24 setembro 2011

FC Porto marcou a dominar e sofreu a controlar

O FC Porto provou ser mais forte do que o Benfica, tem melhores jogadores e mais equipa, mas deixou-se empatar (2-2) num clássico em que alguns vão "somar" o não ter ganho por 5-0 ao deixar escapar duas vezes o avanço no marcador, porque marcou quando dominou e foi muito superior ao adversário e sofreu quando quis controlar.

Uma excelente 1ª parte que não fez justiça no resultado ante um opositor que não rematou uma vez à baliza. E uma 2ª parte expectante, de controlo, em que logo sofreu o 1-1 e, voltando cedo a adiantar-se com 2-1, para sofrer o imerecido 2-2 para o qual o Benfica pouco fez ou arriscou.

Ao invés do aparente Benfica ofensivo que foi uma nulidade atroz na 1ª parte, sem tanta gente ofensiva (Witzel mal saiu da companhia do "porteiro de discoteca" Javi Garcia e os alas pouca mossa fizeram junto a Cardozo) chegar-se sequer à área, o FC Porto mandou sempre no jogo mas teve uma atitude mais passiva que castiga a sua inoperância. Com 2-1, mesmo quando Vítor Pereira quis tirar a equipa da letargia em que deixava enredar-se e dava esperanças ao Benfica, a troca de Guarín, que estava bem, por Belluschi, para dar a criatividade que começava a faltar, não resultou. Já com a ideia de controlar e resguardar o resultado posicionada a equipa na linha de meio-campo, uma pastosa acção de médios e defesas deu a oportunidade, num golo imprevisto, que fixou o enganador resultado final que os lisboetas, e seus acólitos, vão cavalgar na medida de uma falsa igualdade de capacidade e um aparente equilíbrio traduzido do resultado mas não visto em campo.

O FC Porto não tem a acutilância e killer instinct na ofensiva como era seu cariz na época passada, mas o Benfica foi pouco mais do que uma equipa conservadora que saiu satisfeita com o empate para o qual apostou mas que obteve de forma muito feliz e graças apenas à modorra que na parte final se apossou dos portistas, sem que Hulk tenha feito o que fizera de notável na 1ª parte e Varela sempre a perder gás e trocado por Rodriguez. Ao não defenderem, Hulk e Varela deixaram o Benfica atacar com mais unidades, algo que na época passada não aconteceu.

Além de mostrar ser mais forte, o FC Porto tem de momento um 11 já definido, enquanto o Benfica pode ter alternativas, mas não nas laterais em que continua muito fraco e permeável, mas dificilmente uns convencem mais do que outros, como provam as saídas de Nolito perdido num flanco e Aimar que se desgasta a rir e a falar com o árbitro. Gaitan continua a ser o melhor benfiquista e único desequilibrador.

Mais uma arbitragem deplorável de Jorge Sousa no capítulo disciplinar, acolitado pelo José "levas no cachaço" Ramalho que à sua frente não via falta alguma, fosse sobre Hulk ou Guarín. Nas divididas era apitar contra o FC Porto, que teve Otamendi e Fucile amarelados em lances de corte na bola e acabou com mais quatro (esses sim, justos) amarelos a Fernando, Moutinho, Kléber e Rolando. O Benfica, que viu o boxeur Javi Garcia levar amarelo à sua 4ª falta só na 1ª parte, lá sobreviveu com a complacência de um árbitro à portuguesa que assim não merecerá os reparos, que tanto assustam os apitos lusitanos, da Imprensa da capital, enquanto a do Norte ou desaparece ou também se amedronta e relega para plano secundário sem protagonismo visível. 

10 comentários:

  1. a única coisa que não gostei no treinador foi o discurso mole no final a deixar ir pela ladeínha dos habituais periodistas (como disse o Fucile) que só querem fazer titulos pomposos com os mouros.

    empatar em casa com o Benfica é mau e ponto final... somos superiores e fomos superiores em quase todo o jogo... vamos mostrar na Luz a eficácia que faltou com um dominio e controlo ainda maior do jogo.

    ... sem dramas, sem choradinhos... sem alinhar com os desalinhados que querem colocar tudo em causa após os 1ºs 2 pontos desperdiçados!

    nisso o Vitor está a pôr-se ajeito. tinha que vir no final bater no árbitro, bater nos jogadores, bater no adversário... mas nunca com discurso de coitadinhos.

    tudo o resto foi futebol:

    - entrada forte
    - dominio e controlo absoluto na 1ª parte
    - benfica amedrontado claramente na 1ª parte
    - duallida de de critérios de arbitragem e erros pontuais.
    - a habitual violencia tolerada de MAxi, Luisão, Javi, Cardoso...
    - entrada razoavel na 2ª parte com um golo fortuito...
    - a equipa treme mas reage
    -depois caimos num excesso de confiança e displicencia...

    ..algumas habilidades pelo meio, tentativas de toques bonitos, pouco pé nas entradas, espaço a frente dos centrais, o benfica a ficar com as 2ªs bolas, Hulk e Varela a ficar a ver correr

    --- e a saida do Guarin que não resulta mas compreende-se

    --- as seguintes substituições voltam a não resultar porque foi para repor o ponta de lança na equipa e reequilibrar o ataque depois do cenário da vitória estar posto em causa.


    ... e 2 golos de PISSSO...

    - uma perda de Hulk e Fucile a dormir no primeiro, com ressalto na área e a bola a passar por onde nunca passa... por baixo do hélton, meio embrulhada

    - uma xuto para qualquer lado a apanhar o Fucile de surpresa com o adversário rapidissimo nas costas que dá o 2º golo


    tenho dito

    ResponderEliminar
  2. Eu estava com dúvidas sobre se a minha perspectiva do jogo fosse anormal, mas já estou a ver que não é única.
    (apesar de ser daqueles dias em que por muito que tente não consigo tar muito atento aos pormenores tácticos).
    Acho que aquelas duas cotoveladas do Maxi também não deviam valer, já agora.
    Mas também fico um bocado na dúvida de porquê meter o Rodriguez e não o Beluschi, para arrumar de vez o meio campo do SLB. Inves disso, eles reforçaram o meio campo e obteram muito mais espaços.
    Um resultado muito amargo para o que se passou em campo, mas sem mais remates na área... só com muita sorte.

    ResponderEliminar
  3. Concordo que o Porto conseguiu mostrar superioridade durante quase todo o jogo e só se deixou empatar porque muitos dos nossos encararam o jogo sem aquela ponta de espírito que é apanágio do Porto, "comer a relva se for preciso"...
    Estamos a permitir que alguns dos nossos se aburguesem descaradamente na sua forma de encarar o jogo...Fucile foi a nota mais clara e evidente disso!
    -Foi irritante verificar, que as antecipações desapareceram do naipe de possibilidades de intervenção, na maior parte do desafio e na maioria dos jogadores.
    -Porreta, se é necessário antecipar-mo-nos porque não, porquê encostar meigamente a acolchoar as costas do adversário, sem lhe dar sempre a cheirar a possibilidade de chegar-mos lá primeiro que eles?...Claro que a postura do árbitro aconselhava alguma cautela, pois sempre que aparecia maior agressividade azul, surgia o cartão amarelo...Falo de antecipação!
    E porque não pedimos preferencialmente árbitros de Lisboa, sempre virão com a noção de que não poderão mostrar descaradamente tendências, estes os do Porto, acham que tudo lhes é permitido só porque são do Porto...Lembro-me bem do Paraty e Cª...O Sousa só tinha olhos para os excessos dos jogadores do FCPorto...Os "meigos" Cardoso, Javi, Luisão, Maxi Pereira que distribuíram lenha durante todo o jogo tinham "licença camarária" do Rui Rio da arbitragem...Os maiores inimigos do Porto são os naturais do Porto!
    O nosso Vítor é muito macio, tem muita esperança na superioridade do plantel, esquece que as vitórias se conseguem em noventa por cento dos casos, com muita vontade e muito espírito de sacrifício...Nesse aspecto o Vilas Boas levava vantagem, tinha aquela ratice e a loucura que é necessária a quem quer vencer e sabe utilizar se os tem, todos os meios lícitos para isso...É preciso ter talento, não basta ser bom rapaz e conhecedor.
    Vi, mais uma vez, o Jesus a dar indicações livres para tocar nos calcanhares dos adversários sob a total apatia do árbitro e vi-o insultar com todas as letras a mãe do Álvaro Pereira, que protestava por isso, sem sequer merecer um reparo do Sousa...

    ResponderEliminar
  4. Depois do jogo podemos imaginar as substituições que quisermos.

    Se era para manter a toada de controlo, primeiro devia sair o Varela para entrar o Defour, que é forte nas divididas.

    Mas isso comecei a ver depois das substituições, se calhar saiu tudo furado ao VP, a começar pelo golo inesperado e algo de fortuito do 2-2 que foi um balde de água fria: até o treinador se sentou...

    Mas eu acho que, para espevitar a equipa, o Belluschi servia para a acutilância atacante que estava a perder-se. Só que não resultou, o Belluschi não anda nos melhores dias e já se viu noutros jogos.

    A equipa não manteve a pressão que subjugava o Benfica. Foi só isso. E para isso contribuíram as substituições que não deram resultado. Pode haver quem queira criticar o treinador, mas ele resistiu à tentação de defender mesmo.

    Não sei,. é discutível, se os jogadores quiseram mostrar que, tal como na época passada, controlavam tudo sozinhos e optaram, consciente ou inconscientemente, por uma toada mais relaxante.

    O Benfica não espreitava sequer o golo. Mas estas coisas acontecem.

    De qualquer modo, muito e bom campeonato pela frente, continuo sem ver que equipa poderá quebrar a invencibilidade do Porto e retirar-lhe o título - poderá ser que seja o Porto a perdê-lo, como perdeu o ensejo de vencer este jogo, mas ainda falta muito para ver.

    ResponderEliminar
  5. Do árbitro, outro benfiquista de Paredes, só lenbro o que disse do alemão Felix Brych que muitos quiseram criticar no jogo com o Shakhtar.

    Ele não permitiria a violência gratuita dos benfas.

    Quando mostrou a coragem que mostrou na expulsão dos ucranianos, muitos não viram que é isso que faz falta em Portugal.

    Agora amanhem-se...

    ResponderEliminar
  6. Concordo com a maioria das ideias aqui referidas, mas...
    Com 1 hora de jogo (2-1), os benfas queriam empatar o jogo, nós queriamos empatar tempo para ganhar 2-1. Resultado fez-se a vontade deles!!!
    Será que o ar sempre desgostoso do Vitor Pereira (tipo Jesualdo ou Postiga) ajuda ????
    Quanto ao resto, detesto arbitros do Porto (Associação)

    ResponderEliminar
  7. Meu Caros Amigos,não notaram deficiencias ao nivel fisico nos nossos jogadores?Eu gosto do Vitor Pereira mas parece me que lhe falta voz de comando que os jogadores respeitem e cumpram o que lhes é pedido e exigido.
    Saudações Portistas!
    Abraços
    Duck

    ResponderEliminar
  8. Mais uma exibição de duas faces, o que começa a ser preocupante. A equipa demonstra não ter pernas para manter o ritmo e a intensidade do jogo durante os noventa minutos.

    Primeira parte de muito bom nível onde só faltou eficácia no remate. Aquela perdida de Fucile é, no mínimo, exasperante. Dominamos, controlamos e merecíamos sair para o intervalo com um resultado mais confortável.

    Depois, voltamos às exibições cinzentas, sem chama, com muitas bolas perdidas, alguma desconcentração e deitamos tudo a perder.

    Apesar da influência negativa da arbitragem, que amarelou os nossos jogadores sem qualquer critério e ainda perdoou a expulsão ao Cagozo, considero que devemos a perda de dois pontos a nós próprios.

    A equipa necessita sobretudo e uma preparação física adequada para ser capaz de aguentar todo o jogo em bom nível.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  9. - O resultado foi péssimo, foi como uma derrota, pois perdemos 3 pontos, 2 por não alcançarmos a vitória, e 1 que foi dado ao adversário.
    - Fucile, apesar de quase ter marcado um golo, esteve mal a defender, ora um defesa-lateral direito até pode ser muito bom a atacar e a subir pelo seu flanco, mas se defende mal não cumpre o objectivo prioritário que lhe compete: defender. Sempre preferi o Sapunaru porque defende melhor, se repararem nos jogos importantes da temporada passada o lateral direito era Sapunaru. Que venha rapidamente o Danilo.
    - Hulk e Álvaro Pereira decaíram fisicamente na segunda parte, o que me leva à conclusão de que a recuperação das lesões ainda não tinha sido total para o jogo.
    - Na 1ª parte dominamos o jogo por completo, mas faltou-nos o "killer instinct", marcar golos e ser eficaz. Temos de melhorar esse aspecto, porque de nada serve dominar o jogo se não conseguimos materializar esse domínio em golos.
    - As atitudes trapaceiras dos jogadores benfiquistas foram evidentes, se repararem na situação do 1º golo que sofremos, há um jogador benfiquista que fica em fora de jogo e em vez de recuperar a posição vai colocar-se deliberamente atrás de um jogador dos nossos para o atrapalhar, tal já tinha acontecido no 2ª golo que os benfiquistas marcaram à Académica na jornada anterior. Estar alerta e atento a estas situações.
    - Vítor Pereira esteve mal nas substituições, penso que ele ainda não interpreta bem o evoluir do jogo, ainda precisa de trabalhar esse pormenor, como na temporada passada competia ao Libras Boas a interpretação e leitura do jogo, nota-se que o Vítor Pereira ainda não está maduro na leitura do jogo. Penso que Vítor Pereira ainda não se emancipou do papel de adjunto, continua a raciocinar como um adjunto pois ainda não sabe interpretar e ler o evoluir de um jogo, prova disso são as susbtituições erradas que ele efectuou. Parece aqueles adjuntos que repentinamente - porque o treinador principal foi punido e vai ver os jogos da bancada ou então adoeceu e não vai orientar a equipa por 3/4 jogos - se vê colocado no papel de treinador e limita-se a copiar a mesma táctica de jogo, mas quando é necessário reformular a estratégia (e portanto fazer subsituições) porque as ciscunstâncias se alteraram acaba por produzir asneira. Ainda tem de "dar o salto" mental permitindo melhorar na análise e interpretação do evoluir de um jogo.

    - Houve dualidade de critérios do árbitro, que teve medo de ser isento e imparcial e que depois lhe chamassem de portista. Mas não foi por isso que não ganhamos, a grande quota de responsabilidade pelo empate de ontem é nossa.

    ResponderEliminar
  10. Tenho estado ligado ao Barça-Atlético e assisti até agora a um domínio avassalador do Barcelona...Quis ver Falcao mas nem Falcao o vê...Aliás ele e meia equipa do atlético vê o jogo como o vê a assistência nas bancadas...70% de domínio de bola.
    Acabei o jogo, 5 a 0 e pareceu-me que o melhor do Atléti foi mesmo o Falcao...Onde te foste tu meter.

    ResponderEliminar