17 julho 2010

A estrada da Beira e a beira da estrada



Fica mais uma para repousar durante o fim-de-semana. Agora que, passado o Mundial (mas não as suas sequelas), com as competições nacionais à porta, também as equipas portuguesas jogam na Europa, eis que o sorteio de hoje na Liga Europa propiciou os tropeções habituais com os nomes dos clubes esquisitos lá de fora que não precisam de equipar de xadrez como o Boavista para lançar confusão no "inimigo".


Primeiro foi o bom e o bonito para dizer, simplesmente, Nord Zeland, como se lê Nordsjaelland, o clube dinamarquês que vai defrontar o Sporting.


Bom, mas o potencial adversário do Marítimo é que motiva um curso de Geografia, matéria em desuso na escolaridade lusa e tão carente na classe jornalística. Calhou-me ouvir a TVI aos bocados durante o dia. O primeiro nome do Nordsjaelland que ouvi na TVI24 logo após o sorteio era tudo menos Nord qualquer coisa. Já quanto ao Honka (Finlândia) e Bangor City (Gales), no caminho do Marítimo caso os funchalenses sigam em frente depois do 3-2 da Madeira com uns estreantes irlandeses, a coisa foi assim para o trágico-cómico e é daquelas que dá para meter num livro de "barracas" do "futebolês" como aquele publicado este ano e mostrado em cima.


O Bangor City passou a ser só Bangor da Irlanda, o que é verdade mas são dois clubes diferentes. A meio da tarde era este que poderia sair no caminho ao Marítimo. À noite, sempre na TVI, o telejornal mostrou um verdadeiro enviado "espacial", daqueles que vão a um sítio e não sabem no que se/os meteram. Então leu "Bangur", mas ao menos disse que era de Gales. O problema é que o Bangor City é de Gales e está na eliminatória com o Honka. O Bangor FC é da Irlanda e não é chamado para estas coisas. Enfim, 30 anos depois e ainda tenho pena de tanto matreco que pulula na Comunicação Social, com caneta ou microfone...

2 comentários:

  1. Segundo o "Bild Zeitung" de hoje,por causa da lesao de Westermann,Felix Magath(treinador do Schalke) esta de olho em cima de Jorge Fucile do F.C.Porto,o defessa tanto joga a direita como a esquerda e deve custar 7 milhoes.

    ResponderEliminar
  2. Sorry, o Westermann foi para o HSV por 7,5 Milhoes,mas esteve lesionado,por isso nao foi a Africa Do Sul.

    ResponderEliminar