21 junho 2010

Só Liverpool mais "valioso" que o FC Porto na Liga Europa




São 106 equipas no sorteio de hoje ao meio dia (hora portuguesa) em Nyon, quando a UEFA começar a sortear a Liga Europa para as duas primeiras qualificações onde o Marítimo saberá já o seu parceiro na segunda ronda de apuramento, com 26 vencedores da primeira qualificação.
O Sporting entrará na 3ª fase de apuramento e o FC Porto apenas no “Play-off” de Agosto quando se disputará o acesso directo à fase de grupos a decorrer no Outono. Mas os Dragões são o 2º clube com coeficiente mais alto na prova, apenas atrás do Liverpool que, contudo, entrará em competição a par do Sporting na 3ª ronda de uma prova em segunda versão do sucedâneo da Taça UEFA que o FC Porto venceu na última vez em que lá participou, em 2003.
São conhecidos os nomes de 161 clubes de momento inscritos na Liga Europa, do vencedor de 2010 Atlético de Madrid aos estreantes Tre Penne e Faetano que engrossam o lote de equipas de San Marino na Europa com o recorde de três incluindo o campeão Tre Fiori que disputará a 1ª qualificação da Champions.
O FC Porto é um dos 27 inscritos na Liga Europa como vencedor de taça, a par de 9 clubes que entram como vencidos na final da taça do seu país e ainda três “wild cards” por via do Prémio Fair-Play invariavelmente a brindar equipas de países escandinavos ou britânicos, desta vez para o Randers (Dinamarca), Gefle (Suécia) e MyPa (Finlândia). E há ainda 23 estreantes na Europa, entre eles uma equipa de portugueses de Andorra, os Lusitans.
O sorteio de hoje apanhará 52 equipas para apurar, obviamente, 26 da 1ª qualificação, que se juntarão aos 54 nomes (entre eles o do Marítimo) a sortear, num total de 80 clubes para apurar 40, na 2ª qualificação. Esses 40 apurados após duas rondas seguirão para o sorteio da 3ª qualificação a realizar mais tarde, já com o Sporting entre as 30 equipas que esperam a sua vez. Desse total de 70 clubes sairão 35 vencedores de eliminatória a duas mãos, como sempre, com o Liverpool à cabeça dos coeficientes com 115,371 pontos, contra 76,659 pontos do FC Porto que aguardará com outros 23 clubes – e ainda 15 clubes saídos da Champions em fases preliminares, quiçá o Braga… - para o total de 74 clubes que entrarão num sorteio posterior só para a última fase de apuramento, o Play-off que qualifica para a fase de grupos.
Na fase de grupos, para já, está apenas o Atl. Madrid (63,951 pontos de coeficiente) e entrarão directamente outros 10 clubes que não cheguem à fase de grupos da Champions.
Ora, antes da Liga Europa, a Champions terá o seu sorteio duplo, para uma 1ª fase com 4 clubes (campeões de Andorra, San Marino, Malta e Montenegro), cujos 2 vencedores se juntarão a 32 clubes que esperam na 2ª fase. O Braga só entrará depois, mas já sabe que para a 3ª fase de apuramento irá defrontar um entre Celtic, Unirea Urziceni, PAOK Salonica, Young Boys Berna ou Ghent. E se passar um destes opositores, o Braga já sabe que terá, depois, pela frente um entre Sevilha, Werder Bremen, Tottenham, Sampdoria e Auxerre.
Talvez como o Sporting na época passada, o Braga seja recambiado para a Liga Europa, onde poderá entrar no Play-off como o FC Porto, se for eliminado à primeira na Champions, ou ir directamente para a fase de grupos se cair, eventualmente, apenas na ronda com os maiores nomes da segunda apanha da sua qualificação da Champions.

Sem comentários:

Enviar um comentário