11 julho 2011

Mercado do lixo, de Hulk a Mourinho

Um tal JRR, do Rascord, que há dias opinava em tese laudatório dos méritos negociais de Luís Filipe Vieira pela transferência de Coentrão para o Real Madrid, deu-lhe poucos dias depois para dar crédito a uma notícia da Rússia e dos seus confins no Cáucaso para falar de uma alegada oferta de 10ME anuais para levar Hulk.

Ou seja, aquilo que em jornalismo e no português corrente pode chamar-se de "broche", com garganta funda, mesmo que em mero exercício de opinião era capaz de contemplar um fait-divers como o de admitir que o FC Porto venderia Hulk por meros 50ME, metade da cláusula de rescisão e, sob esse prisma, uma bagatela.

Há gente que não se enxerga, mas leva a vidinha como se nada fosse. Já nem é de somenos o desplante de não reduzir em um terço o montante arrecadado pelo Benfica na sua mais recente transferência, além de minimizar o efeito desesperado do Benfica em necessário dinheiro fresco e a obrigãção de vender um jogador que beijava a camisola e sonhava com outro clube dos seus delírios de menino. Algo que, felizmente, não tem obrigado o FC Porto a vender ao desbarato, como sugere a notícia sobre Hulk este teimoso que repete diariamente que não quer sair, está num grande clube e com o FC Porto quer continuar a ganhar troféus.

O pior, em suma, é achar que a lógica de promoção, conta bancária recheada e palco atractivo, presente na saída de Villas-Boas para o Chelsea, com todos os "matadores" para se fazer, iria cumprir-se para um recôndito destino russo no instável Daguestão, por metade do preço à cabeça de Hulk e como se este estivesse, como Roberto Carlos, em vias de reforma e não no pleno da sua efectividade com um potencial imenso que atrai os mais endinheirados, e sedutores de verdade, emblemas do continente.


Parece, no entanto, que em vez do bilionário Kerimov, presidente do Anzhi que praticamente ninguém conhecia até ter chamado Roberto Carlos a Makhachkala nas bordas do Mar Cáspio e a norte do Caucaso, foi o defesa-esquerdo a chamar Neymar, nem mais do que um dos mais badalados jogadores brasileiros do momento, acabado vencedor da Copa Libertadores com o Santos mas um fracasso na Copa América pelo Brasil. E além de Neymar, parece que outros nomes do momento no Brasileirão - que decorre enquanto se joga o "Europeu" sul-americano de selecções, coisa que só lá acontece -, como Ganso, outro que não pega na Selecção canarinha.

O que diz Roberto Carlos podem ler aqui: http://football.sport-express.ru/reviews/15073/

E, para o mercado feito por estes totós, como JRR, não é que, mesmo com potencial cobiça de Madrid e Barcelona, Mano Menezes não acaba por desvalorizar o valor de Neymar ao dizer que deve jogar de cabeça levantada?

Ora aí está como, despretensiosamente, o seleccionador brasileiro põe as notícias de mercado no devido lugar: o lixo. Dizer isto de um que se diz ser, porque não conheço, o maior talento em vista e cobiçado pelos dois gigantes espanhóis só ao alcance ou de um desmancha-prazeres ou de um periodista de circunstância.

Logo Mano Menezes que "desestimou" Hulk para o escrete. E os freteiros, ou "brochistas" de ocasião, ao serviço do Benfica continuam a subvalorizar também as coisas mais básicas quanto ao valor de um futebolista: ter medida certa para uma avaliação que seja mais fiável do que a mais renomada agência de notação financeira.

Pelo meio, Menotti veio arruinar mais a também propagada fama de Mourinho, vulgarizando-o ("Mourinhos há muitos") ao pé de Guardiola e também ele dando por finado o mito de Mourinho, considera, especialmente depois do 5-0. Mas Mourinho não foi o único a ficar marcado para o resto da vida com o Cincazero.

Mas há parolos que continuam a pregar a burros, denotando o nível de ficção animalesca a que chegam.

4 comentários:

  1. um clube cheio de jogadores, e até treinadores, todos os anos alvo de cobiça pelos maiores do mundo de futebol, em contraponto a "outro" que nada vende, e quando o faz é sempre numa bruma finaceira, e não obstante, ser considerado o melhor do mundo, leva-me a questionar:
    em que diferem estas agências de notação jornalística, das "outras"?
    pela aragem, em nada.
    Porto, Sempre!

    ResponderEliminar
  2. E os freteiros, ou "brochistas" de ocasião, ao serviço do Benfica continuam a subvalorizar também as coisas mais básicas quanto ao valor de um futebolista...diz o Caro Zé Luís,esquecendo que nem todos os lampiões são néscios ou que o são quando lhes interessa.Atente no ricardinho bosta da liga se com o "degredo"que impôs a Hulk e Sapunaru,não ofereceu um "título"aos Sempre ladrões e batoteiros.
    cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. ZL como sempre um grande post, mas há cada "manuel no brasiu", o QI deste mano deve ser menor que o meu canário, mas ainda bem que o cara não o convocou, assim talvez possamos disfrutar do melhor avançado do planeta, H U L K

    VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

    ResponderEliminar
  4. Falcao deixou bem claro que regressará e renovará pelo Porto, independentemente de poder vir a sair do Clube, com essa posição garante uma melhor posição negocial do próprio Porto!...Rolando diz que sim e que talvez não...Moutinho mantém um prudente silêncio.
    Hulk parece estar de pedra e cal e ainda bem.
    Guarin está cada vez melhor, assim como James ou Álvaro Pereira.
    Com este núcleo garantido, teremos uma base excelente para poder atacar e bem o ceptro Nacional, que aquele que mais me motiva.
    -O Europeu é um sonho, o Português é uma necessidade em todos os domínios...

    ResponderEliminar