09 novembro 2010

As vitórias do FC Porto fazem bem a todo o País (II)*



* desculpem esta interrupção para abrir espaço às mini-séries, os clássicos seguirão por toda a semana tal como há vida para além do défice


A tia Ermelinda e o avô Adérito, segundo ouvi bem, de Rabal, distrito de Bragança, não cabiam em si de contentes, com um transmissor na aldeia que passou a permitir as comunicações por telemóvel, segundo noticiou a RTPN na 2ª feira de manhã. Bendito serviço público, pois àquele rincão lusitano só a televisão estatal poderia aceder para divulgar a boa-nova. "Olhe, posso ligar ao veterinário se a vaca estiver a parir, no meu tempo é que não havia disso e os meus sete filhos, quais anões, lá sairam pelo buraco da fechadura que eu era muito apertadinha e tratava-me sem ajuda de ninguém", contou a Micas desinibida por ter, finalmente, um aparelho na mão que funcionava ...

É verdade, nada como o FC Porto ganhar para sabermos do País real, o Portugal Profundo que alguns só conhecem pelo Além-Tejo. Bem, ganhar pode não chegar para se passar à frente no noticiário. Por exemplo, se for um golo irregular, dá para falatório. Com dois golos irregulares, como o Sporting, então é folhetim. Jogadores por expulsar dá direito a edição especial. Mas quando ganha, e se goleia, é melhor não falar mais nisso, que de depressão está o País cheio, se não lhe sobra mainada.

Como contei aqui, após o Porto-Leiria (5-1), a RTPN conseguiu passar a manhã seguinte por mais de uma hora sem falar de futebol. Nem o CR7, nem o Mourinho. Agora mal vejo o Liverpool de que tanto gosto e que me foi dado a conhecer pela tv ainda a preto e branco há 40 anos. Mesmo o Barça e o Messi que adoro também é muito esquivo nessa coisa de mostrar só o que interessa ao povo ignaro.
Hoje, esta manhãzinha mesmo, antes das 8 horas, já eu via, helàs, os golos desse fantástico Brest-Lille e até o Rennes-Lyon, não da noite anteriorl, mas de domingo, da Liga francesa mas com interesses para clubes de Lisboa. A moça, muito bonita e que gosta de apresentar o "Bom Português" ou algo do género, pelas 8 e tal já dizia "e agora o futebol", apesar de tratar de mais um desastre na capital.
Bem, a Bundesliga que há anos desapareceu dos ecrãs nacionais, mas hoje até teve dois ou três jogos para mostrar, e nem tinha a ver com o Hugo Almeida, nem puxou um clássico dos antigos entre o Gladbach e o Bayern (por sinal 3-3), foi um colorido Hannover-Dortmund que faz suscitar o interesse pela geografia.

Não, clássica mesmo é a estupidez informativa e editorial da RTP.

Tudo, porém, graças ao FC Porto. O País deve muito a essas vitórias que nos fazem conhecer tanta coisa do povo que lava no rio.

1 comentário:

  1. É por estas, além de por muitas outras, que nos dá um gozo tremendo golear esses tristes!
    Conta muito mais do que uma simples vitória de um simples jogo de futebol!

    ResponderEliminar