12 novembro 2010

Clássico (XLIX): os cinco que contam, mais o "autor"

Já vai longa, e muito visitada, esta série dedicada aos clássicos. Com histórias, imagens, piadas, ditados populares, evocações, dedicatórias, faz-se homenagem aos 5-0 de domingo passado.

Reparo que, aqui e ali, outros se importaram em destacar isto e aquilo, mais ou menos em série.

O nosso confrade reflexaoportista.blogspot.com/2010/11/5-dias-5-noites-iii.html trouxe agora à ribalta as aventuras dos 5 miúdos de Enid Blyton.

Dos 5 rapazes eu tenho outra ideia e, coincidentemente, bicampeoesdomundo.blogspot.com/2010/11/obrigado-ngp-e-avb-obrigado-ngp-e-avb.html lembrou-se do mesmo.

Pois é, a equipa técnica do FC Porto, com um ex-jogador da casa e múltiplo campeão, um estrangeiro que até treina os guarda-redes, um puro desconhecido, um ex-técnico na II Liga que perdeu a promoção com o Santa Clara por duas vezes uma unha negra e, claro, o ícone novo, ruivo e ex-clone de Mourinho, tudo claro com a benção do Papa, como convém.



Retiro de O Jogo, ontem, para também lhes fazer a justiça que tinha planeado aqui evocar nesta semana de todos os clássicos (e há mais até domingo).

Uma equipa completa
Vítor Pereira
Trocou o cargo de treinador principal - na última época esteve no Santa Clara - para ser adjunto de André Villas-Boas no FC Porto. Ele é a parte mais visível desse relacionamento aberto, como se pode comprovar, durante os jogos, nas insistentes trocas de ideias com Villas-Boas.
José Mário Rocha
Foi o único que transitou da equipa técnica de André Villas-Boas na Académica, razão para ser tido como elemento mais próximo do actual treinador do FC Porto. Tem a seu cargo a vertente mais física do treino, embora também seja uma voz bastante activa na discussão dos assuntos diários.
Pedro Emanuel
Apesar de ser o acrescento do clube a esta equipa técnica, nunca foi tratado como tal por Villas-Boas. A sua experiência recente enquanto jogador é muitas vezes levada em linha de conta pelo treinador principal, que também lhe tem atribuído a tarefa de observar alguns adversários, sobretudo da Liga Europa.
Wil Coort
Está há mais de cinco anos no FC Porto e é o elemento mais antigo da actual estrutura. Apesar de ter uma função muito específica (treinador dos guarda-redes), também é parte integrante das discussões diárias da equipa técnica.
Daniel Sousa
É o elemento menos conhecido da equipa técnica e tem como missão observar os adversários. Actualmente com 26 anos, Daniel Sousa, que já foi monitor na Dragon Force, também colaborou com Villas-Boas na Académica.

3 comentários:

  1. A edição desta semana da revista Visão publica um singelo artigo (página e meia, salvo erro) sobre esta mesma temática, com o sugestivo titulo "André Villas-Boas - Cinco razões para o sucesso".

    ResponderEliminar
  2. tenho ideia que Wil Coort pertencia à equipa técnica de Co "Adrianes" e foi o único que não abandonou o nosso FC Porto na supertaça do nosso GRANDE Rui Barros

    ResponderEliminar
  3. Sim é verdade o WilCoort transitou da equipa técnica do CooAdrianse mas não só, o ex-treinador dos juniores também...

    ResponderEliminar