03 julho 2010

Meireles-Moutinho=dinheiro+(futebol?)



Se tal se concretizar, a equação terá só dis factores e muitas permissas transformadas em dúvidas que só o tempo/campeonato desvendarão.


Nunca fui apreciador de João Moutinho. Pelo menos ao nível a que, panfletariamnte, o sector mediático/clubístico dito do regime, o alcandorou. Prefiro, claramente, Raul Meireles. Ponto e ponto.


Chegados ao ponto, porém, em que umse tornou indesejado em Alvalade, onde a mística é só da boca para fora, e outro tem desejo de sair e investidores reais e com "money", conjugam-se vontades de clubes e de jogadores. Ninguém perde, verdadeiramente, mas se algum ganha só 2010-2011 o demonstrará.


Resta saber quanto custa João Moutinho, desvalorizado por 2009-2010, sem Mundial, sem estatuto de referência nem braçadeira em Alvalade. E por quanto se vende Raul Meireles, um dos melhores portugueses na África do Sul, mas decerto abaixo da cláusula de 30ME.


Muitos milhões promitentes de putativos compradores terá o Sporting rejeitado e não creio, hoje, nos 11ME do Público nesta saída. Se for, por exagero, por 10ME e Meireles vendido por 20, talvez exagerados também, o FC Porto ganhará +/- 10ME, terá um jogador "equivalente" mas menos aureolado por títulos e poderá dar-se por satisfeito. Em Alvalade, fora a mística que ninguém mais vê e muito menos ouve, salva-se a aparência, como sempre, toma-se fôlego financeiramente e o resto é uma incógnita para a equipa.


O Sporting vende por necessidade e já agora um súbito empecilho, o FC Porto antecipa a venda de Meireles, encaixa e equilibra também a equipa, além do saldo bancário.


Enquanto os editores de alguma informação parcial e politizada estranham transferências internas, indiferentes aos motivos e recusando as janelas de negócio como se fosse proibido tal blasfémia entre grandes, os clubes satisfazem as suas necessidades momentâneas e dão mostras de profissionalismo, amadurecimento e, claro, as relações, mostrando que tudo é possível, lucrativo e mesmo cordato. Uma lição, rara, mas muitos idiotas incapazes de a compreenderem.

2 comentários:

  1. Uma prespectiva válida da sua parte, mas para mim é uma grande aquisição, João Moutinho é um grande jogador, a ver vamos espero não me enganar.
    VIVA O PORTO

    ResponderEliminar
  2. Grande ou pequena, como sempre, depende do preço. Aliás, o presidente que tanto aprecia JM é o defensor da tese caro ou barato depende do rendimento. Mas aqui há que juntar a parte de Meireles, o que se pode perder em campo e ganhar na conta bancária.

    JM é só um bom jogador. Sempre foi e não passou disso. Grandes jogadores nem na selecção encontrámos...e ele não fez falta.

    ResponderEliminar