07 dezembro 2010

Um mês dos cincazero

A 7 de Novembro o FC Porto arrasou o Benfica com 5-0. Fez hoje um mês.
Além de rapidamente ter sido eliminado das conversas da bola, deu-se ainda o desenvolvimento espectacular de o Benfica, que ficou então a 10 pontos, quase ameaçar a liderança portista. Especialmente com a ocasião de ter, jogando por antecipação, reduzido a metade essa desvantagem na jornada de antes, durante e depois do fim-de-semana que até vai concluir-se apenas amanhã, com o Académica-Marítimo.
Em Espanha não foi assim com o 5-0 do Barça ao Moudrid. Os jornais desportivos catalães brindaram os seus leitores e aficionados dos blaugrana com este tipo de placards nos dias seguintes.
Como se sabe, é impensável algo do género em Portugal. Percebem porque recorro a estas imagens?

Entretanto, não obstante o recurso ao Photoshop para apagar números e marcas da memória, expediente do tempo soviético em que se apagavam figuras das fotografias amiúde depois dessas figuras terem até desaparecido do número dos vivos, em Portugal tem-se feito crer que, sim, o FC Porto decaiu muito desde então. E, até pela "dupla maravilha", o Benfica cresceu imenso.

Terá sido assim? Ou depois de apagarem a memória no "chip" querem refazer toda a realidade?
O FC Porto, entretanto, ganhou 2-0 ao Portimonense e 1-0 ao V. Setúbal, empatando de permeio em Alvalade (1-1), nas três jornadas de Liga disputadas desde então.
O Benfica venceu os três jogos: 4-0 à Naval, 3-1 ao Beira-Mar e 2-0 ao Olhanense, para o campeonato, reduzindo para 8 os pontos de atraso para o líder.
Parece de somenos o empate de Alvalade, conquanto consubstancie um atraso ligeiro, pontual, do imbatível líder da Liga. Mas não foi só isso, pois não?
O FC Porto teve oportunidade de superar o Moreirense, para a Taça de Portugal, e sábado defronta a J. Évora na ronda seguinte. O Benfica para já não saiu do sítio, o seu jogo com o Sp. Braga foi adiado e irá disputar-se somente este sábado, ficando já em atraso a eliminatória seguinte com o Olhanense, se passar os bracarenses.

De novo, também não foi só isto. Sem jogar na Taça e defrontando equipas menores no campeonato, havia razões para alguém empolgar o Benfica?

Não, porque, entretanto, registaram-se dois resultados nada gloriosos: 0-3 com o Hapoel e 1-2 hoje com o Schalke na Luz. Em Israel deu-se o adeus à Champions, onde não joga quem quer mas quem pode. Hoje, milagrosamente, os da Luz viram algo ao fundo do seu escuro túnel, evitando uma histórica e humilhante eliminação europeia graças a um golo tardio do Lyon que impediu o Hapoel de passar em frente e seguir para a Liga Europa.

Como se sabe, na Europa, manda também o FC Porto: 3-1 no campo gelado de Viena a fazer jus à memória dos campeões europeus de 1987 que foram testemunhar in logo em que nível está o FC Porto.
Não notam, por isso, diferenças substanciais? É certo que, a nível interno, o FC Porto passou a jogar os mínimos. Mas também o rival directo não fez muito melhor e espalhou-se ao comprido no patamar a que se julga dotado desde a nascença, acabando borrado como os bebés, na iminência de uma eliminação catastrófica e independentemente de agora se dizerem inexperientes, quando há poucos meses sonhavam vencer a Champions.
Para retratar tudo isto, ao ver os resumos da noite europeia na RTPN, porque gosto de ver os golos e os protagonistas, nada melhor do que Carlos Daniel reforçar, mais a si e à família do que a alguém com dois dedos de testa, que o Benfica passa porque é a melhor equipa: teve 2-0 e 0-3 com o Hapoel e 7-12 contra 7-10 em golos no total do grupo e ainda em comparação com os israelitas. Mais: com renovadas provas de aptidão para estas coisas, o fanático de Paredes erguido ao topo no Monte da Virgem já está com ela feita e põe os encarnados no lote de potenciais vencedores da Liga Europa. Nem sequer é cabeça-de-série no sorteio do dia 17, ao contrário de Porto, Sporting e Braga que hoje deve selar o seu destino no 3º lugar do grupo.
Um mês depois dos cincazero é isto. O que há. Desgraçadamente.

3 comentários:

  1. Meu caro :

    ..."na iminência de uma eliminação catastrófica e independentemente de agora se dizerem inexperientes, quando há poucos meses sonhavam vencer a Champions."...

    Sempre os mesmos !

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Só lamento que tenha sido o Lisandro a classifica-los...

    ResponderEliminar
  3. Mas então esse tal de carlos daniela não é tambem um ex super-dragão como o batoteiro de paredes que gamou o FCPorto em Alvalade?Esse indigente mental,cospe no prato em que come pois o pessoal do Norte é manso,vidé a escolha do presidente da câmara do Porto!

    ResponderEliminar