07 outubro 2010

Taça da Treta do Algarve para Coimbra

Nunca se percebeu, nem bem nem mal, a razão de a Taça da Liga, rapidamente transformada em Taça da Treta pelos benefícios anuais ao Benfica desde que ameaçou não participar na 1ª edição, ter tido a final no Algarve, em Faro/Loulé.
Esta época, e previsivelmente nas duas seguntes, passará para Coimbra. Geograficamente será mais consensual, atendendo aos potenciais e já mais costumeiros finalistas. Mas não é essa a razão explicitada para a mudança, ondem anunciada e que passa mais ou menos despercebido nos noticiários e blogosfera.
Questões de organização, simplesmente. O que derrota, mais uma vez, a opção anterior.

Leia-se, segundo O Jogo:

Receitas sobem para 12,5 milhões
J.L.
A final da agora denominada Bwin Cup vai realizar-se no Estádio Municipal de Coimbra. A decisão foi divulgada ontem por Fernando Gomes, presidente da Liga de Clubes, no momento em que anunciou o nome da empresa de jogo online como patrocinadora da prova por três épocas. Fernando Gomes salientou que a competição ficou mais atractiva para os clubes, pois irá distribuir cerca de quatro milhões de euros por época. "O contrato assinado com a Bwin irá permitir, nas próximas edições da prova, um acréscimo de 25 por cento de receitas a distribuir pelos clubes", disse o dirigente, referindo que ao longo das últimas três edições a Taça da Liga distribuiu "cerca de 10 milhões de euros". Ou seja, agora a receita subirá para 12,5 milhões.
Ao lado de Ricardo Silva, representante da Bwin, e de José Eduardo Simões, presidente da Académica, Fernando Gomes justificou a escolha do Municipal de Coimbra para a realização da final com "a capacidade organizadora dos gestores do estádio, com largas provas dadas no futebol e não só". O presidente da Liga salientou, ainda, o apoio da autarquia de Coimbra, o que, na sua opinião, "não sucedia no Algarve", onde se realizaram as últimas finais. O contrato com a autarquia de Coimbra é renovável anualmente, e Fernando Gomes está convicto de que a cidade acolherá as próximas três finais".

Obviamente, os negritos são meus. Então as autarquias Faro/Loulé não apoiavam a final lá? Mas o ogre da Liga, o taberneiro Hermínio, não recebeu, por duas vezes, condecoração local por ter levado para lá a final? Não o elogiaram por ter mantido lá a final, dando-lhe uma segunda prebenda? Pois, mas tal "não sucedia no Algarve", segundo Fernando Gomes. E se não sucedia, qual o motivo para a levar lá e mantê-la por dois anos mais? Porque foram destacadas as capacidades organizativas algarvias pelo anterior presidente da Tasca da Liga? Um ogre com aspecto de tasqueiro mal amanhado que se gabava dos dinheiros angariados pela competição e subitamente esta faz render mais dinheiro ainda?

Será sta mais uma razão para o Benfica, a quem está histórica e umbilicalmente ligada a já lendária folha de benefícios e artimanhas que desvirtuaram a competição à nascença, não a disputar, como ameaça, pela segunda vez em três anos, sem coragem para a cumprir?

Sem comentários:

Enviar um comentário