15 agosto 2011

Hulk marca e dá para Falcao falhar

Hulk promete ser de novo o protagonista maior da época e, tal como há um ano, deu a vitória ao FC Porto na abertura do campeonato, também de penálti como sucedeu então na F. Foz com a Naval. O Incrível fez o 1-0 essencial e deu o 2-0 a Falcao quase no fim, mas o colombiano com a baliza aberta cabeceou ao lado como ao lado parece andar agora que já manifesta vontade de sair...


O FC Porto impôs-se em Guimarães num jogo tirado a papel químico do da Supertaça. Com mais canelada e e sofrimento, face ao futebol digno da 3ª divisão inglesa e tipo lixa nº 5 dos vitorianos, os dragões geriram bem a contenda, criando mais oportunidades do que os locais. Só Kléber falhou três ante Nilson, mais do que as duas ocasiões dos minhotos na 1ª parte. Pensava-se que Falcao o corrigiria na arte de marcar, mas o 2-0 falhado a quatro metros da baliza confirma que o colombiano está muio distante da boa forma, pelo atraso na preparação, como parece distante de poder ficar no Dragão. Da mesma forma, Guarín também vai somando minutos enquanto lhe falta treino, mas Vítor Pereira teve de gerir os internacionais, deixando Ruben Micael no banco em vez do colombiano. Otamendi rendeu Maicon ao lado de Rolando e dá outra segurança ao sector, nas duas alterações ao onze que iniciou a Supertaça em Aveiro.


O N'Diaye confirma-se como o Pepe no nosso campeonato, batendo em tudo e sempre sem ver cartões, sabe-se lá até quando. Mais um festival de jogo duro, generalizado nos vimaranenses, mas foi Moutinho a ver o primeiro cartão quando outros vitorianos antes o mereciam. Mas Benquerença esteve muito atento e decidido na gravata de Olimpio a Sapunaru num canto, um exemplo do jogo em cima que tem sido a marca dos vitorianos mas que não pode durar toda a época e não lhes trará grandes benefícios trocarem a posse de bola pela agressividade sobre o adversário. Tanta energia dispendida em jogadas inócuas que quando chegou a hora da frieza Barrientos não conseguiu concluir ante Helton, numa fase em que a superioridade numérica no meio-campo retirava espaços aos médios portistas. No final, Belluschi reforçou o miolo em detrimento de Varela, quando já Falcao jogava no lugar de Kléber que falhou três vezes isolado diante de Nilson.


Uma vitória natural do FC Porto, sujeito ao kick and rush vitoriano mas controlando melhor os lances aéreos e as bolas longas. E um passo em frente dado em relação aos rivais que empataram todos, com fases mais adiantadas de preparação o que só valoriza mais a gestão que Vítor Pereira tem de fazer de momento. E 6ª feira é já o Gil Vicente na 2ª jornada antes da Supertaça europeia no Mónaco uma semana depois face ao campeão europeu Barcelona que tem os mesmos problemas de treino e de tempo para gerir, mas pode gastar 35ME em Alexis Sanchez e 40ME em Fàbregas, sem temer que lhe saia o goleador...

4 comentários:

  1. Bom dia,

    Ontem alcançamos uma importante vitória na cidade Berço.

    É um campo difícil, onde na época transacta perdemos 2 pontos.

    O Vitória jogou com muita agressividade, muitas das vezes à margem da lei, e Olegário permitiu as entradas sucessivas, uma delas a pés juntos, o que dá punição para vermelho directo.

    O penalti existe, por muito que custe aos jogadores do Vitória. Existe a gravata em Sapunaru, que ao ver-se agarrado nas barbas do árbitro deixa-se cair ... e bem.

    O FC Porto não fez um grande jogo, muito à semelhança da primeira jornada da época passada. Ainda falta afinar muita coisa, e definir rapidamente quem sai ou quem quer sair e coloca-los de lado.

    Otamendi na minha opinião foi o melhor em campo. Foi um esteio na defesa e um autêntico bombeiro que acudiu a todos os fogos. Helton também rubricou mais uma excelente exibição.

    Rolando, Souza, Sapunaru, Hulk e Moutinho também rubricaram uma boa exibição.
    Varela está a melhorar.
    Fucile tem de ser mais consciente, a temporizar quando deve ou não atacar.
    Kléber pela negativa, sente a pressão e falhou golos "feitos".

    Excelente o apoio do público portista em Guimarães, incansáveis no apoio à equipa.

    Última nota para as declarações de Falcao, que era o jogador do qual eu menos esperava tais afirmações de desrespeito com o clube.

    Falcao além da valia como atleta sempre me pareceu inteligente, mas o dinheiro mexe com as pessoas.

    Mas o que não entendo é a burrice. Um jogador nomeado pela UEFA para melhor do ano, melhor marcador da Liga Europa tem como maior ambição jogar no modesto Atlético de Madrid. Falcao merece jogar num clube que lhe permita ganhar títulos internacionais e não o clubes de terceira linha no futebol europeu.

    Segundo se pode ler na página do facebook do jornalista TSF João Ricardo Pateiro, Falcao quer mesmo sair e foi falar à zona mista sem autorização do clube.

    Mas o que me deixou mesmo FODIDO, foi ele dizer que o Atlético de Madrid tem grandes adeptos e seria uma grande oportunidade para a sua carreira.... oportunidade só se for para ganhar dinheiro!!!

    É certo que Falcao abriu a porta de saída ontem, e espero que vá mesmo pelos 45 milhões.. sem descontos e prestações.

    E se fizer birra, veste coletes a época toda e corre à volta do campo.

    Abraço e boa semana

    Paulo

    pronunciadodragao.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Exibição cinzenta, talvez a pior desta ainda curta época (pré-época incluída).

    Muita lentidão, pouco esclarecimento, pouca intensidade, pouca imaginação e sobretudo demasiadas baldas defensivas. A sorte foi o desaproveitamento alheio.

    Salvaram-se alguns fogachos do Hulk e a enorme concentração de Helton.

    Vai ser necessário muito trabalho e empenho para fazer as correcções necessárias, no sentido de devolver à equipa o bom futebol a que nos habituou. Matéria prima não falta e mesmo que alguns dos jogadores mais cobiçados saiam outros cumprirão as suas missões. Queremos voltar a ser campeões.

    O primeiro passo foi dado ontem com a vitória em Guimarães, onde a época passada empatamos.

    Um abraço

    ResponderEliminar
  3. o N'Diaye bate em tudo e não vê cartões? Mas afinal quantos jogos oficiais ele fez? E quem é o adversário desses jogos?
    Pois é. É só jogar com a equipa do regime, e podem abrir as apostas do minuto do banho...

    ResponderEliminar
  4. E por falar em kick and rush, ontem o Ch€£$ea foi incapaz de vencer o Stoke, uma espécie de Guimarães, mas mais macio e sem gravatas para oferecer penalties. 3 remates ao fim dos primeiros 45 minutos, Anelka e Drogba lançados do banco e sem nenhum Incrível para abrir brechas em defesas cerradas os blues não parecem ir ter vida fácil perante um United que resiste a um novo Roberto (a proveniência é a mesma, o custo foi quase o triplo mas para já 2 frangos em 2 jogos) e marca às 3 tabelas...

    ResponderEliminar