26 novembro 2010

Clássico de cá


André Villas-Boas fez uma muito boa, habitual e lúcida e objectiva antevisão do clássico e visão de tudo o resto, ontem, no lançamento do clássico. Nunca se pôs em bicos de pés mas não deixou de dizer o que devia. E, sim, não há deslumbramento no Dragão, antes concentração máxima para Alvalade, sob o espírito de sempre de que, uma escorregadela mínima ou máxima, pode ser sempre aproveitada por outros e na Imprensa da "especialidade" transformada numa perseguição sem tréguas ao líder que todos reconhecem superior mas pretendem derrotar. O tal "líder com a cabeça a prémio".
E, sim, a diferença de 13 pontos nada significa nestes jogos, nem o facto de o Sporting há muito ter sido ultrapassado pelo FC Porto na hierarquia do futebol luso, do que se trata mais abaixo.
Basta lembrar que na época passada, quando o FC Porto encetou um Fevereiro irresistível com 5-1 ao Braga e 2-1 ao Arsenal, acabou o mês a levar 3-0 em Alvalade, depois de ter despachado os leões da Taça com 5-2 no Dragão 15 dias antes.
Em 2008, já com Paulo Bento atirando a toalha ao chão após um 0-0 no Restelo ao iniciar a 2ª volta, o FC Porto foi dar espectáculo a Alvalade, podia ter dado também 4 ou 5 ou 6 e acabou a perder 2-0. Lembram-se? Pois, eu não esqueço.
E não obstante ter presente o percurso histórico e a força superior do FC Porto ante o Sporting, até por esse ser já um adversário deixado para trás eu desconfio mais e sei que tem-se tornado mais difícil fazer bons resultados e bons jogos em Alvalade do que na Luz.
Frente ao Benfica, que sempre foi o maior rival de sempre, por quem se marcou a clivagem nacional muito para além das barreiras da Segunda Circular, num antagonismo que vai do Minho ao Algarve e Ilhas, até às antigas colónias, o FC Porto sabe que enfrenta um inimigo que, fanfarrão e por vezes ébrio a adormecer à sombra do orgulho e da bananeira, o obriga a dar mais para o superar, no que em títulos também já não falta muito.
Tem sido, de facto, mais frequente o FC Porto vencer na Luz do que em Alvalade e é por isso que me sinto mais confiante, acreditando na segurança da equipa do Dragão, nas visitas à Luz, que nos obrigam a estar mais alerta e a ser mais contundentes. Alvalade encerra sempre perigos, como na Luz, mas o maior pode ser o de desvalorizar um rival, histórico sim, que já está para trás e não no nosso horizonte imediato.
Para o Sporting é essa motivação-extra, o de saber que já é 3º entre os maiores e tem, primeiro, de chegar ou retomar o lugar que já foi seu. Acresce que há vários ex-portistas agora no seu lado. Mesmo que haja também descrença e algum abandono dos seus adeptos, sentindo-se inferiorizados. Ao contrário do que sucede com os benfiquistas, que têm anualmente a sua casa cheia quando lá vai o FC Porto, sentindo-se acicatados por o dragão lhes morder os calcanhares.

Este, a seguir, é um exemplo do que faz o "entorno" de um clássico.

Sim, isto é verdade, o FC Porto já passou o Sporting em número de títulos. Está até a um apenas do Benfica... Se foi há 10 anos, há 12 ou 15 importa menos, consoante o vector em análise.
Porque o FC Porto superou o Sporting há 15 anos, ainda no consulado de Bobby Robson que um ano e picos antes trocara o esplendor de Alvalade pela bruma das Antas. Creio que ao arrancar a época 95-96, ou já no final dela, que agora não tenho os registos à mão, o FC Porto já tinha mais pontos e mais vitórias no campeonato, era já o 2º classificado no chamado "campeonato dos campeonatos", tomados todos os disputados desde o seu início, já não sei se o de 34-35 (para alguns apenas o "campeonato da Liga") ou desde o de 1938-39, o primeiro sob a égide da FPF. Daí deriva, até, a diferenciação de títulos do Benfica e do FC Porto, para muitos autores significa que campeões da I Divisão ou tida como tal valem menos três títulos ao Benfica e menos um ao FC Porto...
As diferentes histórias de cada um dos clássicos também nos diz isso. E é por isso que com o Benfica a vontade de superação parece ser maior.

2 comentários:

  1. Boas

    tal como se previa, lá está o orelhas a atirar as responsabilidades para o jesus:

    http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=234104

    O Rui dos Tuneis sem aparece

    É mesmo o glorigozo !!!

    PS: Tem camisolas do SLB pó tamanho M?
    Não, só HAPOEL....

    ResponderEliminar
  2. Muito, muito boa, DD, a das camisolas... Vou usá-la, seja que tamanho for.

    ResponderEliminar