço seja. Porventura com a paixão ´própria de adeptos, mas não necessariamente uma crítica descabelada e excessiva.

    Continuamos na onda.

    ResponderEliminar
  22. "O VP caiu mal no goto dos adeptos porque o sentimento de orfandade com o AVB é muito forte"

    Além de agradecer a defesa desse meu insuspeito advogado Miguel Pereira, com quem há muito não trocava impressões (férias, férias, desencontros vários), realço que esse tal sentimento de orfandade, infelizmente quanto a mim, foi pontuado com críticas muito grosseiras que muitos lhe dirigem.

    Mas, além disso, sendo uma ponte natural na sucessão, praticamente ninguém contestou a sua nomeação. Porquê? Porque "confiaram" em PdC e este tem um currículo invejável, mas não é infalível como ninguém é, claro. Ora, não pode ser em três meses que se desfaz um treinador que tem a equipa no topo, com as vicissitudes próprias de cada início de época em que pode demorar a que tudo entre nos eixos. Daí a críticas sem muito sentido é um facto a que acresce um enumerar de defeitos que se descobrem no treinador. Sim, talvez com as saudades da clareza de AVB, que se revelou um homem e treinador excepcionais e ainda hoje muito me agradam e não justificam o ostracismo a que muitos talibã o votaram, como chamo aos indefectíveis que nada perdoam nem nada aceitam das fraquezas humanas como se as qualidades deificadas estivessem apenas centradas no presidente.

    É claro que eu não defendo que está tudo bem, que a equipa está melhor e por aí fora. Mas segue a filosofia do treinador revelada desde a primeira hora e por isso tem mais golos marcados sem jogar pior do que jogava por esta altura há um ano atrás, algo que ninguém ainda contestou ao longo de toda a semana.

    Obviamente, como também referi num comentário aí atrás, quando o FC Porto engatar vitórias e começar a regularizar o seu padrão de jogo e a "convencer", tudo acabará e espero que se dê plena continuidade ao trabalho de AVB com o toque pessoal natural e sequencial de VP.

    Creio ser o que todos desejam, por fim, mas uns com menos paciência e eu com cada vez menos paciência para quem não a tem, mas vai-se aguentando.

    ResponderEliminar
  23. Eu não tenho nenhum sentimento de orfandade relativamente ao Vilas Boas, apenas não gostei nada da sua debandada...Porque o André é portista torna-se-me muito mais complicado aceitar esta sua saída para Inglaterra...Desafio incontornável?...
    Não me pareceu, surge-me mais como a manifestação de um sentido de oportunidade que no caso do André por se ter manifestado agradado em estar aqui, foi difícil de entender.
    Mas não me repugna nada a ideia de ele poder regressar...Aliás já vivi um pouco este tipo de sentimentos com o caso Pedroto.

    ResponderEliminar